As aldeias e vilas de pescadores têm um encanto particular. Reunimos 10 das melhores aldeias deste género de norte a sul do país.
O nosso país tem estado na ribalta a nível do turismo, colecionando uma série de prémios.
Portugal é um país com uma história incrível e longa. Os seus maiores feitos estão ligados ao mar, na Era dos Descobrimentos.
Contudo, o mar ainda mantém um papel importante na vida de muitos portugueses. Existem aldeias e vilas de pescadores que são muito procuradas pelos seus encantos. Quer conhecer as aldeias e as vilas mais pitorescas?
Mudança
Ao longo de vários séculos, Portugal foi um país de pescadores e estes continuam a ter um papel importante em diversas cidades. Atualmente, esta profissão não é dominante, nem é muito desejada pela maioria dos jovens portugueses.
Apesar da pesca continuar a ser uma atividade importante para o país, a vida dos pescadores é dura. As tradicionais aldeias e vilas piscatórias continuam a ser necessárias, pois ainda é preciso fazer com que o peixe chegue fresco à mesa.

Aldeias de pescadores
Em Portugal, ainda há aldeias e vilas de pescadores. Estas possuem um charme particular. Todos os que as visitam rendem-se à sua magia. São espaços onde o tempo corre mais devagar e há maior disponibilidade para contemplar pormenores.
A vida dos pescadores é feita com sofrimento. Os riscos são elevados. Há sempre familiares que ficaram perdidos no mar. Apesar das tragédias, há uma beleza singular em assistir aos barcos a saírem para o mar ou a regressarem dele.
Encantos vários
Assista à movimentação das pessoas e do transporte do peixe até ele chegar à doca. Em alguns locais, é possível assistir à arte xávega. Esta forma artesanal de pesca remonta ao século XVII e hoje continua a encantar a população.
As aldeias e vilas de pescadores são encantadoras e tranquilas, estando presentes de norte a sul do país. No presente artigo do NCultura, iremos reunir algumas das aldeias e vilas de pescadores que merecem a sua visita.
10 das aldeias e vilas de pescadores mais bonitas de Portugal
- Santa Luzia, Tavira
- Murtosa
- Vila Nova de Milfontes
- Sesimbra
- Ericeira
- Nazaré
- Costa Nova, Ílhavo
- Afurada, Vila Nova de Gaia
- Apúlia, Esposende
- Vila Praia de Âncora

1 – Santa Luzia, Tavira
Santa Luzia é uma freguesia que integra o município de Tavira. Existem cerca de 1500 habitantes e a ligação de Santa Luzia ao mar fica bem clara, quando ela é frequentemente identificada como a capital do polvo.

2 – Murtosa
Esta vila portuguesa está situada no distrito de Aveiro. Tem cerca de 3700 habitantes. O município é dividido em dois pelo Canal de Ovar. Murtosa está localizada no coração afetivo e geográfico da Ria de Aveiro, uma área conhecida pela sua grande riqueza paisagística e ambiental.

3 – Vila Nova de Milfontes
Vila Nova de Milfontes é uma freguesia que integra o município de Odemira, estando presente no distrito de Beja. Ela está situada na margem norte da foz do rio Mira.
É um bom destino para uma escapadinha ou para umas férias: há praias, restaurantes, lojas e muitos outros encantos.

4 – Sesimbra
Sesimbra é uma vila que é sede do município a que concede o nome. Ela está integrada no distrito de Setúbal, antiga província da Estremadura.
O mar de Sesimbra não serve apenas para alimentar a vida dos pescados. Há diversas empresas que propõem várias atividades, nomeadamente mergulho, canoagem, entre outras.

5 – Ericeira
Esta vila turística encontra-se a 35 km a noroeste do centro de Lisboa. Ericeira é uma freguesia que integra o município de Mafra. Atualmente, é bem famosa pelo surf.
Muitos procuram a Ericeira, devido às ondas locais. Entre as praias mais procuradas estão a praia da Ribeira d’ Ilhas (reserva mundial do surf) ou a praia dos Coxos em Ribamar.

6 – Nazaré
Esta vila portuguesa integra o distrito de Leiria. Este é outro destino muito procurado pelos surfistas. O famoso canhão da Nazaré, que leva ao surgimento de constantes ondas gigantes, tornou este destino numa atração imperdível para os amantes dessa modalidade.

7 – Costa Nova, Ílhavo
Costa Nova está presente na costa ocidental de Portugal, surgindo na linha de costa da Ria de Aveiro. Integra a freguesia da Gafanha da Encarnação, no Município de Ílhavo, bem perto da animada cidade de Aveiro.
Os palheiros da Costa Nova destacam-se. As casas às riscas coloridas presentes na praia (surgem em diferentes cores, nomeadamente em tons de vermelho ocre e preto, entre outros) tornaram a Costa Nova famosa.

8 – Afurada, Vila Nova de Gaia
Afurada encontra-se em Vila Nova de Gaia. Esta pitoresca povoação, situada junto à foz do Rio Douro, esconde diversos encantos. Quem visitar esta freguesia gaiense nunca se desilude. Há vistas de cortar a respiração, peixe fresco e inúmeras histórias das gentes do mar para serem conhecidas.

9 – Apúlia, Esposende
Esta vila portuguesa encontra-se no município de Esposende. A Apúlia foi elevada a Vila em 1988 (mais precisamente no dia 11 de março). Os barcos dos pescadores da Apúlia concedem um encanto particular ao local.

10 – Vila Praia de Âncora
A freguesia está presente no município de Caminha. Depois de ser elevada à categoria de vila alterou o seu nome para o atual.
Anteriormente, o nome oficial era Santa Marinha de Gontinhães. O nome Vila Praia de Âncora começou a ser usado depois de 5 de julho de 1924.

Leia também:
- Aldeias à venda a preços incríveis
- Descubra 10 das aldeias mais bonitas de Portugal
- As aldeias e vilas mais bonitas do Alentejo
NCultura
Se leu “10 das aldeias e vilas de pescadores mais bonitas de Portugal” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…