Preparar um arroz branco soltinho e perfeito pode ser mais fácil do que imagina. Surpreenda a sua família e amigos com este acompanhamento delicioso. O arroz é um dos complementos mais apreciados pela população mundial. Portanto, mesmo em Portugal, são inúmeros os apreciadores deste ingrediente. No entanto, mesmo quem o prepara regularmente para as suas refeições, comete erros, apresentando um arroz empapado, sem sabor, por vezes até queimado!
Esses problemas deixam de acontecer a quem domina a técnica adequada que assegura um acompanhamento de excelência. Se quer aprender a fazer um arroz na perfeição, só tem de deixar-se orientar por este Guia para um arroz impecável. Ficará sempre soltinho, saboroso, perfumado e irresistível.
Aprenda a fazer arroz branco soltinho como um Chef

A maioria das pessoas não resiste a um arroz branco solto. Este é um dos acompanhamentos mais populares do mundo. Ele pode servir de acompanhamento a pratos muito distintos, de carne ou peixe.
Se quer que o seu arroz saia sempre perfeito, tem que seguir algumas etapas. Há diversos erros cometidos que fazem com que o arroz fique empapado, sem sabor, queimado.
Contudo, com o passo a passo correto, não terá razões de queixa. É possível preparar um arroz delicioso em pouco menos de meia hora. Fique a conhecer algumas dicas para um arroz de comer e chorar por mais, solto, com textura leve e uma sabor equilibrado e agradável.
1 – Qual a proporção mais indicada?
Sempre que se faz arroz branco do tipo agulha deve usar 1 medida de arroz para 2 medidas de água ou caldo. Por exemplo, para cada chávena (de chá) de arroz, deve acrescentar 2 chávenas (chá) de água para o arroz ficar impecável.
2 – Qual o tempero mais adequado para usar?
É importante ter em conta que não existe uma regra relativamente ao tempero! Tradicionalmente, usa-se alho e cebola. Contudo, é importante ter em consideração que a cebola apresente uma enzima na sua composição que acelera a decomposição do arroz. Por isso, se tem a intenção de fazer o arroz em abundância, para ter um acompanhamento para a semana, deve evitar recorrer a cebola fresca.
Nesse caso, é preferível utilizar cebola flocada ou fazer o arroz com alho-francês. Pode ainda recorrer a uma pitada de açafrão-da-terra para deixar o arroz com uma tonalidade amarela e um sabor agradável. Pode ainda acrescentar salsa para tornar o acompanhamento mais bonito e saboroso.

3 – Qual é a panela mais indicada?
Idealmente, deve utilizar uma panela onde o arroz possa ficar bem espalhado no fundo, como uma frigideira, porque dessa forma o arroz não irá ficar em cima do outro, o que permite acelerar o cozimento e permite que os grãos não quebrem por ficarem amassados. Por isso, o arroz ficará bem soltinho. Contudo, também pode usar uma panela de fundo grosso. Este item permite distribuir melhor o calor, de modo uniforme, o que impede que o arroz queime no fundo da panela, o que implicaria que o arroz cozinhasse de forma desigual.
4 – Deve refogar o arroz?
É fundamental refogar o arroz com os temperos até que ele frite na panela, fique transparente, porque assim o amido dentro dele é libertado, o que deixará o arroz soltinho.
5 – Devo usar água fria ou água quente?
Idealmente, deve colocar sempre a água quente (ou morna). Usar água fria é um erro, porque o arroz leva a um choque térmico e isso faz com que ele demore mais a cozinhar.
6 – Devo ou não colocar a tampa?
Sempre que cozinhar o arroz deve fazê-lo com a tampa semi-aberta. Pode deixar a panela 100% tapada, se a tampa tiver saída de vapor. É importante permitir que o vapor saia, lentamente. Dessa forma, o arroz irá cozinhar por completo sem necessitar de mais adição de água.
Aprenda mais sobre este acompanhamento:
- Evite os 10 erros mais frequentes a confecionar arroz
- Lavar o arroz: sim ou não?
- Quanto tempo dura o arroz no frigorífico?
7 – O que fazer no final?
Após o arroz terminar de cozinhar e a água desaparecer, primeiro, desligue o fogo. Em seguida, coloque a tampa. Posteriormente, deixe o arroz a descansar por 10 minutos, pelo menos, porque o vapor irá continuar a cozinhar o arroz até ficar no ponto.

Receita do Arroz Perfeito
Ingredientes
- 2 dentes de alho
- 1/2 cebola picada
- 2 chávenas de chá de Água
- 1 chávena de chá de Arroz
- 1 c. de chá de sal
- 1 c. de sopa de Azeite
- 1 Pitada de Açafrão da Terra
- Salsinha a gosto
Modo de Preparação
- – Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- – Primeiro, coloque o azeite numa panela.
- – Depois, assim que aquecer, acrescente a cebola picada.
- – No imediato, deixe que refogue em lume brando, até que fique transparente,
- – Posteriormente, junte o alho e refogue por mais 1 minuto.
- – Então, adicione o arroz à panela.
- – Em seguida, faça o tempero com sal e açafrão.
- – Depois, deixe refogue até que comece a ouvir o barulhinho do arroz a fritar.
- – Posteriormente, aguarde até que ele fique transparente.
- – No imediato, junte a água quente e misture rapidamente.
- – Em seguida, coloque a tampa semiaberta.
- – Então, deixe que cozinhe em lume brando por 15 a 20 minutos.
- – Idealmente, aguarde até que a água seque.
- – Após a água secar, prove o arroz e analise o sabor e se ele já está macio.
- – Tenha em conta que pode ser necessário mais sal ou outros temperos.
- – Então, junte um pouco de salsinha, misture bem e desligue o lume.
- – Posteriormente, volte a tapar a panela.
- – Em seguida, deixe o arroz cozinhar por mais 10 minutos.
- – O arroz irá ficar no ponto ideal apenas no vapor residual.
- – Bom proveito!
Dados Nutricionais