Aprenda a fazer arroz solto como a avó fazia. Existem alguns truques preciosos que podem contribuir para fazer (finalmente) um arroz perfeito! É um acompanhamento que se faz frequentemente. É tão comum que quase se faz de olhos fechados… Quase, pois são muitos os erros cometidos que prejudicam gravemente o produto final.
O arroz pode tornar-se num acompanhamento ideal para vários pratos mas, quando é mal feito, é capaz de estragar uma refeição.
Quando a família está à espera do arroz perfeito, seco, soltinho, perfumado e saboroso e recebe um arroz aguado, empapado e insosso (e, às vezes, até queimado), gera-se um ambiente de grande frustração!… Por vezes, o problema está na quantidade de água; por vezes, está no arroz escolhido,… São vários os problemas que podem surgir na confeção de um acompanhamento que não é tão fácil de fazer quanto aparenta.

Aprenda a fazer arroz solto como a avó fazia
Produtos distintos, exigências diferentes
As diferentes variedades de arroz (existem tantas que se torna difícil memorizar todas) tem características distintas. Cada variedade pode ser mais indicada para determinado prato. Um prato como risoto, por exemplo, não se faz com qualquer tipo de arroz.
Leia também: 4 receitas de arroz no forno muito práticas e deliciosas
Proporção certa
Cedo recebemos a informação de que a proporção certa para fazer arroz é de 2 partes de água para 1 parte de arroz; e usamos essa medida para qualquer tipo de arroz, o que se revela um erro tremendo, pois essa medida não serve para todo o arroz.
O cozimento é distinto em função do tipo de arroz. Por exemplo, há necessidade de uma maior quantidade de água para o arroz integral.

Lavagem
O arroz deve ser lavado antes de ser cozinhado, pois isso impedirá que o arroz fique empapado.
Mexer é estragar
Se estiver a fazer arroz, não caia na tentação de o mexer. NUNCA deve mexer o arroz, enquanto ele está a cozinhar. Só se estiver a fazer um risoto…

Panela de fundo grosso
Usar uma panela fina para fazer o arroz é um erro, pois o seu fundo fica extremamente quente, além de não distribuir o calor de modo uniforme, podendo fazer com que o arroz queime.
Uma forma de evitar que o arroz queime, é usar uma panela de fundo grosso.
Gordura
É importante juntar uma gordura no arroz, como óleo, azeite ou manteiga. Isso irá evitar que os grãos fiquem colados uns aos outros…

Tostar
Se pretende dar um toque especial ao seu arroz, pode tostá-lo. Aqueça um pouco de óleo na panela, junte o arroz e deixe que frite um pouco, até os grãos ficarem dourados e aromáticos. Junte só depois a água.
Tempero
Faça o tempero do arroz, só depois da água ferver. Não coloque o sal antes desse momento, caso contrário isso irá fazer com que a fervura chegue mais tarde.

Momento final
No momento em que o arroz esteja prestes a ser concluído, deve colocar um pano debaixo do testo para que ele absorva qualquer condensação. Com isso irá evitar que o arroz fique pastoso e colado. Mantenha os olhos no tacho, de modo a evitar que o pano queime.
Leia também: 3 receitas de arroz para comer e chorar por mais
Descanso
Depois do arroz estar cozido, deve descansar fora do lume por cerca de 15 minutos. Sirva o arroz só posteriormente.

Arroz integral
O arroz integral representa um desafio mais exigente e complicado, que facilmente corre mal. Deve fazer-se numa panela com água fervente e ser cozinhado até ficar tenro.
Depois, deve escorrê-lo e, então, deixá-lo numa panela coberta a cozer no próprio vapor, durante cerca de 10 minutos. Devido às altas temperaturas, irá cozinhar o restante e o vapor irá contribuir para que o grão fique macio.
Arroz no micro-ondas
Não é a melhor alternativa, mas revela-se uma opção válida, quando não há muito tempo.
Depois de lavar o arroz, coloque-o no micro-ondas juntamente com água e proteja-o, pondo sobre ele uma tampa. Programe para 9 minutos e, depois, deixe o arroz descansar por 3 minutos.