Para ter sempre um polvo cozido tenro e macio, convém que conheça alguns truques e confira as nossas dicas. Agora sim, vai conseguir fazer o polvo como sempre desejou!
Existem algumas sugestões que fazem com que se alterem completamente os nossos procedimentos. Reunimos para si algumas dicas que farão com que consiga fazer o polvo como sempre desejou.
Sabemos que nem sempre é fácil conseguir fazer com que a carne do polvo se apresente tenra e macia. Porém, com as dicas que reunimos para si, será fácil de o conseguir.
Se deseja ter um polvo cozido na perfeição, só tem de aprender os conhecimentos que iremos partilhar consigo neste artigo.
Aprenda a fazer polvo cozido tenro e macio

Polvo congelado
É uma melhor opção usar polvo congelado. Existem polvos congelados de boa qualidade no mercado, mas também pode comprar polvo fresco. Depois, ponha-o a congelar.
De acordo com os especialistas, o gelo irá amaciar a carne do polvo, sendo preferível ao velho truque de bater no polvo.
O processo de descongelação
Deixe o polvo descongelar lentamente dentro do frigorífico. Assim, antes de fazer o polvo, deve ter este procedimento em consideração, pois leva o seu tempo.

Alternativa
Aplique choques térmicos
Coloque o polvo congelado dentro de água a ferver, aplicando um choque térmico. Depois, retire o polvo e repita o procedimento 6 vezes, aproximadamente.
Lavar o polvo
Depois de descongelar o polvo, lave-o bem. Faça-o passar em várias águas, procedimento que permite que se retire toda a viscosidade. Tenha uma atenção especial às ventosas do polvo.

Colocar a ferver
Pode colocar o polvo em água a ferver, sem colocar sal! Segure o polvo pela cabeça quando a água estiver em ebulição.
Depois, vá mergulhando os tentáculos primeiro, até eles mudarem de cor. Só depois disso deve mergulhar todo o polvo na água.
O tempo
Deixe o polvo cozer em lume brando. O tamanho do polvo faz variar o tempo necessário para o cozer na perfeição, sendo que, em média, pode estimar-se os 40-45 minutos como tempo de cozedura.
Evite utensílios metálicos
Para avaliar se o polvo se encontra devidamente cozido, espete um palito, pois não deve mexer no polvo com nada metálico!

Está pronto!
Ora, depois de cozido, vem a melhor parte, pois, quando o polvo está pronto para comer, é uma delícia. Nesse momento, encontra-se pronto para ser usado para diferentes fins.
Pode ser comido simples, no imediato, ou pode ainda ser regado com um bom azeite e ser acompanhado com batata e/ou hortaliça. Pode ser servido em pedaços em saladas, entre muitos outros fins.
O uso da água
Pode utilizar a água de cozer o polvo, pois tem muito sabor, para fazer um arroz “malandrinho”.

Curiosidade: tradição
Há muito tempo, era um costume bater no polvo fresco para o amaciar. O método seguido em certas aldeias da costa portuguesa era esse. As pessoas costumavam bater no polvo com um pau de madeira forte, um procedimento agressivo e que tem ainda o defeito de sujar tudo em redor.
Se fizer questão de honrar a tradição e bater no polvo, então será melhor que tenha um quintal ou um espaço grande para o fazer. Nesse caso, pode dar algumas pancadas no polvo para ele ficar bem tenro.
Para evitar esse método tradicional, pode também optar por colocar o polvo no interior de um saco de plástico. Depois, passar sobre ele um rolo de cozinha com muita força. Faça-o diversas vezes, como se estivesse a estender massa.
Leia também:
- Polvo à Lagareiro e no forno, 3 sugestões irresistíveis
- As melhores dicas para batatas assadas suculentas
- 4 receitas de arroz no forno deliciosas e muito práticas

NCultura
Se leu “Aprenda a fazer polvo cozido tenro e macio” e gostou do nosso artigo, deixe-nos o seu comentário. Se tem alguma sugestão de receitas que gostaria de ver aqui presentes, deixe-nos a sua proposta nos comentários.
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre Bolos e sobremesas. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente.
Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar! Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…
Fiz minha inscrição no ncultura. E parabenizo pelas saborosas receitas e dicas de preparação.
Parabéns
Uma maneira de cozer o polvo para ficar tenro e macio é a mais simples possível. Polvo congelado. Deixar descongelar. Numa panela SEM ÁGUA com uma cebola inteira com a casca (lavada). Lume brando. Pouco a pouco o polvo começa a libertar o seu líquido, sempre com o lume baixo. Não pôr sal, só no final. Quando o líquido já é bastante, o polvo está cozido.
Não é preciso ser congelado, até pode ser fresco. Eu faço das 2 maneiras ainda mais simples é colocar o polvo na panela de pressão com 1 dedo de água, um pouco de sal e uma cebola pequena. Deixo cozer durante 30/35 minutos em lume médio-baixo e já está, o polvo fica a desfazer-se.
Não é preciso bater nem nada doutras coisas, lol.
Quando não ha panela de pressão, usa-se uma outra panela mas aumenta-se o tempo para cerca de 50/60 minutos.
Fica muito saboroso.
Muito úteis as dicas dadas para amaciar polvo. Obrigada.
Ha outra maneira ainda mais simples.
Eu nunca ouvi nada dessas formas de amaciar o polvo.
Não importa se o polvo é fresco ou congelado, a única maneira que eu faço é por o polvo dentro de uma panela de pressão com um dedo de altura de água, um pouco de sal e uma cebola pequena. Deixar cozer durante 30/35 minutos com a pressão em lume medio-baixo e já esta; o polvo fica a desfazer-se.
Não é preciso bater nem fazer nada, usar a panela de pressão e o suficiente; caso não tenha, pode usar uma outra panela mas deixar cozer cerca de uma hora.