Aprenda a fazer os ovos mexidos perfeitos. Anthony Bourdain marcou o universo da gastronomia e da culinária de forma notável. Fez um percurso inusitado, onde superou o estigma de chefe frustrado, tendo-se tornado numa autêntica celebridade global, uma referência nos programas televisivos de cozinha. A sua última série, de “Parts Unknown”, chegou à Netflix e conta com 104 episódios da sua responsabilidade. Tornou-se no apresentador de programas de cozinha mais cool do planeta.
Contudo, mesmo tendo “a melhor profissão do mundo”, não impediu o seu desfecho de vida. Anthony Bourdain escreveu há mais 20 anos, “Kitchen Confidential” (“Cozinha Confidencial” na edição portuguesa), uma obra que se tornou num bestseller instantâneo na América e projetou Bourdain para o seu percurso de estrela televisiva.
Anthony Bourdain não era apenas um apresentador de programas televisivos de sucesso (entre eles “Parts Unknown”, “No Reservations”,…). Ele também tinha muito conhecimento, fruto das suas inúmeras experiências. E até chegou a deixar dicas sobre como fazer ovos mexidos…
Leia também: 3 receitas com ovos de comer e chorar por mais

Aprenda a fazer os ovos mexidos perfeitos como Anthony Bourdain
Anthony Bourdain em Portugal
A celebridade teve a oportunidade de fazer alguns programas em Portugal, revelando alguns dos petiscos portugueses, além de falar com figuras relevantes do nosso país. Ele chegou a estar nos Açores, Lisboa e Porto (duas vezes!). O apresentador chegou mesmo a afirmar: “Toda a gente em Portugal foi incrivelmente simpática”.
Os ovos mexidos perfeitos, segundo Anthony Bourdain
Aprenda as dicas do mestre. Anthony deixou-nos muitos programas, muita informação e partilhou muito conhecimento. Ele sabia, entre muitas outras coisas, como fazer os ovos mexidos perfeitos e explicou todos os detalhes que precisamos saber para ter na mesa ovos mexidos de eleição.

A fonte
Numa entrevista concedida ao reputado Tech Insider, da revista Business Insider, partilhou algumas dicas simples que se revelaram bastante preciosas para que procura fazer ovos mexidos perfeitos.
Bater os ovos
Logo pelo início percebemos que temos feito as coisas de forma errada. Bourdain sugere que se partam os os ovos numa superfície plana e explicou porquê. Ora, se partirmos os ovos contra uma esquina, nomeadamente o balcão de cozinha, existem mais hipóteses de contaminar o interior do ovo, nomeadamente com a entrada de pedaços de casca.

Ovos na taça
Depois, devemos colocar os ovos numa taça média (é importante evitar colocá-los numa taça muito grande!). Devemos bater os ovos com um garfo, mas sem ser em demasia; basta ligeiramente. A intenção não é ficar com uma substância de um amarelo homogéneo, mas sim ficar com uma mistura que apresente partes amarelas e partes brancas.
Tempero
Faça o tempero dos ovos com sal e pimenta. E, depois, coloque-os (rapidamente) numa frigideira. Devemos ter em conta que a frigideira não deve estar nem fria, nem demasiado quente. Deve já estar com a manteiga derretida, em espuma. Os ovos devem ser colocados na frigideira, logo após os termos batido. Se esperarmos, eles vão adquirir aquela cor acinzentada que pretendemos evitar.

Espera
Devemos deixar que os ovos adquiram uma ligeira forma na frigideira e, só posteriormente, é que devemos mexê-los, lentamente. Devemos ir desenhando na frigideira um oito e fazê-lo repetidamente, as vezes que forem necessárias.
Leia também: 7 receitas de ovos mexidos de comer e chorar por mais
O objetivo é mais envolver os ovos do que mexê-los freneticamente. Pretendemos que os ovos mexidos sejam realizados sem perder a sua textura fofa. Para isso, eles devem ter ar no interior. Os ovos mexidos não devem ficar demasiado partidos, nem ser um conjunto de minúsculos pedaços.

Sem grandes misturas
Não adicione água, nem leite, nem natas. Bourdain defendia: “Você está a fazer uns ovos mexidos, não uma quiche!” Ele avisa-nos ainda para não tornarmos complexo algo que, sendo simples, é delicioso. Tendemos a tentar complicar as coisas mas, por vezes, a melhor opção é manter simples!…
Vídeo de: Tech Insider
Anthony Bourdain foi encontrado sem vida em 2018, num quarto de hotel em Paris. Conhecida como a cidade mais romântica do mundo, o apresentador gravava o programa «No Reservations» para a CNN. Deixou-nos um legado que devemos preservar!