Aprenda a cozinhar massa como um Chef italiano. A massa é um ingrediente fantástico que permite diversas receitas. É um dos produtos mais consumidos em todo o mundo. Há um povo que se tornou especialista em massa: são os italianos com a sua famosa pasta. E eles ensinam que as massas devem ser ingeridas “al dente”.
O Dia Mundial das Massas é celebrado anualmente, a 25 de outubro. É um momento especial que concede ao alimento a importância que ele merece. Este dia foi instituído pela International Pasta Organization, no ano de 1998. A massa, ou a pasta, como dizem os italianos, não é um mero acompanhamento. É a protagonista do prato, dividindo os holofotes com o molho que acompanha a massa, no prato principal.

Aprenda a cozinhar massa como um Chef italiano
Gosta de esparguete ou spaghetti? Saiba que não deve partir o esparguete antes de o colocar a cozer, nem deve comer pasta com a faca na mão. Se queremos uma massa perfeita, devemos procurar aprender ao máximo com os italianos, pois eles fazem a sua pasta al dente atingir a perfeição.
Leia também: 3 receitas de massa com atum para refeições práticas e deliciosas
Os italianos fazem pasta com arte. Um bom prato de massa, pode ser como um quadro, uma escultura, um poema. Pode ter alma, pode ter arte. Quando é bem confecionada, a massa ou pasta representa uma obra de arte.

O sal deve ser adicionado na água a ferver
Junte o sal à água no momento da fervura. Se colocar o sal antes do momento da fervura, a água leva mais tempo a ferver. Se a água estiver salgada, demora mais tempo até atingir os 100ºC, por isso nunca se deve adicionar o sal, logo no início.

Não parta o esparguete, antes de o cozer
Muitos partem o esparguete antes de o colocar a cozer, ato feito com a intenção de acelerar o processo de cozedura. Os italianos acham que tal gesto é um homicídio ao spaghetti. A paciência é uma virtude e há coisas que devem levar o seu tempo.
Devemos, por isso, dar tempo ao esparguete para este se curvar de forma natural. Comer esparguete é uma experiência distinta. Enrolar o esparguete no garfo faz parte da experiência de comer esparguete. Partir o esparguete equivale a comer um hambúrguer de faca e garfo.

É um erro grave pedir uma faca para cortar a massa
Se pretendemos cozinhar massa como um italiano, devemos comer a massa como um italiano. A pasta é para ser comida sem faca para a cortar ao meio. O esparguete é para ser comido inteira, só enrolado no garfo.
É preciso respeitar a essência dos pratos. Tal como deve haver um esforço para comer com pauzinhos, quando se come num restaurante chinês ou japonês. Assim, também se deve respeitar a comida italiana e não recorrer a uma faca para cortar o esparguete.

Escorrer a massa com um garfo de plástico
No momento da cozedura, deve escorrer o esparguete com um garfo de plástico. Não o faça com um garfo de metal, pois eles não são tão eficazes, nem benéficos. O spaghetti escorrega bem mais quando se usa um garfo de metal.
Além disso, quando se usa utensílios de metal, estamos a alterar a temperatura da água. Depois, eles deixam sempre algum químico na água, no momento em tocam numa panela de metal por exemplo.
Leia também: 4 maravilhosas receitas de esparguete com natas
O esparguete deve ser retirado e escorrido gradualmente. Pode usar antes um garfo específico para esparguete que pode ser de madeira ou, se o molho estiver quente, pode usar um de plástico. Se forem molhos frios, a massa pode ser escorrida com o molho de uma só vez.

Só quando o molho está pronto é que se deve cozer a massa / a pasta
O molho mantém a temperatura por mais tempo. Por isso, a massa deve ser o último ingrediente a ser preparado. Apenas demora 10 minutos e arrefece mais rápido. Só se deve cozer a pasta, depois do molho estar completamente pronto.
A massa vai perdendo elasticidade à medida que o tempo passa. Se a cozerem antes do molho estar acabado, ela pode perder elasticidade. Além disso, fica menos brilhante e adquire viscosidade, uma substância gelatinosa que faz mal e deve ser evitada. A massa boa é servida no momento, devendo estar al dente e firme.