Aprenda a fazer a massa perfeita. Um dos ingredientes mais comuns, usado em diversas receitas destinadas às refeições principais é a massa. No entanto, este produto que tantos cozinham muitas vezes é frequentemente feito de modo inadequado, ficando muito longe da perfeição.
Há vários erros que são cometidos e que levam a que o produto final não esteja como o de um verdadeiro chef. Quer saber quais são esses erros e como pode evitá-los? Quer saber como se deve fazer a melhor massa do mundo? Então, continue a ler!

Aprenda a fazer a massa perfeita
Use o material mais adequado
É importante ter em conta a proporção entre massa e água. Pensar e escolher uma panela grande o suficiente para receber a quantidade de massa desejada.
Pretende-se que o glúten presente na massa endureça o mais rapidamente possível, depois da massa ser colocada na água a ferver. A panela deve ter tamanho suficiente para permitir uma recuperação mais rápida da fervura.
Leia também: 3 receitas de massa com atum para refeições práticas e deliciosas

Sal fino ou sal grosso
Opte por usar generosamente sal grosso. Coloque o sal na água a ferver, mesmo antes de introduzir a massa.
Evite usar metal
Deve optar por usar uma colher de pau ou de plástico para mexer a massa. Não use um utensílio de metal, pois este interfere na temperatura da água, interrompendo a sua fervura.
Lume estratégico
O lume deve ser usado de modo estratégico. Ele deve ser muito forte no início até ao momento da fervura, para depois ser colocada a massa na água a ferver. Depois, o lume deve ser reduzido para que seja efetuada uma cozedura moderada.

Tempo de cozedura bem calculado
Não deve seguir os mesmos tempos de cozedura sempre que faz massa. Diferentes marcas, diferentes exigências. Deve seguir os tempos recomendados pelas marcas. Contudo, deve sempre testar se a massa está no ponto ideal de cozedura, provando-a antes de retirar do lume.
Passar por água corrente fria!
Depois de cozida, a massa deve ser passada por água corrente fria. Para manter a massa al dente, deve retirá-la da cozedura com uma antecedência de 1 a 2 minutos, antes do tempo indicado na embalagem.
Contudo, há quem prefira que a massa não esteja al dente, mas sim mais cozida. Tenha em conta esse aspeto e faça-o conforme o gosto da maioria. Pode ainda colocar a massa num recipiente largo, regar a massa com um fio de azeite e deixar que ela arrefeça à temperatura ambiente (ou, em alternativa, colocá-la no frigorífico).

Conceda à massa o espaço de que ela necessita
É importante que a massa tenha o máximo de espaço possível para arrefecer rapidamente. Assim, ela não ficará em camadas. Basta que fique 15 minutos à temperatura ambiente.
Massa seca, mas com qualidade
Para testar se a massa seca é de boa qualidade, deve colocar num copo um pouco da água da cozedura e verificar a transparência. Quanto mais límpida a água se mostrar, melhor será a qualidade da massa. A massa de milho é um caso distinto, pois com ela a água deve ficar branca/amarelada no final da cozedura.

Atenção à cor
Depois de cozida, a massa seca deve apresentar uma cor ligeiramente âmbar e não deve apresentar fendas. O volume da massa deve ainda aumentar substancialmente.
Leia também: 4 maravilhosas receitas de esparguete com natas
Cozedura certa
Uma boa cozedura conserva as qualidades da massa, o seu sabor e as suas propriedades (minerais, enzimáticas e vitamínicas).

A cozedura não quer gordura
A qualidade das massas comercializadas no nosso país assegura uma massa bem cozida. No momento de cozer, não há necessidade de introduzir na água gordura. Assim, não é necessário colocar manteiga ou azeite durante o processo da cozedura. No entanto, no final da cozedura, para que a massa se mantenha solta, deve colocar um fio de azeite.
Temperatura ambiente q.b.
Tente criar as condições ideais para fazer a massa num contexto favorável, ou seja, à temperatura ambiente. Evite cozinhar a massa num ambiente demasiado quente ou demasiado frio.