Nem todos dominam a arte de fazer arroz branco soltinho e perfeito. Nós explicamos como fazê-lo! O arroz é um alimento bastante popular. Um dos alimentos mais consumidos no mundo. Além de ser bastante nutritivo, é saboroso e saudável. Por isso, ao longo de diversas gerações, ele tem desempenhado um papel essencial para a subsistência de diversos povos.
O arroz seco é uma das utilizações mais populares deste ingrediente, que pode ser usado em refeições com molho. Além de refeições principais, o arroz também pode integrar outro tipo de receitas, como sobremesas.
O arroz-doce é um dos exemplos mais famosos de uma sobremesa tradicional com este ingrediente. Por tudo isto se percebe o interesse em saber mais sobre o arroz. Há perguntas que são constantemente realizadas. Este artigo do NCultura visa dar resposta a essas questões.

Aprenda a fazer arroz branco solto e perfeito
1 – Como fazer arroz branco?
Este é o segredo para um arroz branco solto e sempre no ponto perfeito.

Arroz branco solto
Ingredientes
- 1 Copo de arroz agulha
- 2 Copos de água
- ½ Cebola pequena picada
- q.b. Sal
- 1 colher de sopa de margarina
Modo de Preparação
- – Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- – Primeiro, deve colocar a margarina num tacho.
- – Depois, deve levar o tacho ao lume.
- – Em seguida, deve adicionar a cebola picada.
- – Posteriormente, deve deixar refogar temperando com sal.
- – Depois, quando a cebola estiver transparente, deve adicionar o arroz.
- – Em seguida, deve deixar fritar um pouco.
- – No imediato, acrescente os dois copos de água.
- – Posteriormente, deve deixar o arroz cozer sem mexer.
- – Aguarde até que a água evapore por completo.
- – Finalmente, deve desligar o lume e tapar.
- – Antes de servir, deixe que repouse 5 minutos.
- – Bom proveito!
Dados Nutricionais
2 – Quantas chávenas de arroz por pessoa?
Se vai receber convidados para um jantar em casa e não sabe estimar quantas chávenas de arroz deve destinar por pessoa, tenha uma medida geral por pessoa. Para cada convidado, deve estimar meia chávena de arroz. Essa é a referência base por pessoa. Após ter o arroz cozido, irá resultar em cerca de três chávenas de arroz por pessoa, aproximadamente.
3 – Qual é a medida de água mais indicada?
Regra geral, devemos usar a medida “1 para 2”. Desta forma, para cada medida de arroz, deve destinar duas de água. Contudo, há variedades de arroz que necessitam de outras quantidades.
O arroz de grão mais longo precisa de ser cozido em mais água, já o arroz de grão menor requer menos água. Se quer ter referências gerais de quantidades, tenha em conta:
- Use 2 chávenas de água para arroz carolino, arroz agulha, arroz jasmine, e arroz basmati
- Use 1 chávena e 1/4 de água para arroz sushi japonês
- Use 2 chávenas e ½ de água para arroz integral
- Use 4 chávenas de água para arroz selvagem
4 – Geralmente, quanto tempo demora a cozer o arroz?
Após fazer o refogado e juntar o arroz, mexa o arroz, junte a água, tempere com sal e tape o recipiente. Em seguida, deve deixar cozer em lume brando durante 10 a 12 minutos aproximadamente.
5 – Quanto tempo demora a cozer o arroz-agulha?
É o tipo de arroz que fica sempre bem e soltinho. O arroz-agulha é o típico arroz branco. É um arroz composto por grãos soltos e secos, muito fácil de cozer. Esta variedade de arroz tende a ser aconselhada para acompanhamento simples.
O tempo médio de cozedura deste arroz situa-se entre os 10 a 12 minutos. Contudo, este é um valor de referência. Deve sempre ler as indicações presentes na embalagem do arroz que usar.
Aprenda a preparar:
6 – Quanto tempo demora a cozer o arroz carolino?
Este é o tipo de arroz mais comum em Portugal. Durante a confeção, o arroz carolino absorve totalmente a água e os temperos. Por isso, facilmente se torna num arroz muito saboroso. Este arroz é perfeito para fazer pratos de arroz malandro.
Após ser cozido, o grão fica envolto num molho cremoso. O tempo médio de cozedura deste arroz situa-se entre os 10 a 12 minutos. No entanto, este é um valor de referência. Antes de cozinhar, deve ler primeiro as indicações que se encontram na embalagem do arroz destinado à confeção.
7 – A lavagem do arroz é obrigatória?
Não. Lavar o arroz é uma questão de opção. Se optar por lavar o arroz, irá retirar-lhe a goma (ou amido). Existem receitas de arroz que pretendem um arroz mais “pegajoso”. Por isso, será necessário uma lavagem mais rápida. Por exemplo, acontece com o caso do arroz de marisco, o arroz de polvo ou até o arroz-doce.
8 – É essencial fazer o refogado?
Não, mas é uma estratégia que visa enriquecer o sabor do arroz. A recomendação é que leve a refogar a cebola e/ou o alho picado num pouco de azeite (ou manteiga).
O refogado deve ser realizado em lume bem forte. Posteriormente, junte o arroz ao refogado e envolva-o bem para que absorva os sabores. Só depois é que deve juntar a água e fazer o tempero com sal.