Um remédio caseiro antigo que pode ajudar a combater muitos males. Alho e vinho tinto: uma combinação super benéfica para a saúde.
Possivelmente, já ouviu falar de alguns dos benefícios do alho, assim como de alguns dos benefícios do vinho tinto. Porém, hoje vimos explicar-lhe como a combinação destes dois ingredientes pode ser verdadeiramente poderosa e capaz de combater várias doenças, além de reforçar os sistemas respiratório, imunológico, cardiovascular, linfático e, ainda, fortalecer órgãos como o fígado ou os rins.
Por vezes, os remédios caseiros ganham segredos importantes e podem ser excelentes aliados no fortalecimento da nossa saúde, assim como no combate a alguns problemas. Perceba como, verificando os benefícios de ambos os alimentos, assim como a receita deste xarope caseiro tão poderoso.
Leia também: Sabia que beber Vinho Tinto ajuda a emagrecer? Nós explicamos
Alho e vinho tinto: uma combinação super benéfica para a saúde

Benefícios do alho
O alho cru possui propriedades antisséticas, fungicidas, bactericidas e depurativas. Por exemplo, a alicina, um componente do alho, é capaz de combater vírus e bactérias, enquanto desintoxica o organismo.
Por também ser rico em antioxidantes, o alho combate problemas de saúde como:
– colesterol alto;
– hipertensão arterial;
– gripes e resfriados;
– problemas digestivos;
– infeções;
– má circulação sanguínea, entre outros.
O alho tem ainda propriedades anticancerígenas, podendo reduzir em 50% o risco de cancro no estômago e em 66% o risco de cancro colorretal. Assim, o alho é uma espécie de super alimento, que aumenta as defesas do organismo, previne o cancro, diminui o risco de vir a ter doenças cardiovasculares e melhora a saúde da pele.

Benefícios do vinho tinto
O vinho tinto é rico em antioxidantes e em nutrientes benéficos para o organismo. Desde que consumido em quantidades moderadas (2 copos por dia), o vinho tinto é mesmo capaz de:
– melhorar a saúde do coração;
– reduzir o colesterol;
– melhorar a circulação sanguínea;
– promover a regeneração celular;
– ajudar a reduzir a obesidade;
– limpar o organismo;
– melhorar a função cognitiva;
– evitar o envelhecimento precoce.
Além destas vantagens, o vinho ainda tem propriedades adstringentes, ação anti-inflamatória e anti-bacteriana, no que respeita às bactérias bucais associadas às cáries. Estudos evidenciam que um consumo regular e moderado de vinho tinto ajuda a reduzir os riscos de cancro do pulmão, mama e próstata, graças à ação de uma substância: o resveratrol.
Leia também: Saúde e bem-estar: 10 razões para comer alho todos os dias

Remédio caseiro de alho e vinho tinto
A combinação destes dois super alimentos – alho e vinho – possibilita a preparação de uma espécie de remédio caseiro antigo que ajuda a limpar o sangue, a fortalecer o sistema imunológico e a eliminar o mau colesterol. Assim, há também lugar à melhoria da saúde cardiovascular e da pele, à prevenção de doenças, ao combate de infeções, entre outros efeitos.

Remédio de alho e vinho tinto
Ingredientes
– 12 dentes de alho
– 1/2 litro de vinho tinto
Modo de Preparação
– Corte cada um dos dentes de alho em quatro partes.
– Depois, misture num frasco com o vinho tinto.
– Feche bem e conserve durante duas semanas num lugar bem iluminado.
– Agite o frasco diariamente, duas a três vezes por dia.
– Por fim, coe o conteúdo do frasco e coloque noutro recipiente.
– Tome uma colher pequena desta bebida três vezes ao dia, durante um mês seguido.
– Faça este remédio caseiro 2 vezes por ano.
Nota
Este é um remédio caseiro, feito à base de produtos naturais. A toma deste xarope não substitui a consulta de um médico, nem o consumo de fármacos por ele prescritos. As doses recomendadas deste remédio caseiro devem ser respeitadas, sob pena dos seus efeitos serem adversos. Em caso de doença ou persistência de um sintoma, deve consultar de imediato um profissional de saúde.
Existe um consenso que, depois de aberto, o vinho tinto (assim como o suco de uva integral) dura, no máximo 3 fora da geladeira (e não é aconselhável). Assim, sempre há a interrogação, vai estragar?
Eu vou fazer de acordo com o recomendado.
Pode-se tomar meio litro numa só refeição?
Pode-se usar todos os dias?