Fazer massa regularmente não é o mesmo que fazer bem massa. Há erros que são constantemente cometidos. Faça massa como um chef! Aprenda a cozinhar massa: 6 erros a evitar. A massa é um dos ingredientes mais especiais e mais populares no mundo inteiro. Apesar de os italianos serem um dos povos especialista neste ingrediente, estando na origem de muitas das suas receitas mais emblemáticas, a massa é um ingrediente bastante usado em todo o planeta.
São vários os tipos de massa e todas elas podem ficar perfeitas numa refeição deliciosa. Também é um ingrediente que fica particularmente bem acompanhado por molhos. A massa é uma refeição bastante comum.
No entanto, são cometidos bastantes erros na sua confeção, culminando numa refeição longe da perfeição pretendida. É frequente ficar demasiado cozida, mole, sem graça, sem gosto, pastosa, a colar, entre outros problemas que surgem quando são cometidos erros.
Aprenda a cozinhar massa: 6 erros a evitar

Tipos de massa
Existem diferentes tipos de massa. Cada versão tem a sua especificidade; cada massa implica tempos de cozimento distintos. São mais de 500 tipos de massa diferentes. Seria fastidioso estar a enumerar todos. Podemos, no entanto, mencionar alguns dos mais populares.
A massa Alfabeto: quem nunca comeu uma sopa de letras? A massa Canelone que é uma massa de paredes grossas, com formato tubular e abertura larga que pode ser recheada a gosto. A massa Esparguete que é das mais populares e comuns. É fina, longa, seca e redonda, ficando irresistível com carne picada e molhos de tomate.
Leia também:
- 3 receitas de arroz de marisco para comer e chorar por mais
- Aprenda a fazer os 4 molhos mais famosos. Tome nota!
- 3 das melhores receitas de frango assado no forno. Tome nota!
- As melhores batatas assadas com ervas aromáticas de sempre
A Farfalle que é outra opção popular, destacando-se por ter o formato de laço. A Fettuccine que é uma massa longa, achatada e cortada em tiras. A massa Fusili é ainda outra opção bastante comum, com formato em espiral. A massa Lasanha é uma massa achatada e larga, que protagoniza um dos pratos mais populares do planeta, sendo recheada com carne ou com legumes e carne, podendo ser acompanhada por molhos de queijo, tomate ou outros.
A massa Penne tem forma de tubo, de tamanho mediano e com paredes grossas. A massa Ravioli que é de formato quadrado, achatada e apresenta ondulações nas extremidades. A Tagliatelle que é uma massa longa, como a esparguete, mas tem uma forma retangular.

Espaço
Deve escolher uma panela grande, que permita espaço. É comum colocar-se a massa em panelas pequenas, mas é um erro. A massa precisa de espaço para se movimentar e ficar perfeita.
Tempero
Pode colocar generosamente sal na água, pelo menos uma ou duas colheres de sopa de sal. Coloque o sal apenas após a água a ferver e antes de colocar a massa. Se colocar o sal em água fria, irá demorar mais tempo a chegar ao momento da fervura.
Como muito do sal não é absorvido pela massa, é seguro usar esse sal. Sem exagero! O sal também impede que a massa cole entre si e fique pegajosa, além de a tornar bem mais saborosa!
A colocação da massa
Não coloque a massa em água fria. Esse é um erro comum. Faça-o apenas depois da água ferver, após temperar a água com sal. Assim, irá cozer da forma correta, sem prejudicar a qualidade da massa.

Evite o azeite no início
A água, no início, deve estar sem qualquer ingrediente. Deve ferver e ser temperada com sal. Não coloque azeite ou óleo na água, pois a massa fica gordurosa e nem absorve bem o molho.
Coloque a massa na água fervente e mexa ocasionalmente para ela ficar bem solta, mas sem exagerar.
Água fria
Depois de cozer a massa, não a passe por água fria. Muitos fazem-no, mas é um erro que lhe rouba boa parte do sabor e do amido, fazendo com que a massa perca qualidades. O amido é amigo, pois ajuda a massa a ficar com a textura perfeita, além de permitir que a massa absorva o molho.
Pode colocar a massa a escorrer numa peneira ou num escorredor. Depois, acompanhe-a com o molho que desejar.
O molho
Se a massa for acompanhada por molho, deve retirar a massa mais cedo. Antecipe a retirada da massa, em cerca de 2 minutos, tendo em conta os valores recomendados na embalagem.
Depois, coloque a massa junto do molho e finalize a cozedura da massa nesse molho. Assim, a massa irá absorver melhor os sabores. Adicione um pouco de água, se o molho engrossar muito.

NCultura
Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pelo mundo, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…