Quer que o seu arroz fique sempre no ponto perfeito? Aprenda a cozer arroz com estas dicas incríveis e prepare para um acompanhamento de excelência! Existem diversos tipos de acompanhamento. No entanto, um dos mais populares do mundo é o arroz seco. Quando o arroz branco é bem preparado, apresenta-se soltinho, saboroso, ficando irresistível. No entanto, nem todos sabem cozinhar arroz.
No presente artigo, reunimos um conjunto de dicas que permite a qualquer um fazer um arroz de excelência. Por se tratar de um dos acompanhamentos mais consumidos na cozinha portuguesa, esta é uma habilidade fundamental. Saber cozinhar arroz permite complementar muitos pratos, nomeadamente rissóis, pastéis de bacalhau, bifes, hambúrgueres, costeletas, fêveras, douradinhos, entre muitas outras opções.
Aprenda a cozer arroz de forma perfeita
Apesar de representar um desafio difícil de superar para muitas pessoas, não é difícil preparar um arroz de qualidade. Muitas pessoas cometem erros que levam a que fique um arroz colado, insosso, até queimado. No entanto, quando se tem conhecimento de algumas dicas, poderá preparar um arroz perfeito, soltinho, delicioso, irresistível.

Diversidade de arrozes
Existem vários tipos de arroz que se pode usar, nomeadamente:
- basmati
- integral
- agulha
- carolino
- thai
- jasmim
- risotto
- entre outros.
Características
Cada tipo de arroz tem as suas especificidades. Os vários tipos de arroz requerem tempos de preparação distintos, devido ao facto de apresentarem diferentes caraterísticas. Antes de começar a cozinhar, convém escolher bem o tipo de arroz. Deve selecionar a opção mais adequada à receita que deseja preparar. Há alguns equipamentos e ingredientes indispensáveis para a confeção e preparação do arroz. Poderá necessitar de: arroz, água e uma panela. Para a preparação do arroz, deve começar por fazer a medida da quantidade de arroz que pretende fazer. Outra etapa importante consiste em lavar o arroz de modo a retirar o amido e a eliminar outras impurezas que o ingrediente possam apresentar.
Após a lavagem do arroz, coloque-o dentro da panela. Tenha em conta que deve existir o dobro da água em comparação com o do arroz. Por isso, se usar uma chávena de arroz, então, deve colocar duas chávenas de água. Se usar dois copos de arroz, então, deve colocar 4 copos de água. Se optar por usar arroz integral, então deve ter em conta que as medidas são distintas. Nesse caso, será necessário colocar mais água. Por exemplo, colocar 2,5 de água ou 3 de água, para cada 1 chávena de arroz integral. Posteriormente, deve deixar o arroz cozinhar até a água evaporar. Como foi referido anteriormente, o tempo de preparação deve variar consoante o tipo de arroz. Por exemplo, se utilizar o arroz agulha, para ficar pronto, é necessário que fique a cozer entre 10 e 12 minutos. Contudo, se optar por utilizar um arroz gigante, o arroz pode levar até 15 minutos a cozer.

Temperos e Refogado
Se quer que o arroz fique mais saboroso, deve fazer um refogado antes de adicionar a água e o arroz na panela. Pode usar temperos muito distintos. Faça-o consoante o seu gosto. Nesta etapa, pode usar especiarias e/ou colocar outros ingredientes ao refogado. Tenha em conta que a criatividade é o melhor tempero. Selecione os condimentos / especiarias / ervas aromáticas / legumes que desejar para dar um toque especial ao arroz. Enriqueça o sabor do refogado consoante a sua preferência. Pode colocar ingredientes como:
- cenoura
- tomate
- alho-francês
- alho
- pimentos
- ervilhas
- milho
- entre outros.
Receita de arroz branco
Ingredientes
– 1 colher de sopa de azeite
– 1 cebola pequena picada finamente
– 2 dentes de alho picados
– 1 colher de chá de especiarias ou mix de ervas
– Sal a gosto
– Arroz da sua preferência na quantidade desejada (duplique a água)
Modo de Preparação
- Primeiro, aqueça o azeite numa panela e coloque em lume médio/baixo.
- Em seguida, junte a cebola e o alho picado.
- Posteriormente, deixe refogar até que fiquem macios e dourados.
- Depois, junte as especiarias ou o mix de ervas à sua escolha.
- Então, deve mexer durante alguns segundos para libertar os aromas.
- O passo seguinte consiste em juntar o arroz.
- No imediato, mexa bem, porque irá ajudar a dar sabor ao arroz durante o cozimento.
- Em seguida, junte a água e siga o processo de arroz mencionado anteriormente.
- Finalmente, tape a panela e deixe o arroz cozinhar em lume brando.
- Então, aguarde o tempo indicado para o seu arroz.
Aprenda mais receitas de arroz:
- 4 receitas de arroz de atum muito práticas e deliciosas
- Como fazer arroz branco muito saboroso
- 10 receitas de arroz de pato no forno
Dicas práticas
- Após juntar a água, não mexa no arroz. Isso irá ajudar a que o arroz fique solto.
- Se optar por Carolino, Cardoso ou Risotto, pode ser necessário colocar mais água, especialmente se desejar apresentar um arroz com uma textura mais cremosa ou caldosa. Idealmente, nesses casos, deve colocar 2 copos e meio de água para cada copo de arroz.
- Após o arroz estar finalizado, deixe que repouse por 5 minutos.
- Posteriormente, com o garfo, solte os grãos suavemente. Desta forma, conseguirá evitar que o arroz se apresente pegajoso ou compacto.