Aprenda técnicas comprovadas para poupar nas contas da casa sem comprometer o seu conforto e qualidade de vida. Quando se faz a gestão do orçamento da casa, é sempre importante poder poupar em qualquer matéria. As contas de luz, água, gás e renda são incontornáveis, tendo sempre um peso importante na gestão do orçamento familiar. Há despesas fixas e despesas onde se podem fazer escolhas mais sensatas.
O conjunto de dicas que reunimos para si fará com que sinta uma boa diferença na carteira ao fim do mês. No final do ano, o valor é substancial. A nossa comodidade deve ser assegurada. No entanto, há gestos simples que podem ser feitos no nosso quotidiano e que criam um grande impacto nas contas da casa.
Aprenda a poupar nas contas da casa
Para evitar um maior gasto na conta da eletricidade, abra as cortinas e persianas regularmente, para usufruir ao máximo de tempo possível da luz natural. Se não estiver a usar a divisão em causa, não deixe as luzes acesas.

Deve investir na instalação de sensores para que as luzes somente se acendam quando houver alguém no espaço, nos corredores, por exemplo. Evite as lâmpadas normais. Substitua-as por LED ou fluorescentes. Tratam-se de lâmpadas de baixo consumo. Elas podem ser mais caras no momento.
No entanto, a médio/longo prazo, estas lâmpadas permitem que se poupe até 80% de energia. Se estiver a pensar em pintar as paredes, saiba que as cores claras refletem a luz, reduzindo a necessidade de iluminação artificial.
Se se conseguir reduzir no consumo dos eletrodomésticos, será importante. Se optar por eletrodomésticos com etiqueta eficiente fica com aparelhos com um nível de eficiência energética maior. Eles permitem uma poupança de 55%, na média de consumo.
Se deixar os aparelhos ligados ou em standby, eles continuarão a consumir energia. Por isso, use tomadas com botão para evitar esse problema.
As máquinas de lavar roupa e louça devem ser usadas com a carga máxima. Desta forma, poupará energia e água, porque impedirá a necessidade de repetições. Para colocar as máquinas a lavar ou a passar a ferro, deve escolher o horário económico, para gastar menos energia.

Para reduzir o consumo de energia, opte por usar o micro-ondas em vez do forno tradicional. Poupará até 70%. A temperatura do frigorífico deve ficar regulada entre os 3°C e os 5°C. O congelador deve ser regulado a uma temperatura de -18°C.
Há milhares de litros de água desperdiçados ao fim de um ano. Existem diversas formas de poupar água. Fazendo duches curtos e evitando o banho de imersão ou longo. Deve ainda evitar deixar a torneira aberta, enquanto lava os dentes ou a louça. Sempre que as torneiras estão a pingar, deve resolver-se o problema.
Para evitar a descarga máxima do autoclismo, instale um regulador ou, então, opte por colocar dentro do depósito uma garrafa de água pequena. A máquina de lavar a louça desperdiça 40% menos água do que lavar a louça à mão. Por isso, use-a sempre.
Pode também investir em redutores de água para as torneiras. Se colocar um balde a amparar a água do duche, poderá fazer um reaproveitamento de água. Por exemplo, pode usá-la para a sanita, poupando no uso do autoclismo.
A climatização pode ser outra área de poupança. Opte por aquecedores mais modernos, com um consumo de energia mais moderado. No momento de arejar a casa, não deixe janelas e portas abertas por tempo excessivo para evitar que fique demasiado frio ou calor.
Opte por janelas de vidro duplo, troque os caixilhos ou recorra a soluções de isolamento autoadesivas. Desta forma simples, poderá evitar o desperdício de energia e manter a temperatura agradável.
Se tiver oportunidade de renegociar contratos de serviços e créditos, faça-o. Pode existir a possibilidade de consolidar os seus créditos ou renegociar as dívidas para ficar com prestações baixas.
Se não estiver a ver os 50 canais que fazem parte do seu pacote de televisão por cabo, pondere se não será melhor alterar o pacote. Opte por um mais económico, com menos opções.
Outra forma de poupar é investir em decoração e bricolage feitas por si. Com a ajuda da internet, é muito fácil usar a criatividade para fazer pequenos arranjos. Há ainda lojas de artigos de utilidade para o lar com boas dicas.
Aprenda a poupar:
- 10 despesas mensais onde pode cortar e poupar dinheiro
- Fuja das armadilhas! Aprenda a poupar no supermercado
- Conta da luz alta? Aprenda a poupar na fatura da eletricidade
Há soluções baratas e simples para quem procura fazer a decoração ou mudá-la. Existem diversas estratégias económicas que permitem dar uma nova face ao lar sem grande investimento, como pintar as paredes de uma cor diferente ou colocar papel.
Outra opção é mudar os puxadores dos móveis e alterar a disposição da mobília. Pequenas mudanças como reciclar materiais para fazer acessórios ou comprar plantas fazem uma grande diferença.
Todos podem aprender técnicas de bricolage, como o découpage, para reciclar os móveis. Muitas pessoas compram peças usadas em lojas de velharias e caridade. Posteriormente, pintam o móvel com uma cor a seu gosto.