Sabe como aplicar vinagre de maçã no cabelo? Aplicar vinagre de maçã diariamente nos cabelos pode contribuir muito para o seu tratamento e para conseguir fios e um couro cabeludo mais saudável.
O vinagre de maçã é produzido a partir de um processo de fermentação, o que lhe confere diversos benefícios, como: refrescar o hálito; evitar o refluxo gástrico; atenuar as dores de garganta; reduzir os problemas de pele; entre outros benefícios possíveis.
No que respeita ao cabelo, o vinagre de maçã é capaz de funcionar como um tónico, sem quaisquer efeitos secundários adversos.

Sabe como aplicar vinagre de maçã no cabelo? Nós ensinamos
Benefícios do vinagre de maçã
Dá brilho e equilibra o pH
Como o vinagre de maçã é ácido e rico em ácido acético, ele é bom para tratar do cabelo. Ao aplicar vinagre de maçã nos fios, eles vão ficar mais brilhantes e com um pH mais equilibrado.
Leia também:
- Beba vinho tinto diariamente. A sua saúde agradece!
- Será mesmo verdade que canela reduz o apetite e controla a diabetes?
- Afinal, tomar banho com vinagre de maçã faz bem?
- Saiba que alimentação deve fazer para reduzir o colesterol. Tome nota!
Elimina organismos nocivos
O vinagre de maçã combate o aparecimento e desenvolvimento de bactérias e de fungos, responsáveis por infeções e prurido.

Evita a caspa
O vinagre de maçã possui muitas vitaminas, como as vitaminas B e C, que são boas para o cabelo. Já o ácido alfa-hidroxi permite esfoliar a pele do couro cabeludo e, assim, funcionar como um anti-inflamatório, capaz de combater a caspa.
Mas, então, como se deve aplicar o vinagre de maçã no cabelo
– Comece por misturar algumas colheres de sopa de vinagre de maçã em água, cerca de cinco colheres de vinagre para um copo de água.
– Depois, aplique o champô o creme, como habitualmente, e, só depois, use a mistura sobre o cabelo, uniformemente, massajando bem o couro cabeludo.
– Deixe atuar durante alguns minutos e, depois, enxágue.

Junte óleos essenciais
Algumas pessoas não toleram bem o odor do vinagre de maçã. Apesar de depois do enxaguamento do cabelo, o cheiro a vinagre de maçã desaparecer, pode sempre acrescentar umas gotas de óleos essenciais para, durante o banho, não se sentir tão incomodado com o odor a vinagre de maçã.
Para isso, só tem mesmo de adicionar à mistura de água e vinagre de maçã umas gotas (três a dez) de óleos essenciais, com o aroma que mais apreciar.
Esteja atenta(o)…
Se ao usar regularmente vinagre de maçã verificar que essa prática está a ter efeitos secundários desagradáveis, deve reduzir este hábito ou mesmo suspendê-lo por algum tempo. Também pode reduzir na quantidade de vinagre usado e aumentar a porção de água utilizada na mistura.
Como o vinagre de maçã possui ácidos acéticos que podem irritar ou queimar a pele. Portanto, é fundamental que o vinagre de maçã seja bem diluído na água e que não seja colocada uma porção exagerada deste produto.
Deve, ainda, evitar que o vinagre contacte com os olhos. Caso isso aconteça, deve enxaguar os olhos com água abundante.
Apesar de tudo indicar que o vinagre de maçã possa ser mesmo amigo dos nossos cabelos, esta tese carece ainda de mais estudos, testes e experiências que permitam avaliar de forma mais concreta e profunda os seus efeitos positivos e, também, eventuais efeitos negativos. Portanto, o nosso conselho é para que recorra a este procedimento com cautela, avaliando sempre a forma como o seu cabelo responda a este produto e a esta mistura.

Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.