Início Saúde Anda a beber demasiado café? Confira os sinais!

Anda a beber demasiado café? Confira os sinais!

 Bebe café regularmente? O consumo em excesso de cafeína possui efeitos secundários. Descubra os sinais de que anda a beber demasiado café.

beber demasiado café
Anda a beber demasiado café? Confira os sinais!

Bebe café regularmente? O consumo em excesso de cafeína possui efeitos secundários. Descubra os sinais de que anda a beber demasiado café.

O café faz parte das rotinas diárias de diversas pessoas. Esta bebida está entre as mais populares do mundo. Sabia que ela só é superada pela água, enquanto bebida mais consumida?

Há muitos que bebem logo depois de acordar. Ajuda muitas pessoas a despertar e a enfrentar os desafios matinais. Outros, não dispensam tomar café logo depois de uma das refeições principais, almoço ou jantar. Há ainda quem beba café ao final da tarde.

O café sabe bem a qualquer momento, por isso muitos bebem o café a horas diferentes. Há até quem abuse do seu consumo, bebendo de manhã, à tarde e à noite. No entanto, quando se bebe em excesso, o corpo ressente-se…

Anda a beber demasiado café? Confira os sinais!

Dor de cabeça

O consumo excessivo de café pode afetar a quantidade de sangue que chega ao cérebro, o que é algo que pode resultar numa valente dor de cabeça ou, até mesmo, nas famosas enxaquecas.

Leia também

beber demasiado café
Anda a beber demasiado café? Confira os sinais!

Insónias

Um dos problemas mais comuns gerado pelo consumo de café são as insónias. Se o café se revela útil para uma pessoa se manter acordada depois de uma noitada, também leva a que se tenha uma noite perdida, quando se toma café perto da hora de dormir.

É que a cafeína gera esse efeito energético. Gera um efeito estimulante do sistema nervoso central. As pessoas que bebem muitos cafés podem ter dificuldades em adormecer cedo, tal como quem bebe café depois das 18h (a cafeína fica no nosso corpo ao longo de 6 horas).

Sintomas no estômago

O café é uma bebida ácida que faz com que o estômago produza mais ácido clorídrico. Esta realidade pode fazer com que uma pessoa sofra de problemas de estômago, pois este tende a ficar mais irritado, com azia, ou até gerar refluxo.

beber demasiado café
Anda a beber demasiado café? Confira os sinais!

Problemas intestinais

O café é uma bebida que também pode prejudicar os intestinos, pois tende a estimular muito o seu funcionamento. Assim, esta bebida (nomeadamente quando é consumida em excesso) pode provocar quadros de diarreia. Há ainda quem veja aumentada a necessidade de ir ao WC urinar. O ato de urinar pode tornar-se num problema, quando é feito muitas vezes em pouco tempo, pois o corpo pode ficar desidratado.

Maior ansiedade

O consumo exagerado de café pode ainda fazer com que uma pessoa se sinta mais ansiosa. O excesso de excitação e estímulo é frequentemente visto como um dos pontos positivos do café, mas também pode ser negativo, se for bebido em excesso.

Esta bebida não serve apenas para nos pôr mais animados e para aumentar a energia, ela também pode gerar ansiedade, stress e até causar dificuldade em relaxar.

beber demasiado café
Anda a beber demasiado café? Confira os sinais!

Taquicardia

O consumo excessivo de café pode resultar em vários problemas indesejados, nomeadamente a taquicardia, que consiste numa aceleração dos batimentos cardíacos, além de ainda poder gerar um pouco de tremores.

Efeitos psicológicos e neurológicos

Uma pessoa pode ficar animada e agitada quando o consumo de café é moderado, mas quando é excessivo pode resultar num quadro muito problemático.

É que o efeito do café pode alimentar o corpo ao longo de 6 horas, mas, depois desse tempo, o pico de energia cai substancialmente, podendo levar a que a pessoa fique deprimida, se sinta desanimada, mais cansada, podendo levar a que a pessoa se sinta mal humorada.

Normalmente, para se voltar ao estado normal, sente-se necessidade de beber novamente café, o que leva a que se entre num ciclo vicioso perigoso.

beber demasiado café
Anda a beber demasiado café? Confira os sinais!

Nota

Se se identifica com um ou mais destes sintomas, deve considerar reduzir o consumo de café ou, então, não ingerir café por alguns dias.

Recomendamos que procure um médico especialista e que partilhe com o profissional de saúde toda a informação relevante. Informe-o sobre a quantidade de café que bebe por dia e quais os efeitos que sente.

NCultura

Se leu “Anda a beber demasiado café? Confira os sinais!” e gostou, reaja a ele e faça um comentário!

Se tem neste tema um particular interesse, conheça outros artigos sobre cafés ou receitas, há diversas no NCultura.

Se tem paixão pelo mundo da gastronomia, saiba que há artigos de dicas no NCultura.

Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.