Início Tradições Aprenda a limpar o microondas como um profissional

Aprenda a limpar o microondas como um profissional

Há dicas que se revelam preciosas para fazer uma limpeza profunda ao microondas. Aprenda a limpar o microondas como um profissional.

limpar o microondas
Aprenda a limpar o microondas como um profissional

Aprenda a limpar o microondas como um profissional. Uma das melhores invenções de sempre é, sem dúvida, o microondas! Esta afirmação até pode ser facilmente dada como falsa, mas a verdade é que muita gente pensará que a tese tem razão de ser. Este pequeno eletrodoméstico tem sido um verdadeiro tesouro para muitas pessoas que precisam de uma refeição rápida. Num contexto em que temos cada vez menos tempo, muitas são as pessoas que preferem não gastar horas no fogão, preferindo despender uns breves minutos com o microondas.

Contudo, ele acumula rapidamente sujidade e cheiros que não são nada fáceis de remover. Será que há forma de fazer uma boa limpeza que seja rápida e verdadeiramente eficaz?


Leia também: Aprenda 16 truques de cozinha da avó


limpar o microondas
Aprenda a limpar o microondas como um profissional

Aprenda a limpar o microondas como um profissional

É possível dispensar um profissional e fazermos nós a limpeza do microondas?

Sim! Com a ajuda de algumas dicas, é possível fazer uma limpeza tremendamente eficaz. Pode até ser feita muito rapidamente e sem grande esforço, desde que se cumpram algumas sugestões que iremos partilhar. Mas é um segredo que deve ficar só entre nós!… Chhhiu!….

Limpar o microondas com o truque do limão

É verdade, um limão comum é um dos segredos para se ter um microondas limpo. Só com  água e limão é possível realizar uma limpeza eficaz ao microondas. Pode colocar 120 ml de água numa pequena taça que possa ir ao microondas. Depois, corte o limão ao meio e esprema-o. Verta o sumo do limão para dentro da taça. Adicione também as duas metades do limão espremido. Coloque o microondas na potência máxima e ligue-o por 3 minutos.

Confirme (pelo vidro, sem abrir a porta), se a água está mesmo a ferver. Depois, sem abrir a porta do microondas, aguarde. Espere 5 minutos, deixando que a água perfumada com o sumo de limão atue através do vapor, o que irá contribuir para que a sujidade e os restos de comida sejam libertados.

Posteriormente, recorra a um pano macio para limpar. Pode, então, abrir a porta do microondas e, com um pano húmido, limpar o interior do eletrodoméstico. Os restos de comida irão desprender-se com facilidade. Vai adorar vê-lo!

limpar o microondas
Aprenda a limpar o microondas como um profissional

Limpar o microondas com vinagre

O vinagre é outro produto que pode revelar elevada eficácia na limpeza do microondas. Coloque num recipiente o vinagre e ligue o micro-ondas por 5 minutos (na potência máxima).

Depois, deixe atuar por 2 minutos, abra a porta do microondas e retire o recipiente com todo o cuidado, para não verter nada e não se queimar.

Finalmente, com papel de cozinha, limpe bem o interior do microondas. Com um pano macio (junte-lhe um pouco de vinagre) limpe a parte exterior do eletrodoméstico.

limpar o microondas
Aprenda a limpar o microondas como um profissional

Limpar sempre, após cada utilização

A correta higienização deste eletrodoméstico é importante até pelo uso diário do equipamento. Para evitar a acumulação de bactérias e de resíduos, deve passar um pano húmido no interior do microondas, após cada utilização.

Coloque sempre um pano destinado ao microondas. Verá que é uma questão de hábito até o começar a fazer por instinto. Faça também uma limpeza profunda a cada 7 dias.

limpar o microondas
Aprenda a limpar o microondas como um profissional

Eliminar os maus cheiros do microondas

Sabemos que há alimentos que possuem um odor bem forte que acaba por deixar no microondas maus cheiros que custam a sair. O truque para eliminar os maus cheiros do microondas é fácil.

Basta colocar duas colheres de sopa de vinagre numa chávena com água. Ligue o microondas por 3 minutos (na potência média) e, depois, aguarde 2 minutos antes de o abrir. Deixe que o líquido da chávena atue. Posteriormente, com a ajuda de papel de cozinha, faça a limpeza do interior do aparelho.

limpar o microondas
Aprenda a limpar o microondas como um profissional

Eliminar a sujidade mais teimosa

Se não se faz uma limpeza rápida, após cada utilização, a comida seca e fica em crostas. Este tipo de sujidade é mais difícil de eliminar. Mas experimente colocar dentro do aparelho um prato com um fundo de água e rodelas grossas de limão.


Leia também: Descubra os principais erros ao usar o microondas


Ligue o microondas por 1 minuto (na potência máxima) e deixe que fique fechado por mais 1 minuto, para atuar. Lave o interior do microondas com uma esponja, depois de retirar o prato.

limpar o microondas
Aprenda a limpar o microondas como um profissional

Desinfetar

Recomenda-se que se faça uma desinfeção mais profunda (além da higienização regular) ao microondas. Polvilhe o aparelho com uma boa quantidade de bicarbonato de sódio e lave com um pano molhado com água. Use o pano para lavar por dentro e por fora. Remova com papel de cozinha. Depois, deixar atuar por uns minutos.

Limpar o exterior do microondas

Não use produtos abrasivo para limpar o exterior. A limpeza exterior é importante, por isso faça a limpeza recorrendo a um pano com um pouco de vinagre. Use uma escova de dentes velha para alcançar os cantinhos, na parte dos detalhes e nos botões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.