Prepare um delicioso arrozinho branco solto e irresistível, capaz de conquistar os paladares mais exigentes com sua textura perfeita e sabor inigualável. Todos devem aprender a fazer arroz. Trata-se de um acompanhamento excelente para diversos pratos. Além de se fazer rapidamente, normalmente faz-se em quantidade, podendo usar-se durante alguns dias.
Por isso, pode fazer uma comida bastante diferente em duas refeições com este acompanhamento. Por exemplo, ao almoço, arroz com um hambúrguer e um ovo estrelado, e ao jantar uns douradinhos, arroz e uma salada com alface e tomate.
É uma grande vantagem dominar a arte de fazer arroz. Não é preciso ser um renomeado Chef para preparar um arroz de excelência. Reunimos um conjunto de dicas que fará com que qualquer pessoa prepare este acompanhamento na perfeição.
Arrozinho branco solto e irresistível
Se quer apresentar à família um acompanhamento fantástico, está no sítio certo. Reunimos um conjunto de dicas que permitem assegurar um arroz soltinho e muito saboroso. Se seguir os passos indicados, nunca terá um arroz queimado, nem empapado, nem insosso.
Dicas para um arroz branco soltinho perfeito

Lave o arroz, antes de cozinhar
Coloque a quantidade de arroz que pretende cozinhar numa peneira. Depois, lave com água mineral fria. Posteriormente, deve fazer o movimento de lavagem com as mãos. Ao longo do processo de lavagem, sacuda a peneira para deixar a água sair por completo. Assim, terá um arroz mais adequado. A pré-lavagem é uma etapa importante, porque ajuda o arroz branquinho a ficar perfeito, pois a água mineral permite remover o amido, o que ajudará o arroz a apresentar-se soltinho no momento de ser confecionado.
Deixe o arroz secar, antes de usar
Após cozinhar o arroz por cerca de 10 minutos, deve desligar o fogão. No entanto, mesmo após desligar o lume, o arroz não deve ser servido no imediato. A secagem do arroz é uma etapa importante.
Deixe o arroz repousar tapado por alguns minutos. Esse tempo é fundamental para a água secar (porque a panela está quente, o arroz continuará a cozinhar naturalmente).
O momento de servir
Ora, como se disse, a panela ou o tacho onde se prepara o arroz mantém uma temperatura elevada, continuando a cozinhar o arroz. Por isso, após esse repouso que visa secar o arroz, deve passar o acompanhamento para um recipiente frio, para que não cozinhe em excesso.
Evite mantê-lo na panela quente, para o arroz não cozinhar em demasia. Desta forma, poderá preparar um arroz perfeito!…

Receita de arroz branco soltinho
Ingredientes
- 3 dentes de alho picados
- Meia cebola picada
- 2 chávenas (chá) de água
- 1 chávena (chá) de arroz branco
- 1 colher (chá) de azeite ou óleo
- 1 colher (chá) de sal
Modo de Preparação
- Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- Primeiro, corte a cebola em pequenos pedaços.
- Em seguida, esmague o alho, juntamente com o sal num almofariz.
- Posteriormente, coloque a água para ferver.
- Depois, junte o azeite (ou óleo) numa panela.
- No imediato, acrescente a cebola, até dourar.
- Posteriormente, coloque o alho e sal batidos.
- Em seguida, adicione o arroz (já lavado).
- Frite mexendo por 1 minuto;
- Depois, despeje a água fervente no arroz.
- No imediato, reduza o lume e deixe a panela sem tampa.
- Então, espere o secar do arroz.
- Com a panela tapada, aguarde cerca de 10 minutos.
- Bom proveito!
- Esta refeição é destinada a 4 pessoas, sendo feita em apenas 20 minutos.
Como teve a oportunidade de ver, fazer arroz branco soltinho é uma tarefa simples. Faz-se em três tempos. Basta colocar na mesa para deixar todos a salivar…
Aprenda mais sobre este acompanhamento:
- Evite os 10 erros mais frequentes a confecionar arroz
- Lavar o arroz: sim ou não?
- Quanto tempo dura o arroz no frigorífico?
Perguntas frequentes
Qual é a Importância do arroz seco para uma refeição perfeita?
O arroz é um alimento básico em Portugal. Este é um acompanhamento muito popular em todo o mundo. O arroz pode ser preparado de formas distintas. O arroz seco, em particular, é bastante apreciado pela textura solta. Os grãos não se colam. Mantêm-se separados.
Dominar a técnica de fazer este acompanhamento é uma grande mais-valia, ele pode ser um elemento importante numa refeição equilibrada. Este acompanhamento traz diversos benefícios para as suas refeições.
O arroz seco é saudável, podendo acompanhar uma variedade assinalável de pratos, nomeadamente carnes, peixes, legumes e vegetais. Pode fazer parte de diversas refeições deliciosas e apresentar combinações de sabores muito diferentes.
Posso adicionar temperos ao arroz branco solto?
Sim, pode usar diferentes temperos e fugir aos sabores mais tradicionais, dependendo muito do gosto pessoal. O tradicional consiste na preparação de um refogado com alho e cebola. No entanto, também pode usar ervas frescas como salsa, coentros, manjericão, tomilho ou alecrim, entre outras.
Se apreciar o sabor, pode acrescentar especiarias ao arroz. No momento de adicionar a água quente, pode optar por colocar um caldo de legumes quente. Há ainda quem opte por adicionar legumes picados. No entanto, depois tenha em conta que deve reduzir a quantidade de sal, porque os temperos usados já podem dar muito sabor ao arroz. Assim, conseguirá um equilíbrio adequado de sabores.
Qual é a panela ideal para fazer arroz soltinho?
O momento de escolher a panela é uma etapa importante que pode fazer diferença no resultado apresentado. Uma escolha acertada fará com que o arroz fique solto e saboroso. Eis algumas das melhores opções de panelas que pode usar para fazer um arroz solto.
- Panela de fundo grosso: este utensílio permite distribuir melhor o calor de maneira a fazer uma distribuição uniforme. Por isso, impede que o arroz cozinhe de forma desigual, evitando assim que o arroz queime no fundo.
- Panela antiaderente: este utensílio permite impedir que o arroz se agarre no fundo e nas laterais da panela.
- Panela de barro: este tipo de panela permite reter o calor de forma eficiente. As panelas de barro ajudam a obter uma textura solta do arroz.