Início Tradições Aprenda a fazer o bife perfeito

Aprenda a fazer o bife perfeito

Há algumas sugestões que deve seguir para criar uma refeição memorável e saborosa. Aprenda a fazer o bife perfeito e surpreenda.

o bife perfeito
Aprenda a fazer o bife perfeito

Aprenda a fazer o bife perfeito e surpreenda. Fazer um bife como um autêntico chef não é um processo fácil. Normalmente, são cometidos muitos erros, pois as pessoas estão habituadas a fazer bifes em “piloto automático”. Fazem com frequência, mas habitualmente cometem erros que prejudicam o produto final.

Se pretende fazer um bife delicioso, como aqueles dos chefs em restaurantes de qualidade, então deve seguir alguns conselhos… Quer saber mais?

Aprenda a fazer o bife perfeito

o bife perfeito
Aprenda a fazer o bife perfeito

O bife

Ele pode ter a companhia de arroz, de feijão, de batata frita, de ovo estrelado… Mas é sempre a estrela do prato. Convém estar suculento, com crosta por fora e um pouco rosado por dentro.

Fazer um bife não é tão simples como muitos pensam. Não é tão fácil como muitos julgam. Desde o tempero do bife à quantidade de óleo a usar para o fritar, existem alguns momentos, onde é crucial evitar erros comuns para ter um belo bife, no ponto certo.


Leia também: Aprenda a temperar bacalhau como um Chef


o bife perfeito
Aprenda a fazer o bife perfeito

Dicas para o bife perfeito

O tempero deve ser simples, apenas com sal e pimenta moída no momento pois, assim, irá manter o sabor da carne, que todos tanto apreciamos! A flor de sal é um sal fino, em escamas, que derrete na hora e é usado na finalização dos pratos.

O sal grosso é o mais indicado para assados, que são mais longos e demoram mais tempo a ficar prontos. Este sal acaba por se dissolver ao longo desse tempo de confeção.

Já o sal de parrilla está entre o sal grosso e o fino, sendo o mais indicado para temperar bifes. Não havendo esta opção, escolha o sal grosso.

o bife perfeito
Aprenda a fazer o bife perfeito

Erros sem solução

Não coloque a carne na frigideira fria. Não use sal em excesso. Se usar pouco sal, pode sempre adicionar mais sal. Se salgar em excesso, não há nada a fazer.

Salgar a mais é um erro sem solução, tal como deixar queimar o bife. Se queimou o bife, pode fazer tudo e mais alguma coisa que nada o salva. Pode juntar mais sal, vinagre, bicarbonato de sódio, mas nada resolverá esse problema.

Depois de queimar, o bife amarga. Até pode colocar açúcar que não salva o produto. Ele nunca terá qualidade para ser servido.

o bife perfeito
Aprenda a fazer o bife perfeito

Quantidade de óleo

O tamanho e o tipo de frigideira irá determinar a quantidade a usar para fritar o bife. Se for uma frigideira de tamanho normal, de ferro ou alumínio, deve colocar duas colheres de sopa de óleo. Contudo, se for uma frigideira antiaderente de tamanho normal não necessita de tanto, bastando apenas um fio de gordura.

Temperatura

Antes da frigideira receber o bife, ela deve estar bem quente. Coloque uma gota de água para verificar se a frigideira está suficientemente quente. Se a gota começar a chiar no momento em que é vertida, é sinal de que a frigideira está pronta a usar.

o bife perfeito
Aprenda a fazer o bife perfeito

Ponto ideal

Há quem prefira a carne mal passada. Outros preferem bem passada. Aperte a carne até perceber se a carne está no ponto que pretende, sinta a resistência dela. Está mal passada quando se apresenta muito mole e bem passada quando se apresenta mais rígida.


Leia também: Aprenda a assar peixe no forno como um Chef


Quanto mais tempo estiver na frigideira mais passada e rija se torna a carne. É considerado um bife no ponto ideal quando há crosta de ambos os lados, mas está tenro por dentro. O bife só deve ser virado, depois de formar essa crosta.

o bife perfeito
Aprenda a fazer o bife perfeito

Já agora

Agora que sabe como fazer um bom bife, aproveite para surpreender a família com um prato que é bastante comum na gastronomia nacional. Acompanhe a proteína com um pouco de arroz, batatas fritas e coloque sobre o bife um ovo estrelado. Fure a gema para ela se espalhar sobre parte do bife. Junte, ainda, um frasco de ketchup!

A família adorará o prato! Um belo bife, fumegante, com uma deliciosa crosta exterior e um interior bastante atrativo. Depois de cortar um pedaço, sobressai um rosa sedutor e macio e uma textura tenra. Todos vivemos a experiência: coloca-se o pedaço na boca, fecha-se os olhos e saboreia-se o suculento e delicioso bife. Hum… absolutamente irresistível, não é?!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.