Tem insónias? Costuma comer antes de ir dormir? Se pretende dormir bem, estes são alguns dos alimentos a evitar antes de dormir.
A vida saudável necessita de alguns pilares, nomeadamente comer bem, cumprindo uma dieta equilibrada. Outro pilar importante é a prática de exercício físico, que deve ser realizado pelo menos 3 vezes por semana. Outro pilar que é muitas vezes esquecido é dormir, dormir com qualidade por 8 horas. Só assim se consegue ter um sono reparador que permite que o corpo recupere energias para enfrentar os desafios de um novo dia. No entanto, para se dormir bem, é indispensável que não se cometam alguns erros, nomeadamente na alimentação.
8 alimentos a evitar antes de dormir que originam insónias
“A cafeína pode permanecer elevada no sangue por 6 a 8 horas. Portanto, não é recomendável beber grandes quantidades de café depois das 15:00 – 16:00, especialmente se você é sensível à cafeína ou tem problemas para dormir.” (16 Dicas Comprovadas Para Dormir Melhor à Noite Por comnutrii).

Alimentos proibidos
Um nutricionista é um especialista que deve ser sempre solicitado, no que diz respeito à alimentação. Ele pode recomendar quais são os alimentos que se devem comer antes de dormir e quais se devem evitar.
Há alguns alimentos que são “proibidos”, pois prejudicam o sono (além de gerarem outros problemas, como engordar), se forem consumidos, antes de se ir dormir. Existem alguns alimentos que interferem no nosso corpo, dizendo-nos que não é momento para dormir, por isso devem ser evitados no momento de ir para a cama.
Os alimentos proibidos…
Existem alimentos que têm propriedades que permitem acelerar o metabolismo. Há alimentos estimulantes que levam a que o organismo gaste mais energia de forma a poder digeri-los. Estes alimentos prejudicam o descanso do corpo durante a noite. Deve evitá-los, pois prejudicam o sono e até podem levar ao ganho de peso. São alimentos estimulantes e calóricos, por isso devem ser evitados.

Alimentos que engordam, nomeadamente se forem consumidos à noite
Existem alimentos que não se devem comer à noite, pois engordam. De acordo com um estudo proveniente da Universidade de Oregon, se se consumirem alimentos calóricos já perto da hora de dormir, isso irá promover um processo natural em que o corpo coloca a energia “em stock”. Depois, não a gasta, pois está a dormir.
O autor do estudo, revelou que “nós simplesmente não gastamos tanta energia depois de uma refeição noturna em comparação com as refeições matinais”. Outra consequência desta opção é que a pessoa acaba por dormir menos e por engordar.

O que evitar comer
- Açúcar (e produtos doces em geral, como o mel).
- Alimentos calóricos (pães, massas, tortas, salgadinhos e produtos industrializados).
- Café (e outros produtos ricos em cafeína, como chá mate e refrigerantes como a coca-cola).
- Canela e outros produtos termogénicos, como o gengibre e a pimenta.
- Fritos (batatas fritas, legumes fritos, salgadinhos, entre outros produtos).
- Gorduras (que estão presentes na pizza, pastéis e na carne vermelha).
- Pratos pesados (como a francesinha, a lasanha, feijoadas, entre outros).
- Líquidos em excesso (pois “obrigam” a acordar durante a noite para eliminar o excesso).
O que se deve comer ou beber antes de dormir
Há chás que são calmantes, que permitem induzir o sono. Assim, beber chás como camomila e erva cidreira, revelam-se opções adequadas para se consumir, antes de ir dormir.

Fontes de triptofano
Outra opção de qualidade é algo que contenha triptofano, pois esta substância revela-se um bom aliado do sono, já que aumenta a produção de serotonina e ajuda a induzir o sono. Assim, pode ingerir alimentos como leites e iogurtes desnatados, queijos brancos e magros. Outras boas opções são banana, leguminosas, nozes, carnes magras, peixes, abóbora e gergelim.
A vitamina B6 e o magnésio
Existem outras formas de induzir a produção de serotonina, nomeadamente com produtos que contenham vitamina B6 e magnésio. Assim, outras opções para se comer e ainda assim ter uma boa noite de sono são: cereais integrais, frango, atum, banana, sementes de sésamo (boas fontes de vitamina B6), tofu, soja, caju, tomate, salmão, espinafre, aveia e arroz integral (boas fontes de magnésio).

Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. A nossa recomendação é que deve sempre consultar um especialista, nomeadamente um médico, um nutricionista ou outro profissional de saúde, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.
NCultura
Se leu “8 receitas de batidos saudáveis e energéticos. Tome nota!” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre vida saudável no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…
Comentários 1