Início Saúde Como usar alho e limão para combater e prevenir diabetes

Como usar alho e limão para combater e prevenir diabetes

Deve comer estes alimentos, pois eles contêm propriedades muito benéficas. Como usar alho e limão para combater e prevenir diabetes.

alho e limão
Como usar alho e limão para combater e prevenir diabetes

Deve comer estes alimentos, pois eles contêm propriedades muito benéficas. O alho e limão são dois produtos fantásticos para quem pretende combater a diabetes.

Um dos maiores desafios que as pessoas com diabetes enfrentam é o controlo da glicose no sangue. O problema de manterem os níveis de açúcar altos são os riscos que isso implica para a saúde, pois pode piorar a sua condição e levar ao desenvolvimento de outros problemas de saúde bem graves.

A dieta equilibrada e rigorosa é algo crucial para que se consigam resultados. Aos diabéticos, recomenda-se o consumo de determinados alimentos com propriedades específicas. Entre os alimentos que contêm excelentes propriedades diabéticas estão o alho e o limão. Quer saber mais?

alho e limão
Como usar alho e limão para combater e prevenir diabetes

Como usar alho e limão para combater e prevenir diabetes

Ciência

Existem diversos alimentos comuns que temos por casa que contêm determinadas propriedades que se revelam extremamente valiosas para a saúde. Muitos cientistas desenvolvem rigorosas investigações que nos permitem perceber as propriedades de determinados alimentos, mas também os efeitos que um consumo regular e moderado pode gerar na nossa saúde.


Leia também: Açafrão com mel, como fazer um poderoso remédio natural


Há estudos que foram desenvolvidos tendo por base os efeitos do alho e do limão. Estes alimentos contêm propriedades saudáveis ​​e podem mesmo favorecer as pessoas com diabetes.

alho e limão
Como usar alho e limão para combater e prevenir diabetes

O limão

Este citrino é um fruto que apresenta riqueza em vitamina C. O limão também contém uma presença assinalável de fibra solúvel, entre outros compostos saudáveis. Este fruto contém riqueza em propriedades antioxidantes, contendo ainda propriedades anti-hiperglicémicas, propriedades cardioprotetoras e propriedades emagrecedoras.

O consumo diário de um sumo de limão pode revelar-se bastante eficaz. Ele não só ajuda a acelerar o metabolismo, como facilita a digestão dos alimentos. Também ajuda a contribuir para a eliminação de gorduras, combatendo os danos oxidativos. Beber sumo de limão permite ainda um precioso regular dos níveis de glicose no sangue, contribuindo para diminuir os valores da pressão arterial. O sumo de limão permite ainda reduzir os níveis do colesterol.

Tabela nutricional do limão (fruta 58 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 17 kcal 0,8 %
70 kJ
Gordura 0,2 g 0,3 %
Gorduras saturadas < 0,1 g 0,1 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g 0,3 %
Carboidratos 5,4 g 2,0 %
Açúcares 1,5 g 2,9 %
Proteína 0,6 g 0,9 %
Fibra alimentar 1,6 g 0,5 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 51,6 g 2,6 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

alho e limão
Como usar alho e limão para combater e prevenir diabetes

O alho

O alho tem características distintas, sendo igualmente benéfico para a saúde. O alho é um alimento rico em alicina e também contém outros compostos organossulfurados. O alho gera ações valiosas na saúde, nomeadamente ação antioxidante, ação anti-inflamatória, ação anticancerígena e ação anti-hiperglicémica no organismo.

O consumo de alho cru é uma forma rápida de aceder aos seus efeitos. É um remédio caseiro bastante popular que permite promover a perda de peso. Também permite prevenir doenças cardíacas. Permite ainda combater a pressão alta. O consumo de alho cru pode ainda reduzir os níveis de açúcar no sangue, além de baixar e controlar o colesterol.

Tabela nutricional do alho (100 gr)

NUTRIENTE QUANTIDADE % VD*
Valor energético 113.1kcal=475 0,06
Carboidratos 23,9g 0,08
Proteínas 7,0g 0,09
Fibra alimentar 4,3g 0,17
Fibras solúveis 0,4g
Cálcio 13,6mg 0,01
Piridoxina B6 0,4mg 0,31
Fósforo 149,1mg 0,21
Manganês 0,2mg 0,09
Magnésio 21,3mg 0,08
Lipídios 0,2g
Ferro 0,8mg 0,06
Potássio 534,9mg
Cobre 0,2ug 0
Zinco 0,8mg 0,11
Tiamina B1 0,2mg 0,14
Sódio 5,4mg 0

* % Valores diários com base numa dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj. Os seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo das suas necessidades.

alho e limão
Como usar alho e limão para combater e prevenir diabetes

A dupla

Combinar alho com limão é conjugar dois alimentos poderosos, sendo ambos preciosos aliados que contribuem eficazmente para o tratamento da diabetes, prestando um precioso serviço de prevenção das complicações mais frequentes.

Ambos os alimentos podem e devem ser consumidos de forma separada, aproveitando-se assim a sua versatilidade. Contudo, também podem ser conjugados, criando-se um remédio caseiro potente para combater e evitar a diabetes.


Leia também: Descubra o que acontece se comer meia colher de sopa de mel por dia


alho e limão
Como usar alho e limão para combater e prevenir diabetes

Versatilidade

É recomendável que ambos os produtos sejam integrados em diferentes receitas, em separado ou individualmente.

Opção 1

Verta o sumo de um limão espremido para um copo de água morna e beba o preparado ainda em jejum, com o estômago vazio.

Opção 2

Corte em fatias finas um dente de alho cru. Deixe o alho cortado a descansar por 5 minutos e, depois, coma-o. Engula o mesmo em jejum, com o estômago vazio.

Faça-o como se fosse um comprimido. Pode até tomar em conjunto com pequenos goles de água.

Opção 3

Prepare um chá de alho com limão, adicionando ambos os ingredientes num copo de água morna.

Opção 4

Junte o sumo do limão espremido às saladas ou mesmo noutras receitas, como em ensopados, sopas, molhos e no tempero de carnes e peixes.

Opção 5

Junte sumo de limão às bebidas, nomeadamente aos chás caseiros.

Opção 6

Deve infundir o alho picado no azeite e espalhar na torrada inteira. Pode ainda colocar em saladas, em sopas e em legumes assados.

Opção 7

Junte o alho picado em molhos, em temperos e em cremes.

alho e limão
Como usar alho e limão para combater e prevenir diabetes

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.