Aproveite as cascas de maçã. Elas têm propriedades curativas! Depois de ler este artigo, vai passar a olhar de maneira diferente para a casca da maçã.
Na casca da maçã, encontram-se os seus melhores nutrientes. Por isso, a casca da maçã pode ter propriedades medicinais e curativas. O chá de casca de maçã, por exemplo, é um remédio caseiro capaz de aliviar o stress, a azia, a má digestão e os problemas gástricos. Graças à pectina, aos fenóis, aos flavonoides e ao ácido ursólico a casca de maçã é um ingrediente super potente.
Aproveite as cascas de maçã. Elas têm propriedades curativas!
Amiga do coração
A pectina, presente na casca de maçã, ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue. Já os polifenóis, também existentes na casca de maçã, são capazes de contribuir para a diminuição da oxidação das artérias. Assim, a casca de maçã é indicada para proteger o sistema cardiovascular e diminuir o risco de doenças cardíacas como a aterosclerose e os enfartes.

Ajuda na digestão
Mais uma vez, a pectina da casca de maçã ajuda o organismo, neste caso a melhorar a função digestiva. Ela facilita a decomposição dos alimentos e reduz o risco de sofrer de prisão de ventre. A pectina auxilia ainda no tratamento da gastrite, do inchaço abdominal, da diarreia, da flatulência e das dores abdominais.
Tem ação anti-inflamatória
A casca de maçã é, ainda, capaz de ter uma ação anti-inflamatória, pois possui ácido ursólico – também chamado de “malol” -, o qual tem uma forte ação anti-inflamatória, anti-microbiana, anti-bacteriana, anti-tumoral, anticancerígena, antidiabética e antibiótica, além de contribuir para a formação de massa muscular.
Leia também:
- 11 ideias fantásticas para aproveitar a borra de café
- Será milagroso? Os fantásticos benefícios do abacate!
- Os 7 efeitos estranhos do consumo exagerado de café
- Conheça as razões para comer bacalhau com mais frequência
- 8 factos científicos surpreendentes sobre o café

Aliada no rejuvenescimento
A casca de maçã contribui para uma pele mais bonita, limpa e com um aspeto mais jovem. Como é rica em antioxidantes, como quercetina, epicatequina e procianidinas, a casca de maçã evita o envelhecimento precoce da pele e dos tecidos internos.
Possui uma ação anticancerígena
Os compostos fenólicos da casca de maçã têm propriedades anticancerígenas. Além disso, as maçãs são ricas em flavonoides que, em conjunto com os compostos fenólicos, garantem uma ação anticancerígena mais potente e eficaz.

Como lavar bem a casca das maçãs?
Para poder beneficiar de todas estas propriedades da casca de maçã, precisa de lavar e higienizar corretamente as maçãs, de maneira a garantir que ao consumir a casca não está a ingerir nenhuma substância tóxica e nociva para a sua saúde.
Não importa se vai comer simplesmente a maçã com casca ou se a vai utilizar em chás, bolos ou outras receitas. A sua correta limpeza é sempre essencial. Mesmo que opte por maçãs orgânicas, deve ter todos estes cuidados de limpeza e higienização.
Além de passar a maçã por água corrente, deve seguir outros procedimentos de limpeza. Para eliminar larvas, insetos e bactérias, deixe as maçãs de molho por 15 minutos, numa solução com uma colher de sopa de lixívia por cada litro de água. Só depois deve passar por água corrente, esfregando com uma escovinha para remover o excesso de agrotóxicos.
Se preferir, existe nos supermercados uma lixívia própria para desinfetar frutas e legumes.

Situação atual
Atualmente, devido à pandemia de COVID-19, alguns especialistas recomendam que se dispense a casca das frutas e dos legumes, pelo risco de contágio pelo novo coronavírus, embora não haja até ao momento evidência científica da transmissão do vírus através dos alimentos.
Portanto, nesta fase, se não quiser prescindir de toda a riqueza da casca da maçã, deve apostar numa limpeza e desinfeção profundas, de forma a garantir a preservação da sua saúde e do seu bem-estar.
Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.
NCultura
Se gostou deste artigo, reaja a ele e faça um comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…
Comentários 2