Aprenda a limpar a humidade das paredes de forma eficiente. As nossas soluções testadas vão ajudar a melhorar o ambiente e estética do seu lar. As paredes são elementos muito importantes numa casa, embora só sejam valorizadas, quando apresentam problemas. A humidade e o mofo podem surgir e destacar-se. Por muito que se tenham bons quadros, a humidade destaca-se.
É necessário resolver o problema por uma questão de estética, torna a divisão pouco atrativa, mas também por uma questão de saúde. Existem várias formas de tratar das paredes com humidade e acabar com esse problema e prevenir que ele volte a marcar presença em sua casa.
Aprenda a limpar a humidade das paredes eficazmente
Todos os anos, as paredes enfrentam um desafio, o inverno. Nesta estação, o frio chega e instala-se. A chuva fica omnipresente (ou quase) e a humidade é visível por todo o lado. É necessário ter cuidado.
Quando paredes e móveis apresentam sinais de humidade, pode ter uma casa que seja prejudicial para a saúde dos seus habitantes. O bolor e o mofo podem instalar-se nas paredes. Essas manchas são fungos que são nocivos. Desta forma, torna-se urgente limpar a humidade das paredes da casa para assegurar que tem um lar saudável e seguro.

Manchas feias
A humidade deve ser removida das paredes para prevenir as manchas de bolor e mofo. Quando os fungos se instalam, tem de lidar com um problema grave, que se não for resolvido pode gerar consequências para a saúde. A humidade promove o aparecimento de fungos. Por isso, além de formar manchas feias, ela acaba por prejudicar a saúde dos habitantes da casa.
O bolor
Este fungo (ou o mofo, outro fungo) cresce em ambientes quentes que apresentem pouca ventilação e que têm elevado nível de humidade. Geralmente, as divisões mais afetadas por manchas de bolor são a casa de banho e a cozinha. Nestes espaços, encontram-se as condições acima indicadas.
O vapor do banho ou o vapor da comida ao cozinhar contribuem para essas condições. Quando o bolor aparece, deve ser removido. Ele irá espalhar-se facilmente, se não forem tomadas medidas para evitar que se propague.

Os materiais a usar na limpeza
Existem produtos que permitem-nos remover a humidade e limpar o bolor com eficácia. Apesar de não ser uma tarefa fácil, nem sempre se consegue remover totalmente a humidade, há produtos que podem ser usados para remover a humidade, uns naturais, outros químicos.
O bicarbonato de sódio é um deles. Pode reunir bicarbonato de sódio e água para eliminar manchas mais pequenas. A aplicação da solução deve ser feita com uma esponja, diretamente sobre o bolor. Em seguida, deixe que atue ao longo de 1 uma hora.
Se deseja eliminar manchas maiores, deve usar água quente e ensopar a superfície manchada. O vinagre é outro produto que pode ser usado na limpeza da humidade e que se revela bastante eficaz. Contudo, esta opção acarreta um cheiro intenso, que desaparecerá posteriormente, após algum tempo, se arejar bem a divisão.
A lixívia também pode ser usada com esta finalidade. O cloro mata o bolor e os fungos. Por isso, também é muito eficiente! Contudo, se a usar, misture-a com água (proporções de 50% para cada).
Passe a solução caseira para um borrifador. Em seguida, basta aplicar a solução nas superfícies manchadas, diretamente. Tenha em conta que a lixívia pode descolorar superfícies coloridas.
Segurança
Antes de proceder à limpeza com lixívia, assegure-se de que protege as mãos com luvas de borracha. Para fazer a limpeza, deve ainda usar uma máscara no rosto.
O processo deve ser sempre embeber um pano ou escova no produto escolhido. Posteriormente, vá limpando frequentemente a escova ou pano, enquanto remove as manchas de bolor das paredes.
Mais vale prevenir que remediar
Limpar humidade das paredes não é uma tarefa agradável. Se não a tem, convém evitar que ela surja. Após limpar as manchas de bolor, deve tomar medidas de prevenção que impeçam que o bolor apareça novamente.
Se teve de limpar as paredes e não quer ter a necessidade de voltar a limpar as paredes, então, saiba como o prevenir…
Dicas para prevenir a humidade
- Abra janelas diariamente. As divisões da casa devem ser arejadas com frequência.
- Após o banho, deixe a porta e a janela da casa de banho abertas.
- Após tomar banho, não deixe as toalhas molhadas na casa de banho. Seque-as fora
- Faça por manter a cortina da banheira seca.
- Invista num desumidificador e use-o nas divisões com mais humidade.
- Se aparecerem manchas de bolor nos quartos ou sala, poderá significar que há mau isolamento das paredes.
- Verifique tem um bom isolamento de portas e janelas.
- Areje com frequência a casa de banho e a cozinha.
Dicas para selecionar revestimentos
– As divisões com mais humidade são a casa de banho e a cozinha. Antes de escolher o tipo de revestimento das paredes, verifique se a humidade é residual ou um problema estrutural. Se as manchas de bolor surgirem apenas nas zonas mais húmidas (casa de banho e cozinha), é provável que a humidade seja residual.
– No momento de escolher revestimentos de parede para estas divisões, privilegie os azulejos. A melhor solução para a humidade é ter azulejos como revestimento, em casas de banho e cozinha.
– No momento de selecionar tintas para as paredes, escolha com tratamento antifúngico.
– Para avaliar e resolver o problema de humidade, consulte um profissional. Geralmente, os profissionais optam por lixar as paredes. Primeiro, removem as manchas de bolor mais resistentes e, depois, aplicam uma camada de tinta com tratamento antifúngico.
– Após tirar e limpar a humidade das paredes, poderá selecionar o revestimento que mais aprecia, mas tenha em consideração que convém aguardar alguns meses, se desejar aplicar papel de parede, pois terá que dar tempo até verificar se o problema da humidade foi realmente resolvido.
Aprenda a cuidar da sua casa:
- Aprenda a limpar persianas corretamente e deixe-as impecáveis
- Como limpar e tirar manchas da banheira deixando-a impecável
- Aprenda a branquear eletrodomésticos amarelados
As pessoas também perguntam
Como remover odores desagradáveis do aspirador?
Primeiro, coloque uma folha de amaciador de roupa no saco ou compartimento. Antes de usar o aspirador, pode colocar alternativamente uma pequena porção de bicarbonato de sódio.
Como lavar roupa na máquina de lavar?
Ao lavar roupa na máquina de lavar, primeiro, separe as cores. Coloque roupas similares juntas e evite sobrecarregar o eletrodoméstico. Deve usar detergente adequado e selecionar o ciclo segundo o tipo de roupa.
É importante que evite lavagens a alta temperatura, a menos que seja necessário, que indique na etiqueta. Após a lavagem, deve retirar a roupa no imediato, para evitar maus odores e marcas na roupa.
Como desengordurar os azulejos da parede?
Primeiro, misture água quente com vinagre branco ou detergente neutro. Em seguida, aplique na área com uma esponja macia e esfregue bem. Para eliminar a sujidade persistente, recorra a uma pasta criada com bicarbonato de sódio e água. Remova o produto e seque.