Afinal, aquecer comida no microondas é perigoso para a saúde? É inquestionável: o microondas é um eletrodoméstico extremamente útil, nomeadamente em momentos em que temos muita pressa e pouco tempo para fazer algo para comer. Ele permite aquecer comida do dia anterior, preparar refeições rápidas e é solução para pequenos problemas.
Desde o momento em que foi inventado até aos dias de hoje, ele melhorou muito a sua qualidade. Desde então até aos dias de hoje, manteve-se como um eletrodoméstico essencial. Sucederam-se as décadas, muito do que era o aspeto das cozinhas alterou-se, mas o microondas mantém-se como um elemento imprescindível. Mas será ele nocivo?

Afinal, aquecer comida no microondas é perigoso para a saúde?
Discussão
Desde cedo, houve preocupação com os efeitos de usar sistematicamente o microondas. Ele era visto como algo verdadeiramente revolucionário, mas havia o receio de ser nocivo, devido à radiação.
Contudo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, nada há a recear em termos de radiação, quando um microondas é usado corretamente. A ciência revela que a radiação do microondas é completamente inofensiva, pois os microondas usam uma radiação eletromagnética de frequência baixa, a mesma que é usada em lâmpadas e rádios.
Leia também: 10 erros mais comuns ao utilizar o microondas
A comida aquece, pois esta radiação eletromagnética é “absorvida”, levando as moléculas de água presentes na comida a vibrarem e, nessa fricção que surge, a comida aquece.
Os microondas produzem ondas de frequência baixa e estas ficam contidas no forno. Apesar das preocupações com a radiação terem surgido logo após a sua invenção, foram feitos estudos que permitiram esclarecer que o eletrodoméstico não representa nenhum problema para a saúde.

Críticas
O microondas é também criticado, pois convida ao facilitismo, ao fast food. A arte da cozinha e da comida saudável é por vezes esquecida. Há quem fale na perda de nutrientes. O aquecimento de legumes no microondas leva a uma perda do seu valor nutricional. Os bróculos, por exemplo, que contêm compostos com benefícios anti-inflamatórios, são bastante prejudicados. Descobriu-se que o microondas elimina 97% dos flavonoides, algo que quando comparado com a fervura é bem superior.
Diversidade
Há diferentes produtos com características distintas, cada um com as suas especificidades. Em geral, o microondas é um eletrodoméstico útil que pode e deve ser usado para determinados vegetais. Podendo ser o melhor para certos vegetais, é pior para outros. A forma como o microondas é usado também contribui para a qualidade final do produto.

Materiais
Há diferentes tipos de materiais e diferentes formas que podem contribuir para melhorar ou piorar a qualidade de uma refeição. Há recipientes de plástico que soltam químicos, depois de serem aquecidos no microondas, gerando o risco da ingestão de ftalatos (ou de bisfenol).
Num estudo desta década, foi feita uma experiência que revelou que a maioria dos recipientes de plástico libertavam substâncias químicas.

Riscos
– Os ftalatos afetam as hormonas e o sistema metabólico.
– O microondas mobiliza contaminantes.
– Contaminação por aquecimento irregular e por serem usadas altas temperaturas.
– Uso do microondas para reaquecer, em vez de cozinhar.
– Os alimentos podem cozinhar de forma desigual, estando por vezes partes frias e cruas.
– O reaquecimento de alimentos apresenta riscos.
– As bactérias podem crescer, quando os alimentos esfriam.
– Aquecer alimentos ricos em amido (cereais, vegetais de raiz) no microondas é arriscado.
Leia também: Aprenda a limpar o microondas como um profissional

Evitar riscos
– Colocar sempre tampa (embora os produtos químicos extraídos da tampa possam cair sobre os alimentos, estando presentes nas gotículas de condensação).
– Coloque os alimentos num material que não seja plástico, nomeadamente cerâmica.
– Evite recipientes velhos, danificados, que estejam a perder a forma, pois têm maior probabilidade de soltar produtos químicos.
– Estar atento ao símbolo de reciclagem universal (com o número 3 e as letras “V” ou “PVC” incluem ftalatos).
– Aquecer a comida apenas uma vez.
– Para matar bactérias nocivas, os alimentos devem ser aquecidos até aos 82°C.
– Mergulhar as batatas em água, antes de colocá-las no microondas.

Nota:
Agora que sabe muito mais sobre o microondas, percebe como ele pode ser útil e quanto ele pode ser prejudicial. Uma última sugestão: limpe regularmente o microondas. Deve fazê-lo após qualquer utilização mas, no mínimo, faça-o uma vez por semana!…
Comentários 1