Início Viagem Destinos Alentejo: 6 locais para visitar no Inverno

Alentejo: 6 locais para visitar no Inverno

A região alentejana é de uma beleza pura e singular. Conheça algumas sugestões para uma escapadela ao Alentejo nos tempos frios que se avizinham.

_

Évora

Évora

A histórica capital do Alentejo justifica plenamente a sua classificação como Património Mundial da UNESCO.

Évora

É especialmente aconselhada para passeios em família, pelas curtas distâncias a que é possível encontrar todos os principais pontos de interesse (da Praça do Giraldo ao Templo Romano e ao Aqueduto da Água de Prata).

Évora

Arraiolos

Arraiolos

Esqueça a ideia de que só há tapetes. Arraiolos tem o castelo, que é um dos únicos castelos inteiramente circulares do mundo; tem uma considerável concentração de monumentos históricos, como o Palácio da Sempre Noiva, a Igreja da Misericórdia ou a ermida de São João do Campo.

Arraiolos

E tem também a Ecopista, que convida a longos passeios de bicicleta na natureza e com toda a segurança. Para o almoço e o jantar, os restaurantes oferecem pratos de borrego, açordas, migas e outras iguarias típicas do Alentejo. Quanto aos vinhos, já os “citámos” neste artigo.

Migas à Alentejana

Santa Susana

Santa Susana

A aldeia de Santa Susana é um daqueles locais que nem sempre surgem nos roteiros turísticos e com os quais o Alentejo surpreende o visitante.

Santa Susana

É um povoado recente, com pouco mais de um século, o que se reflete nos contornos regulares das casas, que levam a que seja considerada uma das mais bonitas aldeias da região.

Santa Susana

Olivença

Olivença

Incluir Olivença num roteiro pelo Alentejo poderia criar um “incidente diplomático” entre Portugal e Espanha, dado a questão, velha de dois séculos, relativa à soberania da vila.

Olivença – © João Sousa

Contudo, o ambiente que ali se respira é de paz e de abertura aos portugueses. As ruas voltaram recentemente a ter a indicação das antigas designações, muitos oliventinos estão a pedir a nacionalidade portuguesa, e o famoso portal manuelino não deixa dúvidas a ninguém.

Igreja de Olivença – © Juan Franco

Autor: Ismael Paulino
_

1
2

OUTROS ARTIGOS QUE LHE PODEM INTERESSAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.