Início Saúde Aloé Vera: benefícios e contra-indicações para a saúde

Aloé Vera: benefícios e contra-indicações para a saúde

Hoje vamos falar de plantas medicinais e de como a Aloé Vera pode ser uma aliada da sua saúde e beleza. Conheça os benefícios e contra-indicações.

Aloé Vera
Aloé Vera: benefícios e contra-indicações para a saúde

Hoje vamos falar de plantas medicinais e de como a Aloé Vera pode ser uma aliada da sua saúde e beleza. Conheça os benefícios e contra-indicações.

Certamente, já viu a aloé vera ser utilizada em alguns produtos de beleza. Com efeito, esta planta é mesmo capaz de melhorar a saúde da pele e do cabelo. Quer a compre, quer a decida cultivar em casa, deve ficar a conhecer as diversas vantagens de usar esta planta para uma série de fins.

Além dos benefícios já enumerados, a aloé vera pode ser usada para tratar problemas como dor muscular, queimaduras, feridas, gripe, insónia, pé de atleta, inflamações, prisão de ventre e problemas digestivos.

Benefícios para o cabelo

Plantas medicinais
 

Tratar a queda de cabelo

A aloé vera ajuda na produção de colágeneo, o que contribui para a fixação dos fios de cabelo no couro cabeludo, fortalece os fios e tornando-os mais fortes e menos quebradiços.

Preparação: Basta misturar 2 colheres de sopa de gel de aloé vera a 2 colheres de sopa de óleo de coco, envolver bem e aplicar sobre o cabelo. Deixe atuar entre 10 a 15 minutos e, depois, remova com água fria e champô. Repita o processo uma vez por semana.

Hidratar o cabelo e estimular o crescimento

A aloé vera possui enzimas que ajudam a remover as células mortas do couro cabeludo e a hidratar os fios e o couro cabeludo, potenciando o bom crescimento do cabelo.

Preparação: Misture 2 claras de ovo com 2 a 3 colheres de sopa do gel da aloé vera. Envolva bem e aplique sobre o cabelo. Deixe atuar por 5 minutos e, depois, remova com água fria e champô.

Eliminar a caspa

A aloé vera é, ainda, capaz de eliminar a caspa, ou seja, as placas de células mortas.

Preparação: Envolva 2 colheres de sopa do gel da aloé vera com 1 colher de sopa de mel e 2 colheres de sopa de iogurte natural. Massaje o couro cabeludo com a mistura durante 15 minutos e deixe atuar por 30 minutos. Lave o cabelo com um champô anti caspa. Repita o procedimento uma vez por semana.

Benefícios para a pele

Plantas medicinais
 

Remover a maquilhagem

A aloé vera ajuda a remover a maquilhagem, enquanto hidrata a pele e alivia alguma irritação que exista.

Preparação: Coloque um pouco do gel da aloé vera num pedaço de algodão. Esfregue levemente sobre as regiões do rosto com maquiagem. Finalize, lavando o rosto com água morna e um sabão neutro.

Combater as rugas

Esta planta é, também, capaz de estimular a produção de colágeneo na pele, o que a mantém com mais elasticidade. Assim, combate as rugas e as marcas de expressão, sobretudo nos olhos, testa e boca.

Preparação: Aplique, com os dedos, uma pequena porção de gel de aloé vera sobre as rugas e marcas de expressão, como no canto dos olhos, ao redor dos lábios ou na testa. Massaje essas zonas e deixe atuar entre 5 a 10 minutos. Remova com água fria e sabão neutro.

Aloé Vera
 

Limpar as camadas mais profundas da pele

A aloé vera pode funcionar como esfoliante e hidratante, fortalecendo a pele, em especial do rosto.

Preparação: Misture 2 colheres de sopa de gel de aloé vera com 1 colher de sopa de açúcar ou bicarbonato de sódio. Esfregue esse preparado no rosto ou em zonas onde a pele esteja mais seca, como cotovelos ou joelhos, por exemplo. Remova com água e sabão neutro. Repita este processo 2 a 3 vezes por semana.

Aloé Vera
 

Outros benefícios para a saúde

– Trata gripes e resfriados: possui propriedades medicinais antibióticas que ajudam no tratamento de gripes, resfriados, asma, bronquite e rinite.

– Cura queimaduras solares: trata e previne queimaduras solares.

– Combate a dor muscular: tem função anestésica, anti-inflamatória e cicatrizante. Por isso, fazer uma compressa de aloé vera pode aliviar dores musculares, dores ósseas, enxaqueca, artrite e reumatismo.

– Melhora a digestão: os seus ácidos gordos reduzem o inchaço e a irritação do estômago, intestino delgado e cólon, evitando a indigestão.

– Melhora a imunidade: aumenta a produção de linfócitos, combatendo infeções.

– Alivia problemas bucais: alivia feridas como aftas, gengivites e estomatites.

– Controla o colesterol: ativa a circulação sanguínea, remove o excesso de gordura das artérias e controla os níveis de colesterol.

Aloé Vera
 

– Combate as pedras nos rins: é desintoxicante e elimina as toxinas, ativando as funções dos rins e do fígado.

– Relaxa: possui propriedades anestésicas que relaxam os músculos, nomeadamente da cabeça.

– Ajuda a emagrecer: contém propriedades depurativas que ajudam a emagrecer.

– Cicatriza: indicado para feridas, espinhas e casos de acne.

– Alivia a dor de cabeça: Basta misturar ao gel da aloé vera algumas gotas de óleo essencial de menta.

CONTRA-INDICAÇÕES

O uso interno da aloé vera é desaconselhado em crianças, grávidas, durante a amamentação, em pacientes com inflamações no útero ou ovários, hemorroidas, fissuras anais, pedras na bexiga, varizes, apendicite, prostatite, cistite, disenterias e nefrite.

Teresa Santos
Com formação em Humanidades, tem na investigação e na escrita a sua principal atividade. (exclusivamente responsável pelo conteúdo textual).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.