A segurança é uma prioridade! Siga estas dicas e usufrua do MB Way sem riscos, garantindo uma experiência conveniente e livre de preocupações! O MB WAY é uma aplicação bastante simples, fácil de usar, prática e útil. Ela permite-nos a realização de várias operações bancárias através do telemóvel. No entanto, o uso do MB Way deve ser feito em segurança, tal como acontece com o seu cartão de multibanco. É indispensável ter cuidado para não arriscar lidar com surpresas desagradáveis.
Embora se possa recorrer ao MB WAY, de modo a usufruir das respetivas funcionalidades que facilitam a nossa vida, convém conhecer bem a aplicação para não se cometerem erros que nos coloquem em posições delicadas.
MB Way sem riscos: dicas para usar este serviço em segurança

O que é o MB Way?
Esta aplicação gratuita visa facilitar a nossa vida. O MB WAY permite simplificar processos bancários. Com esta aplicação, podemos realizar várias operações a partir do nosso telemóvel, desde que a aplicação fique associada a uma conta bancária. Ela opera como se fosse um cartão multibanco.
O MB WAY é uma solução digital que tem conquistado os portugueses por ser uma opção cómoda, prática e rápida. Há cada vez mais cidadãos em Portugal a instalar esta aplicação para poderem usufruir das vantagens deste serviço que fazem com que não seja necessário andar sempre com o cartão de multibanco ou a carteira.
É possível transferir e receber dinheiro no momento através do MB Way. Esta aplicação permite criar cartões virtuais, sendo ainda possível realizar pagamentos online e em lojas físicas e até levantar dinheiro numa caixa automática. Portanto, através do MB Way pode realizar um conjunto vasto de operações sem ser necessário usar cartão. É mais simples do que pensa levantar dinheiro no multibanco sem um cartão.
Os perigos das burlas com o MB Way
O MB Way é uma App útil, apresentando um sistema seguro. No entanto, este serviço pode ser alvo de esquemas fraudulentos. Recentemente, têm sido registado vários casos de burla que fazem uso das facilidades desta aplicação. Contudo, a maioria dessas burlas só acontece pelo facto de alguns utilizadores desconhecerem as funcionalidades do MB Way e não saberem como usar a aplicação com total segurança.
Os esquemas de burla acontecem em contexto de vendas online, principalmente. A vítima é frequentemente incentivada a aderir à aplicação com o pretexto de facilitar a transação. É burlada por desconhecer as regras de utilização. As fraudes são distintas quando se trata de pessoas que já utilizam o MB Way. Nesse caso, consistem em fazer com que os códigos de segurança associados à aplicação sejam revelados, como o PIN de acesso ou códigos gerados pela app.
Ao ceder os códigos à pessoa que está do outro lado para levantar dinheiro, irá dar a possibilidade que se levante dinheiro em qualquer caixa multibanco, sem um cartão. No entanto, basta conhecer bem o funcionamento da aplicação para não se ter problemas. O conhecimento é fundamental para garantir segurança com o MB WAY. Assim, poderá tirar partido da aplicação que permite que a vida seja facilitada, sem correr riscos.

Por exemplo, se realizar uma venda online, só precisa de facultar o número de telemóvel. Se lhe pedirem qualquer dado adicional, evite a compra. Deve suspender a transação. Desta forma, ninguém pode tocar no seu dinheiro. No fundo, o MB WAY funciona como o seu cartão multibanco. Se alguém lhe pede que lhe dê o cartão e/ou os dados do mesmo, como o código de segurança, seguramente não o irá partilhar, porque sabe os riscos que isso implica. Se tiver os mesmos cuidados com a aplicação, terá a mesma segurança.
Quais são os cuidados a ter para evitar ser burlado através do MB Way?
Entidades como a DECO Proteste, a SIBS (entidade gestora do Multibanco) e a PSP já lançaram alertas e recomendações, devido ao número elevado de burlas que ocorreram com o recurso ao MB Way.
No presente artigo, iremos partilhar consigo algumas das mais importantes, para que possa usar a aplicação em total segurança.
1 – Não siga instruções de pessoas desconhecidas para realizar transações através da aplicação;
2 – Tenha sempre atualizado o seu contacto telefónico junto do banco;
3 – Recuse realizar pagamentos por MB Way se desconhecer o modo de funcionamento da aplicação e/ou se desconhecer a pessoa que lhe enviou o pedido;
4 – Verifique o extrato da sua conta bancária regularmente e fique alerta a movimentos que desconheça;
5 – Tenha em consideração que os bancos ou outras entidades (nomeadamente operadoras de telecomunicações) nunca solicitam telefonicamente ou por email que adicione um número de contacto que não seja o seu à sua conta bancária;
6 – Se for vítima de burla por ceder dados a terceiros, a entidade bancária não se irá responsabilizar por ser um comportamento irresponsável da sua parte. Tenha em consideração que como foi a própria a fornecer as informações, as normas de segurança não foram respeitadas.
7 – Tenha em conta que se for contactado para aderir ao MB Way com recurso a um número de telemóvel que não é seu (seja através do Multibanco ou através do homebanking), cancele a operação. No imediato, informe o seu banco e as autoridades;
8 – Se não for utilizador do MB Way, então não deve aceitar pagamentos por este meio, uma vez que a aplicação só permite que essas transações sejam realizadas entre utilizadores. Por isso, opte apenas por pagamentos presenciais ou por transferência bancária.
9 – Tenha em consideração que a opção “Levantamento MB Way” gera um código que permite levantar dinheiro em qualquer caixa multibanco.
Por isso, pode dar jeito, se uma mãe quiser partilhar o código com a filha para que ela possa levantar dinheiro no momento, em qualquer caixa automática. No entanto, é necessário ter cautela. Nunca partilhe esse código com terceiros, a não ser com pessoas que sejam da sua inteira confiança;
10 – No momento de se dirigir a uma caixa multibanco, nunca introduza o contacto de terceiros para realizar uma operação bancária.
11 – Nunca use o nº de telefone de outra pessoa para aderir ao MB Way. Qualquer número que utilize para esse fim, ficará associado ao cartão e à conta bancária. Dessa forma, ao autorizar esse número a realizar operações, permite que se façam movimentos a partir da sua conta;
12 – Caso perca o seu telemóvel ou se o telemóvel for roubado, dirija-se imediatamente a uma caixa multibanco e cancele o MB Way;
13 – Caso use a aplicação, não partilhe o código PIN que escolheu com ninguém (nunca o faça!). O código de acesso à aplicação funciona à semelhança do código do seu cartão bancário. Por isso, deve ser pessoal e intransmissível;
14 – Nunca clique em ligações suspeitas e faça questão de verificar a veracidade de ligações que recebe por email ou SMS.
15 – Tenha em consideração que os pagamentos através do MB Way não implicam deslocações. Por isso, pode fazer tudo através da aplicação;
Tenha em consideração que não há razões para receios, quando se conhece o funcionamento da aplicação e se faz uma utilização responsável. Assim, o MB Way é seguro.
Aprenda a fazer uma boa gestão do seu dinheiro:
- Como poupar dinheiro em restaurantes com 12 dicas infalíveis
- 8 despesas onde pode cortar e poupar dinheiro
- Não gaste dinheiro em água engarrafada no supermercado
Posso aderir ao MB Way?
Para aderir à aplicação, só tem de ser cliente de uma entidade bancária que tenha acordo feito com o MB Way. Então, deve associar o seu número de telemóvel à sua conta bancária. Este processo pode ser feito através da própria aplicação, de uma caixa multibanco ou através do homebanking do seu banco.