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AMENDOINS 5 deliciosos petiscos

Os amendoins são deliciosos e crocantes que são consumidos e amados por todos. Surpreenda os seus amigos com 5 fantásticos petiscos.

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AMENDOINS 5 deliciosos petiscos
AMENDOINS 5 deliciosos petiscos

AMENDOINS 5 deliciosos petiscos

Os amendoins são deliciosos e crocantes que são consumidos e amados por todos. Surpreenda os seus amigos com 5 fantásticos petiscos.

A saúde e o amendoim

AMENDOINS 5 deliciosos petiscos
AMENDOINS 5 deliciosos petiscos

O amendoim é um excelente alimento que quando consumido com moderação, devido ao seu valor energético, pode constituir uma boa fonte de diversos minerais, vitaminas e fitoquímicos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias na nossa alimentação. Surpreendentemente, o seu valor nutricional é ainda pouco conhecido.

Na composição do amendoim podemos encontrar mais de 20 aminoácidos (100g de amendoim fornecem aprox. 28g de proteína), polifenóis, diversos antioxidantes, vitaminas e minerais. Entre as vitaminas destacam-se a Vitamina E, os folatos e as vitaminas do complexo B, em particular a niacina (Vit. B3) e a vitamina B6.

AMENDOINS 5 deliciosos petiscos
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Nos minerais, o amendoim é uma fonte interessante de magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre e manganésio. Recentemente descobriu-se que na sua composição existem ainda resveratrol (um polifenol que pode ser encontrado na película das uvas pretas e no vinho tinto), ácidos fenólicos, flavonóides e fitoesteróis que podem ter um papel importante na regulação do colesterol e na proteção celular.

No seu todo, os minerais, vitaminas e substâncias químicas presentes possuem um elevado potencial antioxidante e anti-inflamatório podendo ser muito importantes na luta contra os radicais livres de oxigénio que parecem estar na base da doença cardiovascular e oncológica.

AMENDOINS 5 deliciosos petiscos
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Ainda por cima, os amendoins quando vão ao forno parecem ficar com concentrações aumentadas destes compostos com propriedades bioativas.

Por outro lado, as gorduras presentes no amendoim, essencialmente insaturadas (mono e poli), podem ter um papel interessante na redução das lipoproteínas de baixa densidade (LDL-C) também conhecido como o “colesterol mau” e na proteção cardíaca, podendo ser mais uma alternativa interessante à gordura de origem animal, como a manteiga, para barrar o pão, por exemplo.

AMENDOINS 5 deliciosos petiscos
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O amendoim possui diversos aminoácidos, mas falta-lhe a L-metionina, um aminoácido essencial. Este aminoácido encontra-se no pão, em particular no pão integral e em outros cereais integrais. Assim, a manteiga de amendoim e o pão integral, complementam-se bem como fonte proteica.

Devido ao seu elevado valor calórico, o amendoim e em particular a manteiga de amendoim, devem ser consumidos com bastante moderação. Mas podem ser uma excelente opção com elevado valor nutricional face a outras gorduras de origem animal. E uma alternativa energética nos regimes vegetarianos e não só.

AMENDOINS 5 deliciosos petiscos
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Um dos grandes problemas da manteiga de amendoim pode ser ainda a sua elevada quantidade em sal e gorduras adicionadas no processo de fabrico, mas a manteiga de amendoim pode ser facilmente produzida em casa (ver receita no final do artigo), com menor custo, teores de sal reduzidos e sem adição de gordura.

Benefícios do amendoim

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Previnem ataques cardíacos. Os amendoins são ricos em gorduras monoinsaturadas e ácido oleico, que fazem deles ‘amigos’ do coração.

Bons para a memória. A vitamina B3 presente nos amendoins é ótima para a memória. Adicionalmente, os flavonoides presentes nos amendoins podem ajudar a melhorar em 30% o fluxo sanguíneo para o cérebro.

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Previnem a queda de cabelo. No inverno, toda a gente enfrenta o problema da queda de cabelo, mas a vitamina C presente nos amendoins ajuda na produção de cologénio, que mantém os tecidos do seu cabelo unidos. Os amendoins fortalecem o cabelo e ajudam no crescimento.

Previnem cálculos biliares. Segundo um estudo realizado ao longo de 20 anos, comer 30 gramas de amendoins todas as semanas ajuda a reduzir a formação de cálculos biliares em 25%.

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Ajudam na perda de peso. Os amendoins são ricos em fibras, o que significa que comê-los antes das refeições ajuda a comer menos. São também boa fonte de energia e ajudam a melhorar o metabolismo basal.

(cont.)

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