Início Tradições Aprenda a fazer arroz solto como a avó fazia

Aprenda a fazer arroz solto como a avó fazia

Evite erros ao fazer arroz. Um acompanhamento comum e essencial tem de estar perfeito, certo? Aprenda a fazer arroz solto como a avó fazia.

fazer arroz solto
Aprenda a fazer arroz solto como a avó fazia

Aprenda a fazer arroz solto como a avó fazia. Existem alguns truques preciosos que podem contribuir para fazer (finalmente) um arroz perfeito! É um acompanhamento que se faz frequentemente. É tão comum que quase se faz de olhos fechados… Quase, pois são muitos os erros cometidos que prejudicam gravemente o produto final.

O arroz pode tornar-se num acompanhamento ideal para vários pratos mas, quando é mal feito, é capaz de estragar uma refeição.

Quando a família está à espera do arroz perfeito, seco, soltinho, perfumado e saboroso e recebe um arroz aguado, empapado e insosso (e, às vezes, até queimado), gera-se um ambiente de grande frustração!… Por vezes, o problema está na quantidade de água; por vezes, está no arroz escolhido,… São vários os problemas que podem surgir na confeção de um acompanhamento que não é tão fácil de fazer quanto aparenta.

fazer arroz solto
Aprenda a fazer arroz solto como a avó fazia

Aprenda a fazer arroz solto como a avó fazia

Produtos distintos, exigências diferentes

As diferentes variedades de arroz (existem tantas que se torna difícil memorizar todas) tem características distintas. Cada variedade pode ser mais indicada para determinado prato. Um prato como risoto, por exemplo, não se faz com qualquer tipo de arroz.


Leia também: 4 receitas de arroz no forno muito práticas e deliciosas


Proporção certa

Cedo recebemos a informação de que a proporção certa para fazer arroz é de 2 partes de água para 1 parte de arroz; e usamos essa medida para qualquer tipo de arroz, o que se revela um erro tremendo, pois essa medida não serve para todo o arroz.

O cozimento é distinto em função do tipo de arroz. Por exemplo, há necessidade de uma maior quantidade de água para o arroz integral.

fazer arroz solto
Aprenda a fazer arroz solto como a avó fazia

Lavagem

O arroz deve ser lavado antes de ser cozinhado, pois isso impedirá que o arroz fique empapado.

Mexer é estragar

Se estiver a fazer arroz, não caia na tentação de o mexer. NUNCA deve mexer o arroz, enquanto ele está a cozinhar. Só se estiver a fazer um risoto…

fazer arroz solto
Aprenda a fazer arroz solto como a avó fazia

Panela de fundo grosso

Usar uma panela fina para fazer o arroz é um erro, pois o seu fundo fica extremamente quente, além de não distribuir o calor de modo uniforme, podendo fazer com que o arroz queime.

Uma forma de evitar que o arroz queime, é usar uma panela de fundo grosso.

Gordura

É importante juntar uma gordura no arroz, como óleo, azeite ou manteiga. Isso irá evitar que os grãos fiquem colados uns aos outros…

fazer arroz solto
Aprenda a fazer arroz solto como a avó fazia

Tostar

Se pretende dar um toque especial ao seu arroz, pode tostá-lo. Aqueça um pouco de óleo na panela, junte o arroz e deixe que frite um pouco, até os grãos ficarem dourados e aromáticos. Junte só depois a água.

Tempero

Faça o tempero do arroz, só depois da água ferver. Não coloque o sal antes desse momento, caso contrário isso irá fazer com que a fervura chegue mais tarde.

fazer arroz solto
Aprenda a fazer arroz solto como a avó fazia

Momento final

No momento em que o arroz esteja prestes a ser concluído, deve colocar um pano debaixo do testo para que ele absorva qualquer condensação. Com isso irá evitar que o arroz fique pastoso e colado. Mantenha os olhos no tacho, de modo a evitar que o pano queime.


Leia também: 3 receitas de arroz para comer e chorar por mais


Descanso

Depois do arroz estar cozido, deve descansar fora do lume por cerca de 15 minutos. Sirva o arroz só posteriormente.

fazer arroz solto
Aprenda a fazer arroz solto como a avó fazia

Arroz integral

O arroz integral representa um desafio mais exigente e complicado, que facilmente corre mal. Deve fazer-se numa panela com água fervente e ser cozinhado até ficar tenro.

Depois, deve escorrê-lo e, então, deixá-lo numa panela coberta a cozer no próprio vapor, durante cerca de 10 minutos. Devido às altas temperaturas, irá cozinhar o restante e o vapor irá contribuir para que o grão fique macio.

Arroz no micro-ondas

Não é a melhor alternativa, mas revela-se uma opção válida, quando não há muito tempo.

Depois de lavar o arroz, coloque-o no micro-ondas juntamente com água e proteja-o, pondo sobre ele uma tampa. Programe para 9 minutos e, depois, deixe o arroz descansar por 3 minutos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.