Aprenda a temperar frango para assar (e não só) como um Chef. Se há alimento versátil, saudável e prático de cozinhar é o frango. Ele é rápido de preparar e dá origem a vários pratos deliciosos que todos gostam de comer. Além disso, trata-se de uma proteína magra o que o torna em protagonista de diversas dietas.
Claro que para enaltecer os seus sabores é preciso temperá-lo com os ingredientes certos, caso contrário pode acabar por ficar uma carne insossa e insípida, sem graça nenhuma. Saiba como dar aquele twist especial aos seus cozinhados de frango, conhecendo 3 temperos especialmente pensados para esta proteína.
Aprenda a temperar frango para assar (e não só) como um Chef

Frango inteiro para assar
Assim como as coxas, o frango inteiro deve ser preparado com pele e com um pouco de gordura, de modo a ficar suculento e macio. Ele deve ser assado no forno, depois de bem limpo por dentro e por fora.
Antes de assar o frango, prepare o seguinte tempero.
Leia também: Aprenda a fazer batatas assadas deliciosas: receita e segredos
Ingredientes (para o exterior e interior do frango)
– 2 colheres de sopa de sumo de limão
– 1 colher de chá de alho triturado
– sal e pimenta
– manteiga à temperatura ambiente.
Nota: esta mistura de ingredientes deve ser colocada no interior do frango.

Ingredientes (para o exterior do frango)
– 2 colheres de sopa de cebola ralada
– 1 colher de café de paprica doce
– tomilho ou alecrim fresco a gosto
Nota: para temperar o exterior do frango, deve usar a mesma mistura que utilizou no interior, juntamente com os ingredientes anteriormente listados. Pode, ainda, acrescentar 50 ml de vinho branco seco.
Depois, envolva o frango em película aderente e deixe marinar por uma hora no frigorífico. No momento de assar, junte um pouco de azeite. O resultado é delicioso e irresistível. Um frango macio e super saboroso.

Bifes de frango
Os bifes de frango são simples e rápidos de preparar, com a vantagem de que podem ser acompanhados por batata, arroz ou massa ou por opções mais light, como legumes ou vegetais. Porém, para que não fiquem secos, nem sem sabor, é essencial preparar uma boa marinada, independentemente da forma como os vai cozinhar (se fritos ou grelhados).
O frango fica sempre bem com limão, laranja ou vinagre. Escolha o seu favorito, sem exagerar na quantidade. Depois, pode juntar outros ingredientes. Para o inspirar, eis uma sugestão de marinada.
Leia também: Frango assado: 8 erros comuns que deve evitar
Ingredientes
– 1 dente de alho triturado
– 3 colheres de sopa de molho de soja
– 1 colher de sopa de azeite,
– 1 colher de sopa de sumo de limão
– orégãos e pimenta a gosto
Nota: Se preferir, pode ainda juntar 1 colher de café de gengibre fresco ralado ou em pó. Deixe o frango apurar nesta marinada durante 30 minutos. Cozinhe de seguida.

Coxas de frango
A coxa e a sobrecoxa são outras partes deliciosas do frango e muito procuradas, nomeadamente para assar no forno. Para que não fiquem secas, nem percam o sabor, a pele deve ser preservada durante a confeção, podendo retirá-la no momento de servir ou de comer. Além disso, é preciso apostar numa boa marinada, que deve deixar apurar por 30 a 60 minutos.
Neste caso, são também vários os condimentos que pode usar. Contudo, é especialmente importante apostar nos líquidos, como cerveja, vinho branco ou cachaça, que garantem uma carne saborosa e suculenta. Experimente a proposta seguinte!
Ingredientes
– 3 colheres de sopa de vinagre
– 1 colher de sopa de mostarda
– orégãos, sal e pimenta a gosto
Nota: Deixe apurar entre 30 a 40 minutos. Depois, coloque as coxas numa assadeira untada com manteiga e leve a assar até o caldo secar. A seguir, verta uma lata (350 ml) de cerveja sobre o frango e deixe assar até alourar.