Conheça as técnicas e os truques essenciais para obter polvo tenro e saboroso, mesmo quando não é fresco. Aprenda a cozer polvo congelado na perfeição! O polvo é um alimento muito apreciado pelos portugueses, devido ao seu sabor e textura. Existem várias receitas a dar protagonismo a este ingrediente na gastronomia portuguesa.
Contudo, esses pratos não são fáceis de replicar quando se cometem erros, porque é difícil preparar o polvo. Frequentemente, o polvo calha mal, ficando duro, borrachoso.
É um autêntico desafio preparar o polvo congelado. Reunimos um conjunto de sugestões de especialistas que permitem a qualquer um preparar um polvo irresistível.
Aprenda a cozer polvo congelado na perfeição

Existem várias técnicas que prometem um polvo cozido tenro. No entanto, nem todas resultam na perfeição. O polvo está associado a vários mitos e a preparação do polvo congelado revela-se bastante menos simples do que se deseja.
No entanto, segundo os especialistas, há métodos que asseguram os resultados desejados. Portanto, se quer um polvo de comer e chorar por mais, basta analisar atentamente o presente artigo do NCultura.
O processo para descongelar
É necessário descongelar corretamente o polvo congelado, antes de o cozer. Idealmente, o polvo deve ser descongelado com uma antecedência de 24 horas, ficando no frigorífico. Esse processo de descongelação lento fará com que o polvo não perca a sua humidade e sabor.
O corte do polvo
Após o polvo ser descongelado, se quiser, pode usar uma faca bem afiada para separar os tentáculos do corpo do polvo. Deve colocar o polvo numa superfície plana, segurando-o bem, para cortar os tentáculos do polvo pela base.
Corte ainda a parte central e dura do corpo. Contudo, tenha em conta que esta parte não tem sabor. No entanto, a cabeça pode ser cozinhada com os tentáculos, porque se trata de uma parte muito saborosa.

A tinta e as vísceras
A remoção da bolsa de tinta do polvo (se ainda a tiver) é uma etapa importante. Para a retirar, deve abrir a cabeça. Depois, remova as vísceras e passe por água corrente. A bolsa de tinta deve ser retirada, antes de cozer o polvo. No entanto, pode ser utilizada no momento de fazer arroz ou molho de polvo.

Receita para cozer polvo congelado
Ingredientes
– 1 cebola
– 1 cabeça de alho
– 1 folha de louro
– 1 polvo (já descongelado por 24h, no frigorífico)
– Azeite a gosto
Modo de Preparação
– Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
– Primeiro, descasque a cebola e separe os dentes de alho da cabeça.
– Em seguida, leve uma panela com bastante água ao lume e deixe ferver.
– Posteriormente, com a água a ferver, faça a técnica do choque térmico.
– Mergulhe o polvo na água três vezes, pelo menos, para o amaciar.
– No último mergulho, deixe que o polvo permaneça na água para cozer.
– No imediato, adicione os aromáticos.
– Em seguida, deixe cozer até o polvo ficar macio.
Métodos para cozer polvo congelado numa panela
Se quiser cozinhar o polvo ainda congelado deve ter conhecimento de alguns dados. Um dos procedimentos mais comuns consiste em cozer o polvo congelado na panela, com água e determinados aromáticos.
O processo passa por encher uma panela com água, até ela atingir 2/3 da sua capacidade. Em seguida, leve ao lume até a água ferver. Depois, acrescente legumes e ervas ao seu gosto. Pode usar alimentos como: cebola, cenoura, alho francês, salsa, tomilho e pimenta.
Posteriormente, deve deixar que ferva em lume forte por 5 minutos, somente para que os aromas se libertem. Então, deve adicionar o polvo à água e aguardar que a água torne a ferver.
Depois, deve reduzir o lume e deixar cozinhar entre 20 e 45 minutos. O tempo varia, porque dependerá do tamanho do polvo. Contudo, ao longo do tempo, pode ir testando o nível de cozedura com a ajuda de um garfo.
O procedimento é simples. Primeiro, deve espetar o garfo na parte mais grossa do tentáculo. Depois, avalie, o polvo que deve estar macio e não desfeito. Posteriormente, retire o polvo da panela. Em seguida, escorra bem. No momento de servir o polvo cozido, ele já deve estar cortado em fatias.
Pode servir o polvo com arroz branco ou com arroz de tomate. Pode ainda ser servido com salada verde ou feijão frade. O polvo pode ser temperado com azeite, vinagre ou limão e salsa picada. Independentemente da sua opção, ficará uma iguaria irresistível.
Dicas para levar o polvo ao forno
– O polvo congelado pode ser cozinhado no forno. Assar o polvo permite que ele se apresente tenro por dentro e crocante por fora, ficando um petisco de comer e chorar por mais.
– Primeiro, deve assar o polvo por água para que fique cozido. Como se está a trabalhar com polvo congelado, o truque consiste em adicionar o polvo a água ainda fria e levar ao lume com aromáticos. Pode acrescentar uma cabeça de alho cortada, para que o polvo aqueça com a água aromatizada.
– Após o polvo estar cozido, pode levar o polvo ao forno com acompanhamentos, como, por exemplo, batatas cozidas e temperadas, para que fique com um assado pronto assim que terminar de o levar ao forno.
– Com o polvo cozido, pode cortá-lo em partes ou, se for pequeno, levá-lo inteiro ao forno juntamente com as batatinhas. Pré-aqueça o forno a cerca de 180ºC e leve o polvo e as batatas regados com azeite e com dentes de alho e folhas de louro a cozinhar, até o polvo estar dourado.
– Sirva o polvo regado com mais azeite, sumo de limão e salsa picada. Pode acompanhar com salada ou legumes grelhados, por exemplo.
Método para polvo congelado na panela de pressão
A panela de pressão revela-se uma forma rápida e prática de cozer polvo congelado. Este utensílio de cozinha reduz o tempo de cozedura significativamente. Além disso, assegura um polvo macio e suculento quando se realiza devidamente todas as etapas.
1- Primeiro, coloque o polvo na panela de pressão.
2- Em seguida, cubra-o com água.
3- Posteriormente, acrescente uma cebola inteira descascada.
4- No imediato, junte uma folha de louro, dentes de alho, sal e pimenta.
5- Então, feche a panela e leve ao lume alto até ela começar a apitar.
6- Depois, quando a panela começar a apitar, reduza o lume.
7- Em seguida, deixe cozinhar por 15 a 25 minutos.
8- Posteriormente, desligue o lume e aguarde que a pressão saia naturalmente.
9- Após a pressão ter saído, abra a panela.
10- No imediato, verifique se o polvo está cozido, com um garfo.
11- Espete-o na parte mais grossa do tentáculo.
12- Se o polvo ainda estiver duro, cozinhe por mais alguns minutos, como se estivesse a utilizar uma panela normal, sem a fechar.
13- Se estiver tenro, retire o polvo da panela e escorra bem.
14- Posteriormente, pode servir o polvo cozido com arroz, salada ou grelhado.
Estratégias para ter um polvo tenro e macio
Existem algumas dicas que permitem contribuir para que se tenha um polvo tenro e macio. Alguns foram usadas pelo povo ao longo de gerações, nomeadamente:
– Bater no polvo com um rolo da massa, antes de cozinhar. Este procedimento serve para quebrar as fibras musculares, ajudando-o a ficar mais suave.
– Outro método consiste em escaldar o polvo ainda congelado, levando-o a um banho de água fervente. Repita este procedimento três vezes, deixando-o por 5 segundos na água, após cada mergulho.
Este método visa promover um choque térmico que permite a amaciar o polvo e fazer com que ele possa soltar a sua própria água.
– Se o polvo for fresco, deve ser congelado, antes de ser cozinhado. Segundo os especialistas, esse momento no gelo permite que o polvo possa preservar a sua humidade e sabor.
– Também pode cozer o polvo com uma cebola inteira ou colocar uma rolha de cortiça na água, porque, segundo dizem, irá ajudar a amolecer o polvo…
Qual o tempo estimado para o polvo congelado cozer?
– O tempo de cozedura do polvo congelado não pode ser definido com rigor, porque pode variar bastante, consoante o peso do polvo e do método que se utiliza para o cozinhar.
– Para um polvo médio colocado numa panela normal, a cozer em água a ferver, podemos estimar entre 45 minutos até uma hora.
– Se o polvo for cozinhado na panela de pressão, o tempo será reduzido significativamente. Nesse caso, pode estimar 15 a 20 minutos. Um polvo menor irá necessitar de menos tempo. Um polvo maior irá necessitar de mais tempo para cozer. Portanto, o tempo necessário depende sempre do tamanho do polvo.
– Idealmente, deve sempre ir avaliando com o método do garfo acima indicado. Será a melhor forma de perceber se o polvo está ou não bem cozido.
Aprenda a cozinhar polvo na perfeição:
- Como fazer o melhor polvo frito para comer e chorar por mais
- Aprenda a fazer polvo cozido tenro e macio
- Como fazer polvo à lagareiro de comer e chorar por mais
Dicas para fazer o tempero do polvo e deixá-lo saboroso
– Os temperos que são utilizados podem fazer a diferença no sabor dos pratos. O polvo é um alimento que pode beneficiar bastante do sabor dos condimentos usados. Contudo, por norma, o sal é evitado em pratos com este molusco.
– No momento de cozinhar o polvo, a cebola é indispensável, porque confere um aroma e um paladar deliciosos. Outro ingrediente fundamental é o alho. Este ingrediente pode ser usado na cozedura e na finalização do prato.
O louro é outro tempero que não pode faltar no polvo, pois dá um sabor forte e marcante, que combina bem com a sua textura. Para cozinhar o polvo, os chefs recomendam ervas aromáticas robustas, intensas e duradouras. O louro é outro ingrediente a usar. Pode ainda colocar tomilho e alecrim. São sabores que combinam bem com o polvo.
– Após o polvo ficar cozido, recorra a ervas aromáticas mais delicadas. Pode ainda polvilhar com salsa picada ou com coentros. Se gosta de sabor picante, pode usar pimenta. Isso irá dar um toque distinto ao polvo.