10 alimentos que parecem saudáveis, mas podem não ser. Sabe aqueles produtos light? Muitos têm as mesmas calorias que os não light e o seu teor mais baixo em açúcar é compensado com um teor mais elevado de sódio. O mesmo se pode dizer dos produtos “sem glúten”, “menos açúcar”, “menos calorias”, “integral”, que compensam a carências em certas substâncias com o excesso noutras.
Assim, mais do que nunca, é fundamental estar atento aos rótulos e aquilo que eles nos dizem.

10 alimentos que parecem saudáveis, mas podem não ser
Alimentos sem glúten
Apesar de muito úteis para quem tem alergia a esta substância, estes produtos são geralmente muito industrializados e possuem um elevado teor de açúcar e, por vezes, mesmo alguns vestígios de glúten.
Leia também: Dieta saudável: os benefícios do manjericão, uma planta fantástica
Iogurtes naturais
Esta nem sempre é a opção mais saudável, porque possui um elevado teor de proteína, cálcio, vitamina B, açúcar, sabores e cores artificiais. Portanto, há que conferir o rótulo e ver se se trata mesmo de um iogurte natural.
Sumos de fruta
Os sumos de fruta de compra são feitos com fruta, vitaminas e minerais, mas também com muito açúcar e conservantes. Não se deixe enganar!…

Soja
A soja é uma boa fonte de proteína e uma ótima alternativa para quem não come carne, nem peixe. Porém, se ela possuir phytoestrogénio, então ela pode ter efeitos cancerígenos, principalmente entre as mulheres.
Banana chips
Uma proposta tentadora, mas cuja fritura faz perder muitos nutrientes, nomeadamente fibras, potássio e vitamina C. Além disso, elas possuem muitas calorias e gordura, contendo mais 45 calorias que uma banana simples e inteira.
Peixe
O peixe é, em si, saudável, mas algumas ameaças têm-no tornado num produto prejudicial, devido à contaminação por mercúrio e outras substâncias. O salmão, por exemplo, é maioritariamente criado em más condições.

Creme de amendoim
Quando feito em casa, este é um super alimento, saudável e saboroso. Porém, o creme de amendoim industrializado tem muito açúcar e conservantes. Os light são uma opção ainda pior, pois não possuem as gorduras boas do amendoim.
Pães multicereais
O problema destes pães é, por vezes, terem grãos refinados, que não são integrais, e ainda açúcar e conservantes. Portanto, olhe bem para o rótulo.
Leia também: Dieta saudável: Chá de canela e mel para emagrecer
Sopa instantânea
As sopas prontas são sempre muito ricas em sódio e pobres em nutrientes. Nada substitui uma sopa fresca, feita com legumes partidos e cozinhados no momento. Se não tem muito tempo para cozinhar, faça uma grande quantidade de sopa e, depois, congele-a.

Leite de soja
Alguns leites de soja contêm muito açúcar e gordura, não sendo uma opção muito recomendada. Mais uma vez, é fundamental conferir o rótulo, antes de comprar.
Sugestão final
Aprenda a fazer banana chips salgadas e desidratadas saudáveis e em casa!

Receita de banana chips caseiras
Ingredientes
– 3 a 4 bananas verdes
– 1 colher de chá de limão
– ½ colher de chá de sal
– ½ colher de chá de paprica picante ou pimenta
Modo de Preparação
– Pré-aqueça o forno a baixa temperatura para desidratar. Coloque a cerca de 80ºC a 95ºC.
– Coloque papel manteiga na assadeira e disponha as fatias da banana, com espaço entre elas.
– Regue as fatias de banana com o sumo de limão, para não oxidarem.
– Leve a assar até dourarem, o que demora aproximadamente 1 hora.
– Acrescente o sal e a paprica.
– Retire do forno e deixe arrefecer.