A cozinha portuguesa possui inúmeros tesouros gastronómicos que gostamos de ter na nossa mesa com grande frequência. Um dos mais deliciosos é, sem dúvida, a Francesinha à moda do Porto.
Este prato típico da cidade do Porto consiste numa sanduíche que pode ser realizada de diferentes formas mas que, normalmente, tem na sua constituição: duas fatias de pão, salsicha fresca, linguiça, bife de vaca e fiambre. A qualidade das carnes e do pão são muito importantes na concretização do produto final. Perceba porquê!

Caraterísticas
Queijo:
No topo desta deliciosa massagem para o coração, há uma cobertura quase totalmente feita com queijo que, no forno, facilmente fica derretido e com um aspeto pecaminoso, que os mais gulosos são impelidos a atacar no primeiro vislumbre do petisco.
Molho:
É seguramente o seu componente mais importante, diríamos mesmo: a alma da Francesinha! Existem diversas variantes do molho mas, habitualmente, usa-se pelo menos tomate, cerveja e piripiri. Como o segredo da Francesinha está no molho, existem inúmeras variantes como, por exemplo, incluir molho de marisco, licores, vinho do Porto, whisky ou diversas especiarias.

Complementos/Acompanhamentos:
Colocar o ovo no topo da francesinha é como colocar a cereja no topo do bolo. Uma francesinha merece esse mimo. Além disso, há as batatas fritas e a cerveja bem fresquinha. Sem estas a acompanhar, a francesinha ficará a sentir-se tão só e melancólica que já não irá desfilar com tanta alegria pelo nosso sistema digestivo.
História
Sendo a Francesinha um prato tradicional tão emblemático e popular, de uma cidade tão marcante como é o Porto, é natural que surjam diferentes estórias em torno da história do famoso petisco portuense.

Alguns defendem que o autor desta criação foi Daniel David Silva que, após ter estado emigrado em França, terá confecionado um produto nacional, tendo por base todas as influências da cidade parisiense, inspirando-se nomeadamente no croque-monsieur.
Já em 1953, aproximadamente, surge a Francesinha no restaurante A Regaleira, situado na rua do Bonjardim no Porto. O estabelecimento publicita que o notável petisco foi criado no seu espaço.
O nome “Francesinha”
A lenda que ficou para a história é que o nome “Francesinha” se deve a este ser um petisco com piri-piri e, por isso, picante característica que Daniel David Silva relacionaria com as mulheres francesas, para ele as mais “picantes”.

Importância e reputação internacional
Esta é uma das grandes curiosidades gastronómicas que a cidade do Porto coloca à disposição dos inúmeros turistas que, diariamente, visitam a Invicta. Juntamente com as Tripas e o Vinho do Porto, a Francesinha é uma das três grandes embaixadoras gastronómicas portuenses.
Esta iguaria já foi considerada por diferentes órgãos de comunicação internacionais uma das melhores sanduíches de todo o mundo, nomeadamente pelo conhecido sítio Aol Travel. Nesta eleição, partilhou o palco com sandes como: Cemita (México), Chip Butty (Reino Unido), Gelato Sandwich (Itália), Kati Roll (Índia), Pan Bagnat, (França), Roujimao (China), Smorrebrod (Dinamarca), Taco (Estados Unidos da América).
Assim, podemos afirmar com convicção que a Francesinha é a rainha das sanduíches, com o molho a servir como manto, a batata como ceptro e o ovo como coroa. A cerveja dourada e fresquinha é o seu tesouro. Para nós, portugueses, é sem dúvida a melhor do mundo!

Diversidade e versatilidade
O sucesso da Francesinha é tanto que é fácil haver a tentação de colocar o nome de “Francesinha” às mais variadas invenções: com diferentes tipos de carne, com camarão, vegetarianas, entre outras. Existe, assim, diversidade e, embora algumas variantes possam ser consideradas legítimas, outras deviam ser consideradas uma verdadeira heresia e blasfémia.
A Francesinha pode ser escolhida como refeição de almoço ou jantar, mas também como lanche ou ceia. Aliás, quando há grandes grupos, de famílias ou de amigos, muitas vezes é escolhida “Francesinha” por ser ideal para comer, enquanto se confraterniza.
Calorias
Este é um produto extremamente calórico, por isso convém não abusar na frequência com que se escolhe esta sanduíche como refeição. São cerca de 900 kcal (!), isto não contando com o ovo e as batatas. Caso opte por uma francesinha completa, como tudo a que tem direito, então os valores aumentam para umas assustadoras 1450 kcal.
Mas relaxe, pois para queimar essas kcal basta correr 21 kms ou, se preferir, uma meia-maratona!…

Onde comer?
Porto
No Porto, existem alguns estabelecimentos com uma ótima francesinha. Entre eles estão:
– Bufete Fase;
– Café Santiago;
– Café São Nicolau;
– Capa Negra;
– Duvália;
– Gambamar;
– Lado B;
– Mon Ami;
– Restaurante O Afonso.
Francesinha Poveira
Na Póvoa de Varzim, surgiu uma variante da sanduíche portuense. Consta-se que foi no ano de 1962 que a casa Guarda-Sol, na Póvoa de Varzim, inspirada pelo sucesso da Francesinha, fez uma produção local. Recorreu a um pão em formato de cacete para criar a “francesinha poveira”. Esta consistia em pão cacete barrado com um molho picante. Era uma sanduíche comum, comida à mão.
Ora, o sucesso da Francesinha Portuense levou a que hoje seja colocado mais molho, implicando que a Francesinha Poveira seja também comida de faca e garfo.

Curiosidade
O restaurante A Regaleira, onde terá nascido a francesinha, fechou em 2018. Este histórico restaurante abriu portas no ano de 1934 e manteve-se em funcionamento até ao dia 31 de maio de 2018. O prédio onde o estabelecimento estava instalado foi vendido. A revogação do contrato de arrendamento foi o motivo para o desaparecimento do estabelecimento e assim um pedaço de história se perdeu.
Na sua forma original, a francesinha d’A Regaleira era feita com pão bijou e bife de perna de porco (a carne era assada). Depois de tantos anos a deliciar os portuenses, a casa fechou portas com esperança de reabrir noutro local.
Como fazer Francesinha à moda do Porto
A qualidade das carnes
As carnes usadas são muito importantes, pois, quanto melhor for a qualidade das carnes escolhidas para a francesinha, mais saborosa ela se torna.

A escolha do pão
O mesmo pode ser dito acerca do pão, pois este é um elemento-chave na Francesinha. Embora possam surgir versões distintas da francesinha (pão rústico, pão de forma, pão de torrada, entre outras versões).
Pré-aqueça o forno
Faça-o com 10 minutos de antecedência, no mínimo. Ao recorrer ao forno, ele já deve estar bem quente.

O molho
Na francesinha há algo que é verdadeiramente fundamental, o molho. Sem o molho, uma francesinha seria uma sande comum, rica, saborosa, mas nada de extraordinário. Contudo, uma francesinha é um prato mítico pelo molho. Um molho caseiro revela-se o segredo para a francesinha se tornar num petisco incrível.
O ovo
O ovo no topo da francesinha não está na origem deste prato típico. Contudo, foi um elemento que começou a ser colocado e que muitos gostam e outros acham exagerado. Por isso, fica ao seu critério a sua colocação.

Batatas fritas
As batatas fritas são um elemento importante numa francesinha. Embora muitos peçam apenas a sande e o molho, outros defendem que as batatas fritas a acompanhar são essenciais, pois permitem ter mais formas de saborear o molho…
Acompanhamento
Uma salada de alface e tomar permite dar a sensação que se está perante uma refeição saudável. É boa para enganar a mente…

Receita de Francesinha à moda do Porto
Ingredientes
Molho (para 2 pessoas)
– 2 folhas de louro
– 1 caldo Knorr
– 1 cerveja
– 1 cálice de vinho do porto
– 2 c. de sopa de polpa de tomate
– 1 c. de sopa de margarina
– 1 c. de sopa de Maizena
– 1/2 copo de leite
– Piripiri q.b.
– Ovo estrelado (opcional)
Sanduíche (para 1 pessoa)
– 2 fatias de pão de forma (para torradas)
– 1 bife
– Fiambre, q.b.
– Linguiça, q.b.
– Salsichas, q.b.
– Queijo, q.b.
Modo de Preparação
Molho
– Leve um tacho ao lume e reúna os outros ingredientes, não juntando ainda o leite e a maizena.
– Coloque o caldo knorr a dissolver na cerveja e mexa por 5 minutos.
– À parte, dissolva a maizena, recorrendo ao leite frio. Junte ao preparado e mexa, deixando engrossar.
– Retire o louro e triture bem com a varinha mágica.
– Leve ao lume, por mais um pouco. Reserve.
Sanduíche
– Coloque o fiambre no pão.
– Junte o bife grelhado e acrescente uma salsicha cortada a meio (colocando-as na vertical).
– Adicione a linguiça e corte igualmente a meio (colocando, também, na vertical).
– Coloque o pão no topo da sanduíche e adicione o ovo estrelado (opcional).
– Cubra com fatias de queijo, regue com o molho e leve ao forno por 15 minutos.

Receita de francesinha
Ingredientes
Ingredientes para o molho:
– 1 cerveja
– 2 folhas de louro
– 1 cubo de caldo de carne
– 1 cálice de vinho do porto
– 1/2 copo de leite
– 2 c. sopa de polpa de tomate
– 1 c. sopa de margarina
– 1 c. sopa de amido de milho
– Piripiri q.b.
Ingredientes para a sanduíche:
– 2 fatias de pão-de forma alto (de torradas)
– 1 salsicha fresca
– 1 linguiça
– 1 bife
– Fiambre q.b.
– Queijo q.b.
Modo de Preparação
– Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
– Primeiro, dissolva o caldo de carne na cerveja.
– Em seguida, leve ao lume.
– Adicione os outros ingredientes (menos o amido de milho e o leite)
– Depois, mexa durante 5 minutos.
– À parte, dissolva o amido de milho no leite frio.
– Em seguida, adicione ao preparado anterior, vá mexendo até engrossar.
– Posteriormente, retire o louro.
– Em seguida, com a varinha mágica, triture bem o preparado.
– Depois, leve ao lume médio durante alguns minutos, reserve.
– Entretanto, para a sanduíche, colocar primeiro 1 fatia de pão.
– Depois, por cima coloque 1 fatia de fiambre.
– Em seguida, faça o mesmo com o bife grelhado.
– Depois, por cima, a salsicha e a linguiça cortadas ao meio (na vertical).
– Posteriormente, tape tudo com a outra fatia de pão.
– Finalmente, cubra a sanduíche com fatias de queijo, em todos os lados.
– Idealmente, as fatias de queijo devem tapar todo o pão.
– Posteriormente, regue a sande com o molho e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus.
– Depois, aguarde cerca de 10 minutos.
– Se desejar, antes de servir coloque um ovo estrelado por cima (opcional).
– Bom proveito!
Comentários 4