Início Tradições Aprenda a temperar frango como um especialista

Aprenda a temperar frango como um especialista

Um alimento delicioso que agrada a toda a família, dos miúdos aos graúdos. Aprenda a temperar frango como um especialista.

Aprenda a temperar frango
Aprenda a temperar frango como um especialista

Aprenda a temperar frango como um especialista. O frango é um alimento especial, fácil de preparar, versátil, leve e saudável. Tem ainda a grande vantagem de ser delicioso. É o tipo de alimento que gera consenso. Quando há grandes encontros entre amigos ou familiares, o frango está, normalmente, entre as hipóteses mais faladas. Todos gostam (salvo quem opta por não comer carne) do seu sabor.

Por via de tantas vantagens proporcionadas pelo frango, é muito frequente comermos este alimento. Contudo, apesar de muitos terem experiência em cozinhar frango, fazendo-o muitas vezes, a verdade é que nem sempre o confecionam da melhor forma. Muitos erram na hora de o temperar, algo que interfere no produto final. Acha que tem temperado bem o seu frango? Tem a certeza?

Aprenda a temperar frango
Aprenda a temperar frango como um especialista

Aprenda a temperar frango como um especialista

Versatilidade

O frango é um alimento que pode integrar 1001 receitas. Ele tem o incrível mérito de ficar bem, quando combinado com uma vasta série de acompanhamentos (arroz, massa, batata…). As receitas são muitas, tal como os cortes da carne. Aliás, há muitas receitas só destinadas às coxas de frango, como às com peito de frango, entre outras partes.


Leia também: Frango assado: 8 erros comuns que deve evitar


Apesar de ser aparentemente fácil preparar o frango, há muitos que não o temperam da melhor forma. É importante temperar bem o frango, pois isso impede que ele fique seco. Se pretende confecionar o frango de maneira a que ele fique suculento e delicioso, deve ter em conta algumas das dicas que temos para si.

Aprenda a temperar frango
Aprenda a temperar frango como um especialista

Dicas

O processo de descongelamento do frango deve ser lento e demorado. É um erro tentar acelerar a descongelação, seja em água quente, seja no microondas. Esse erro torna a carne do frango mais dura e impede que ela absorva bem todos os temperos.

Antecipe a refeição e coloque num prato o frango a descongelar lentamente, dentro do frigorífico. É importante que esteja num prato, em separado dos outros alimentos, para não os contaminar.

Evite temperos secos. A melhor opção é recorrer sempre a temperos frescos. Evite os temperos de frasco e recorra a ervas, alho e cebola.

Aprenda a temperar frango
Aprenda a temperar frango como um especialista

Se optar por filetes de frango, corte-os com a mesma espessura. Convém estarem relativamente idênticos para que cozinhem de modo uniforme. Como o corte em modo de filete tende a deixar a carne mais seca do que os outros tipos de corte, a marinada revela-se particularmente valiosa.

Portanto, coloque os filetes de frango a marinar durante algum tempo. Pode também adicionar molho ao prato. Esta é uma forma de contornar a secura do filete de frango.

Se optar por frango inteiro ou em partes, é importante conservar a pele do frango. Ela permite uma maior absorção dos temperos, tornando o frango bem mais suculento. Pode ainda juntar uma gordura (como manteiga ou óleo) para ajudar nesse processo.

Aprenda a temperar frango
Aprenda a temperar frango como um especialista

Se optar por um frango inteiro, convém fazer uma limpeza rigorosa e higienizar por dentro e por fora do frango. Limpe o frango e seque-o muito bem, antes de começar a preparação dos temperos.

Independentemente de escolher o frango inteiro, em partes ou em filetes, deve aquecer bem o tacho, a frigideira ou o grelhador e acrescentar um pouco do caldo ou da marinada, pois isso dá mais sabor e torna a carne mais macia.

Se optar por cozinhar o frango inteiro, pode usar molhos ou caldos para tornar a carne mais saborosa. Deve também juntar sumos de frutas para temperar (nomeadamente laranja e limão).  Outros ingredientes que se revelam preciosos para um bom tempero de frango são: vinagre, azeite, shoyu, mel, pimenta, ervas frescas, cebola, alho, mostarda, manteiga, entre muitos outros.


Leia também: As 4 melhores receitas de frango assado


Aprenda a temperar frango
Aprenda a temperar frango como um especialista

Receita de marinada

Ingredientes

– 3 dentes de alho amassados

– 1/2 chávena de azeite

– 1/4 de chávena de sumo de limão

– 1/4 de chávena de salsa picada

– 1/2 cebola picada

– 1 c. de chá com sal

– 1/2 c. de chá com pimenta

Modo de Preparação

– Coloque todos os ingredientes num recipiente fundo e misture.

– Acrescente à marinada preparada o frango (pode ter até 1 kg de frango, aproximadamente).

– Deixe o frango marinar ao longo de 2 horas, no mínimo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.