A cozinha portuguesa possui inúmeros tesouros gastronómicos que gostamos de ter na nossa mesa com grande frequência. Um dos mais deliciosos é, sem dúvida, a Francesinha à moda do Porto.
Este prato típico da cidade do Porto consiste numa sanduíche que pode ser realizada de diferentes formas mas que, normalmente, tem na sua constituição: duas fatias de pão, salsicha fresca, linguiça, bife de vaca e fiambre.
A qualidade das carnes e do pão são muito importantes na concretização do produto final. Perceba porquê!

Caraterísticas
Queijo:
No topo desta deliciosa massagem para o coração, há uma cobertura quase totalmente feita com queijo que, no forno, facilmente fica derretido e com um aspeto pecaminoso, que os mais gulosos são impelidos a atacar no primeiro vislumbre do petisco.
Molho:
É seguramente o seu componente mais importante, diríamos mesmo: a alma da Francesinha! Existem diversas variantes do molho mas, habitualmente, usa-se pelo menos tomate, cerveja e piripiri. Como o segredo da Francesinha está no molho, existem inúmeras variantes como, por exemplo, incluir molho de marisco, licores, vinho do Porto, whisky ou diversas especiarias.

Complementos/Acompanhamentos:
Colocar o ovo no topo da francesinha é como colocar a cereja no topo do bolo. Uma francesinha merece esse mimo. Além disso, há as batatas fritas e a cerveja bem fresquinha. Sem estas a acompanhar, a francesinha ficará a sentir-se tão só e melancólica que já não irá desfilar com tanta alegria pelo nosso sistema digestivo.
História
Sendo a Francesinha um prato tradicional tão emblemático e popular, de uma cidade tão marcante como é o Porto, é natural que surjam diferentes estórias em torno da história do famoso petisco portuense.

Alguns defendem que o autor desta criação foi Daniel David Silva que, após ter estado emigrado em França, terá confecionado um produto nacional, tendo por base todas as influências da cidade parisiense, inspirando-se nomeadamente no croque-monsieur.
Já em 1953, aproximadamente, surge a Francesinha no restaurante A Regaleira, situado na rua do Bonjardim no Porto. O estabelecimento publicita que o notável petisco foi criado no seu espaço.
O nome “Francesinha”
A lenda que ficou para a história é que o nome “Francesinha” se deve a este ser um petisco com piri-piri e, por isso, picante característica que Daniel David Silva relacionaria com as mulheres francesas, para ele as mais “picantes”.

Importância e reputação internacional
Esta é uma das grandes curiosidades gastronómicas que a cidade do Porto coloca à disposição dos inúmeros turistas que, diariamente, visitam a Invicta. Juntamente com as Tripas e o Vinho do Porto, a Francesinha é uma das três grandes embaixadoras gastronómicas portuenses.
Esta iguaria já foi considerada por diferentes órgãos de comunicação internacionais uma das melhores sanduíches de todo o mundo, nomeadamente pelo conhecido sítio Aol Travel. Nesta eleição, partilhou o palco com sandes como: Cemita (México), Chip Butty (Reino Unido), Gelato Sandwich (Itália), Kati Roll (Índia), Pan Bagnat, (França), Roujimao (China), Smorrebrod (Dinamarca), Taco (Estados Unidos da América).
Assim, podemos afirmar com convicção que a Francesinha é a rainha das sanduíches, com o molho a servir como manto, a batata como ceptro e o ovo como coroa. A cerveja dourada e fresquinha é o seu tesouro. Para nós, portugueses, é sem dúvida a melhor do mundo!

Diversidade e versatilidade
O sucesso da Francesinha é tanto que é fácil haver a tentação de colocar o nome de “Francesinha” às mais variadas invenções: com diferentes tipos de carne, com camarão, vegetarianas, entre outras. Existe, assim, diversidade e, embora algumas variantes possam ser consideradas legítimas, outras deviam ser consideradas uma verdadeira heresia e blasfémia.
A Francesinha pode ser escolhida como refeição de almoço ou jantar, mas também como lanche ou ceia. Aliás, quando há grandes grupos, de famílias ou de amigos, muitas vezes é escolhida “Francesinha” por ser ideal para comer, enquanto se confraterniza.
(cont.)
A sua opinião importa, gostou deste artigo ?
Clique nas Estrelas para classificar
Classificação média 4 / 5. Numero de classificações: 4
[…] não quer aprender a fazer molho de francesinha ou a melhor francesinha à moda do Porto, apresentamos-lhe 10 sugestões […]