Início Saúde Atenção! Há alimentos saudáveis que podem causar danos à saúde

Atenção! Há alimentos saudáveis que podem causar danos à saúde

Eis 9 alimentos saudáveis, mas com os quais devemos ter particular cuidado pois podem causar danos à saúde.

alimentos saudáveis
Atenção! Há alimentos saudáveis que podem causar danos à saúde

Eis 9 alimentos saudáveis, mas com os quais devemos ter particular cuidado pois podem causar danos à saúde.

Todos devemos procurar uma alimentação saudável, de forma a fortalecermos a nossa saúde e obtermos uma maior longevidade. Uma alimentação baseada na Roda dos Alimentos ajuda-nos a assegurar uma dieta equilibrada. Existem diversos alimentos saudáveis e diversos alimentos que são prejudiciais à saúde e que devem ser evitados.

Existem também alimentos que, sendo saudáveis, são alimentos com os quais devemos ter cuidado. Há quem pretenda comer bem, mas que comete erros comuns, que podem ser bastante prejudiciais. É que há alimentos que são saudáveis mas que se forem consumidos excessivamente, podem causar danos para a saúde.

Atenção! Há alimentos saudáveis que podem causar danos à saúde

O conhecimento que se tem sobre nutrição, sobre alimentos e sobre alimentação saudável tem tido grandes avanços. Hoje, o acesso à informação é bem mais rápido e bem mais fácil do que era há alguns anos.

No entanto, apesar de se saber o que é comer bem, há erros comuns que devem ser evitados, pois não há como comer bem, excessivamente!…

alimentos saudáveis
Atenção! Há alimentos saudáveis que podem causar danos à saúde

Água muito fria ou meio congelada

Sabemos que a água é o que todos devemos beber, pelo menos 2 litros diariamente. A melhor e a mais saudável das bebidas é a água, que não contém nem sal, nem açúcar.

No entanto, a temperatura com que é bebida é importante, pois quando está muito fria pode causar problemas na garganta e, se for bebida quente demais, pode ser perigosa para a pele da garganta.

Leia também:

Azeite

O azeite é uma gordura boa e saudável, mas que deve ser consumida com moderação. O seu consumo excessivo revela-se bastante prejudicial. O corpo ressente-se e manifesta-se, seja com espinhas, acne ou outros problemas de pele, se o azeite for ingerido em exagero.

Barras de cereais

As barras de cereais são populares e são vistas como um alimento saudável. No entanto, muitas delas contêm açúcar excessivo ou excesso de chocolate, frutos secos, iogurte e mel que são ingredientes revestidos de açúcar.

alimentos saudáveis
Atenção! Há alimentos saudáveis que podem causar danos à saúde

Bebidas ‘light’

Embora se apresentem como tendo menos açúcar, o que é verdade é que estas bebidas contêm produtos químicos artificiais e adoçantes que até contribuem para estimular o apetite. Com a fome gerada, ainda se come mais.

Água, à temperatura ambiente, é a melhor bebida, a opção mais saudável.

Sal

É um ingrediente comum que é frequentemente usado em excesso. Ele concede sabor e, se for usado de modo moderado, pode ajudar a comer alimentos saudáveis (como legumes) de forma mais regular.

O sal também desempenha um papel importante, pois contribui para o equilíbrio da água no nosso organismo. Sem ele, o nosso corpo pode desidratar.

Margarina e manteiga

A margarina contém excesso de óleos vegetais e também de ingredientes artificiais processados, tal como os substitutos da manteiga natural. O consumo excessivo destes alimentos pode gerar graves problemas no coração e nas artérias. Outra consequência é possível é levar à obesidade.

alimentos saudáveis
Atenção! Há alimentos saudáveis que podem causar danos à saúde

Soja

A soja é um alimento que se pode revelar prejudicial, pois as culturas de soja nem sempre são exemplares. Frequentemente, as culturas de soja são pulverizadas com pesticidas e/ou são modificadas geneticamente.

Opte pela soja orgânica, uma soja que tenha sido cultivada sem a interferência de agrotóxicos e que não tenha sido modificada geneticamente.

Sumos não naturais (substituição de refrigerantes)

Para substituir os refrigerantes, muitos procuram outras opções saborosas. Os refrigerantes são prejudiciais pois, além de não fornecerem vitaminas, têm muitos açúcares e corantes artificiais.

Os sumos naturais, como os de laranja, estão cheios de açúcar. É uma opção bem mais saudável comer a fruta inteira. Opte pela laranja em vez de um sumo de laranja com várias laranjas.

Frutas desidratadas

Muito são os que recomendam o consumo regular de frutas desidratadas, duas a três vezes por semana. As frutas desidratadas são saborosas, mas calóricas. Eles contêm muitas mais calorias do que as frutas frescas, que são uma opção bem mais saudável.

Para prolongar a sua validade, é frequente adicionarem açúcar e enxofre às frutas desidratadas. Sempre que adicionar frutas desidratadas nos cereais, faça-o com moderação.

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.