Saiba que alimentação deve fazer para reduzir o colesterol. Todos sabemos como o (mau) colesterol pode ser responsável pelo surgimento de muitas doenças, como a diabetes e as complicações. Apesar do colesterol ser produzido pelo nosso próprio corpo, pois contribui para o correto funcionamento das células, hormonas e sistema nervoso, se ele existir em excesso, pode fixar-se à parede das artérias, causando problemas de saúde.
O colesterol LDL é capaz de formar placas e coágulos, que se alojam nas paredes das artérias e bloqueiam a circulação sanguínea. Esta circunstância aumenta bastante o risco de AVC. Assim, ter os níveis do colesterol LDL e do colesterol elevados podem trazer complicações que, felizmente, podem ser evitadas, se fizer uma alimentação equilibrada e rica em alimentos que ajudam a baixar o colesterol.
Saiba que alimentação deve fazer para reduzir o colesterol. Tome nota!

Vegetais e legumes
Couve, beterraba, cebola, repolho e brócolos são apenas alguns exemplos de alimentos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que combatem os efeitos dos radicais livres e que conservam as artérias flexíveis e saudáveis. Como têm muita fibra, também ajudam a reduzir o colesterol.
Leia também: Iogurte ajuda a prevenir enfarte e AVC, diz estudo

Frutos secos
Frutos secos como as nozes, por exemplo, não têm colesterol, aumentando os níveis do HDL e diminuindo o LDL. Porém, estes frutos são calóricos e, por isso, devem ser ingeridos com moderação.

Fruta
A fruta é sempre benéfica, havendo alguma mais vantajosa. Os frutos vermelhos, por exemplo, são ricos em antioxidantes, os quais impedem a oxidação do colesterol LDL. Estas frutas ajudam a reduzir o LDL e o colesterol total em cerca de 20%. Por outro lado, uma fruta muito comum como a maçã também ajuda a diminuir o colesterol LDL.

Azeite
Já sabemos que esta é uma gordura saudável e a explicação também está no facto de diminuir os níveis do colesterol LDL. Como tem ácido oleico, o azeite aumenta ainda o colesterol HDL, em cerca de 3% a 6%.

Abacate
Com gorduras monoinsaturadas, o abacate aumenta o colesterol HDL, enquanto diminui o colesterol LDL. Os seus elevados níveis de fibras solúveis contribuem, ainda, para a estabilização dos níveis de gordura no sangue.

Peixes com ómega 3
O salmão, a sardinha, o atum e a cavala são fontes de ómega 3. Este ácido gordo é muito importante para a redução do risco de doenças cardiovasculares e depressão. Uma das razões para isso é o facto do ómega 3 baixar os níveis do colesterol LDL.

Chá verde
O chá verde tem diversos benefícios para a nossa saúde. Entre eles está o facto de ter antioxidantes, os quais são capazes de combater o envelhecimento e ainda reduzir os níveis de colesterol LDL.

Leguminosas
Leguminosas como o feijão são ricas em fibra, pelo que diminuem a absorção de colesterol. Como possuem pectina, as leguminosas diminuem ainda os níveis do colesterol LDL e do colesterol total. A lecitina das leguminosa é ainda capaz de produzir colesterol HDL.
Leia também: 10 Mitos sobre a Saúde. Verdade ou mentira?

Alho
O alho possui alcina, substância ativa que contribui para a redução do colesterol LDL. Além disso, o alho tem uma série de propriedades benéficas para o nosso corpo e para o bom funcionamento do nosso organismo.

Romã
Particularmente o sumo de romã é capaz de diminuir a acumulação de resíduos de colesterol, aumentando ainda a produção de ácido nítrico. A redução do colesterol LDL é acompanhada por um aumento do colesterol HDL.
Tudo isto contribui para a diminuição do risco de aterosclerose, que se carateriza por uma acumulação de lípidos nas artérias. Assim, o risco de doenças cardiovasculares também é consideravelmente menor.
Faça mais por si
Evitar doenças e problemas de saúde também pode depender de nós e dos nossos hábitos de vida. Portanto, faça uma alimentação saudável, ricas nestes alimentos, e tenha outros bons hábitos de vida, como praticar desporto, dormir bem, não fumar e beber moderadamente. Faça mais por si e pela sua saúde.
Comentários 2