Confira 12 alimentos que combatem a má circulação nas pernas. A má circulação nas pernas é um problema comum que pode ser bastante desconfortável, tornando o quotidiano num sofrimento que rouba muita da qualidade de vida de que necessitamos para ser felizes.
A acumulação de sangue e a retenção de líquidos nas “barrigas das pernas” é um problema comum, sendo ainda mais frequente nas mulheres. A má circulação nas pernas pode, também, ser um problema hereditário. Quando as veias perdem sua elasticidade, surgem as varizes, pois o sangue acumula-se nessas zonas, causando marcas dolorosas devido às válvulas que deixam de fechar bem.
Uma dieta pode ajudar-nos a melhorar a nossa circulação. Contudo, devemos ter em conta que é necessário que ela seja acompanhada de exercício diário. Quer saber mais?
12 alimentos que combatem a má circulação nas pernas
Exercício
Além de uma dieta com alimentos saudáveis que ajudem a combater a má circulação, é indispensável fazer atividade física para melhorar o fluxo sanguíneo. O exercício físico é importante, mas não é necessário ir ao ginásio todos os dias. Bastam alguns exercícios físicos simples e fáceis, para promover uma boa circulação nas suas pernas.
Por exemplo, apoiar-se sobre a ponta dos pés: mesmo estando sentada, uma pessoa pode fazer exercícios, movendo os pés de lado a lado; mesmo quando se está deitado, elevando as pernas o máximo que conseguir e repetir as vezes que conseguir.
Outro exercício importante e divertido, é dar um passeio com a sua bicicleta. Pode também caminhar todos os dias, por volta de 30 minutos. Leve companhia. Será mais divertido!

Alho
É um superalimento reconhecido pelos seus efeitos curativos. O alho reduz a pressão arterial, levando a um relaxamento das válvulas e gerando um aumento do movimento sanguíneo.
O alho contribui para a redução do mau colesterol (LDL) e ainda previne a formação de plaquetas.
Recomendação: Para uma limpeza profunda e eficaz do sangue, beba um copo de água com um dente de alho, logo ao acordar.
Leia também: O que acontece se comer 1 colher de canela em pó todas as manhãs?

Canela
Esta especiaria protege o corpo, pois tem um forte poder antioxidante (combate os radicais livres, minimizando os danos causados por eles) e contém propriedades anti-inflamatórias.
A canela contribui para relaxar os vasos sanguíneos, melhorando o movimento nas pernas.
Recomendação: Substitua o açúcar que usa no café por canela.

Gengibre
Como tem um efeito analgésico, este produto natural contribui de forma eficaz para a redução da dor e da inflamação, pois estimula a circulação.

Laranjas
As laranjas, além do seu alto teor de vitamina C, são ainda ricas em antioxidantes. Estes citrinos reforçam o sistema imunológico e o funcionamento geral de todo o corpo.
Elas melhoram a circulação sanguínea e contribuem para o fortalecimento das veias e capilares, impedindo a acumulação de placas nas pernas.
Recomendação: Coma uma laranja como sobremesa, inteira. Evite o sumo natural.

Melancia
O consumo regular de melancia ajuda a prevenir a retenção de líquidos e, também, previne o aparecimento de coágulos. Assim, o consumo da melancia reduz a intensidade das veias varicosas.
Contém licopeno em quantidades elevadas, antioxidante presente na melancia que contribui para movimentar o sangue para as extremidades.
Recomendação: Coma a melancia, como sobremesa.

Mirtilos
Os mirtilos têm um alto teor de antioxidantes, que são elementos essenciais para o bom funcionamento do sistema vascular e imunológico. Eles contêm antocianinas, que impedem a produção de radicais livres, contribuindo assim para melhorar o funcionamento do sistema vascular.
Recomendação: Coma os mirtilos ao pequeno-almoço.

Morangos
Além de vitaminas C, E e flavonoides (que ajudam a desintoxicar o sangue e a libertar das gorduras que obstruem o seu fluxo), os morangos contêm polifenóis, que contribuem para a prevenção de doenças cardiovasculares.
Recomendação: Coma morangos à sobremesa.

Nozes
As nozes apresentam riqueza em vitamina B3 e ômega-3 e são um alimento que estimula uma boa circulação sanguínea nas pernas. A pressão arterial e a inflamação são reduzidas pelo consumo de nozes. Elas ainda melhoram o fluxo do sangue e contribuem para o bom funcionamento das válvulas, sendo um produto recomendado para diabéticos.
Recomendação: Coma nozes ao pequeno-almoço.

Salmão
O salmão dilata as válvulas, pois liberta elevadas quantidades de óxido nítrico, que permite um rápido fluxo sanguíneo. O salmão é rico em ómega-3, que contribui para uma boa circulação do sangue. Este ácido gordo contribui para a desobstrução das veias e previne a acumulação de plaquetas no sangue.
Recomendação: Seja ao almoço ou ao jantar, escolha o salmão 3 vezes por semana, no mínimo.
Leia também: Os principais benefícios do vinagre de maçã

Sementes de abóbora
Sabia que pode e deve comer sementes de abóbora? Elas ajudam a manter os níveis de colesterol sob controlo e são fontes naturais de vitamina E, contendo o antioxidante lipossolúvel mais relevante para os tecidos humanos. Também contribuem para melhorar a circulação vascular.
Recomendação: Pode e deve assá-las com um pouco de sal e um pouco de óleo.

Tomate
O tomate contribui para a abrir as válvulas entupidas e melhorar a circulação sanguínea nas pernas, além de combater doenças vasculares.
Recomendação: Consuma-o em saladas.

Toranjas
O consumo de toranjas ajuda a dilatar as veias, pois possuem um alto teor de antioxidantes e nitratos. Contribuem para oxigenar os músculos, melhorando ainda a circulação sanguínea.
Recomendação: Coma-as ao pequeno almoço ou à sobremesa.