Descubra 10 aldeias de visita obrigatória no Norte de Portugal que são encantadoras! Explore o charme e a beleza destes tesouros escondidos! Portugal apresenta um património encantador. Há uma beleza natural no nosso país que o torna particularmente fascinante. Além disso, de norte a sul do país, estão presentes várias construções que são reveladoras do valor do património nacional.
No Norte, podemos encontrar aldeias e vilas que proporcionam experiências interessantes e complementares. Estes lugares revelam muito sobre a nossa história. O NCultura reuniu uma série de locais imperdíveis, que devem ser conhecidos por todos os portugueses. Fique a conhecer a riqueza invulgar de alguns dos destinos rurais nortenhos mais fascinantes!
10 aldeias de visita obrigatória no Norte de Portugal
1 – Soajo, Arcos de Valdevez

Esta aldeia é bastante popular, um destino rural que encanta todos os que a visitam. Nesta povoação, as pequenas casas destacam-se num cenário particularmente encantador. As habitações desta aldeia foram erguidas com blocos de granito.
As ruas de pedra de Soajo parecem servir de guia. Levam os visitantes da aldeia a conhecer parte do melhor que a aldeia tem para oferecer. As pessoas são encaminhadas para o largo onde se encontra o pelourinho. Esta construção singular é Monumento Nacional desde 1910. O pelourinho ergue-se neste local, parecendo cumprimentar os recém-chegados, dando-lhes as Boas-vindas.
Quem visita esta aldeia tem de visitar a eira comum, um dos pontos de interesse desta aldeia. Soajo é bastante popular por apresentar um imponente conjunto de 24 espigueiros. Estes elementos arquitetónicos foram construídos em pedra. Era nos espigueiros que a comunidade guardava os cereais. Boa parte destas construções ainda mantém a sua utilidade.
2 – Vale de Poldros, Monção

Esta povoação encontra-se presente a 1200 metros de altitude. Esta encantadora aldeia está situada em Monção. Vale de Poldros está localizada às portas do popular Parque Nacional da Peneda Gerês.
Este destino rural encontra-se numa posição privilegiada. Vale de Poldros assegura-nos uma experiência imperdível. Esta povoação permite-nos contemplar uma paisagem absolutamente deslumbrante. As vistas para a imponente serra da Peneda destacam-se. É arrebatador o cenário que se encontra por aqui… Este destino rural tem vários encantos. Esta aldeia apresenta-nos um conjunto arquitetónico bastante interessante. O valor patrimonial das construções de Vale de Poldros é inestimável.
Muitas das construções presentes nesta aldeia encontram-se ligadas às atividades agrícolas. Esta povoação apresenta construções que tiveram e têm um papel relevante, económico e turístico. Além disso, estas construções são muito estimadas, porque apresentam um grande significado cultural e social.
Vale de Poldros revela-se um destino fantástico, memorável. Este local serve como um exemplar perfeito de um povoamento de transumância. Atualmente, apenas vive um homem na aldeia. O nome do homem que habita a aldeia é Fernando Gonçalves. Ele é o único habitante desse lugar. Deu-lhe uma nova vida, quando abriu aqui um restaurante.
3 – Castro Laboreiro, Melgaço

A aldeia de Castro Laboreiro está situada numa região que apresenta uma grande beleza. A povoação está presente no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Esta aldeia encontra-se serpenteada pelo rio Laboreiro. Há por aqui várias pontes encantadoras. Estas construções são representativas das épocas romana e medieval.
Este é um destino imperdível, com um dos patrimónios pré-históricos mais ricos de Portugal. No tesouro presente em Castro Laboreiro, é possível encontrar gravuras e pinturas rupestres, além de 120 Dólmenes e Cistas.
Nesta aldeia, podemos encontrar ainda outras atrações fascinantes. Esta aldeia apresenta construções castrejas como pontos de interesse do seu património histórico e arquitetónico de valor incalculável. O Castelo de Castro Laboreiro é o ex-líbris da aldeia. Esta fortaleza foi classificada como monumento nacional.
O Núcleo Museológico de Castro Laboreiro é um espaço merecedor de uma visita. Neste espaço, poderá ficar a conhecer os hábitos, costumes e tradições desta povoação, um património que as gentes da terra muito estima.
4 – Quintandona

Quintandona proporciona uma das melhores experiências que se pode viver no Norte. Visitar esta aldeia pitoresca revela-se algo surpreendentemente agradável. Este destino rural nortenho revela diversas qualidades.
Quintandona tem muitos encantos. Trata-se de um destino de visita obrigatória para quem passa na região. Esta povoação surpreende todas as pessoas que a visitam. Ter a oportunidade de passear pelas ruas e ruelas de Quintandona, permite-nos testemunhar a beleza das suas construções em pedra de lousa e de xisto.
A aldeia está presente num território de grande beleza natural. Quintandona beneficia do espaço territorial privilegiado onde se encontra. Em torno deste destino rural, podemos observar uma paisagem agrícola e florestal deslumbrante. O cenário que se encontra é verdadeiramente maravilhoso. A paisagem é um elemento importante que torna esta aldeia bastante pitoresca, até inspiradora.
5 – Ponte de Mouro, Monção

Este destino rural é imperdível. A povoação encontra-se inserida na freguesia de Barbeita. Esta aldeia encantadora tem diversas atrações. A aldeia de Ponte de Mouro tem vários pontos de interesse. No entanto, a paisagem destaca-se entre as atrações deste destino rural, que é digno de um filme.
Esta povoação encontra-se presente nas margens do rio Mouro. Nos meses de verão, dar um mergulho nas águas do rio local revela-se uma das melhores experiências que se pode viver na aldeia. Esses momentos refrescantes perdurarão para sempre na sua memória.
A Ponte Medieval está localizada sobre o rio Mouro. Esta construção encantadora encontra-se classificada como imóvel de interesse público. Esta ponte é antiga. A sua origem remonta ao século XIV. Apesar dessa longevidade, a Ponte Medieval foi remodelada em 1627.
6 – São Xisto, São João da Pesqueira

Esta povoação está situada num dos trechos mais belos da região duriense. São Xisto é uma aldeia pitoresca que apresenta vistas únicas e deslumbrantes para o rio Douro. Nos últimos anos, a aldeia tem sido recuperada. A recuperação deste destino rural encontra-se praticamente concluída. Por isso, viverá uma experiência formidável se visitar São Xisto.
As habitações são a alma da aldeia. As casas típicas em xisto são encantadoras e fazem parte das muitas razões que se podem encontrar para justificar uma visita a este destino rural encantador, com muito para mostrar. As habitações apresentam-se num lugar quase inóspito e selvagem. Não há ninguém neste espaço territorial, apenas a Natureza que apresenta uma incrível beleza…
Existem outras atrações na aldeia, nomeadamente a Capela de São Xisto. Esta é uma construção religiosa singela. No entanto, é encantadora e chamosa. A Fonte Centenária é outra atração da aldeia, um elemento com história.
Outro ponto de interesse deste local é o Mirante Anjo Arrependido. Neste local, podemos constatar a beleza da paisagem local. As vistas que se encontram neste mirante são fantásticas. Neste lugar incrível, existe uma estátua que se tornou num elemento icónico da aldeia. Trata-se da estátua Anjo Arrependido.
7 – Rio de Onor, Bragança

Esta povoação revela-se um destino imperdível, um local fantástico para uma escapadinha. A aldeia Rio de Onor proporciona uma experiência singular. A aldeia assegura toda a tranquilidade de que as famílias precisam, sendo um destino perfeito para as famílias que querem fugir da agitação das grandes cidades.
Esta aldeia encantadora está situada num espaço de grande beleza, presente no Parque Natural de Montesinho. Rio de Onor é uma aldeia fronteiriça que se localiza no concelho de Bragança.
Este destino rural é frequentemente mencionado como “uma aldeia, dois países”! Tal acontece porque se trata de uma aldeia que é atravessada pela fronteira com Espanha. Por isso, do lado português, podemos encontrar Rio de Onor; do lado espanhol, está Rihonor de Castilla.
8 – Branda da Aveleira

Esta povoação encontra-se presente na entrada do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Branda da Aveleira é um destino encantador, presente na freguesia de Gave, que se situa no concelho de Melgaço.
A transumância é uma tradição que foi respeitada ao longo de séculos. Ela consiste numa mudança periódica de lugar, em que era feita a deslocação periódica de rebanhos (ovinos, maioritariamente). Naturalmente, eles eram devidamente acompanhados pelos pastores.
Desta forma, pessoas e animais encontravam-se entre dois lares. A branda encontrava-se destinada aos verões e a inverneira era usada durante os invernos.
No verão, a deslocação dos rebanhos era feita pelos vales e planícies (onde os pastos desapareciam), passando posteriormente para as altas pastagens presentes nas montanhas (transumância ascendente).
No começo do inverno, ocorria então a deslocação das montanhas (da Serra da Peneda, onde a neve deixava os animais sem ter o que comer). Por isso, os animais eram mobilizados para as zonas baixas (transumância descendente), onde os pastos reapareciam.
A aldeia representa essa forma de estar. A Branda da Aveleira tem no seu conjunto de casas rústicas parte dos seus encantos. Estas habitações são chamadas de cardenhas, que são construções muito típicas da região.
Estas casas foram recuperadas. A sua traça original foi respeitada. As casas foram decoradas com mobiliário rústico, para manter o estilo local.
Fique a conhecer melhor o Norte de Portugal:
- Visitar Mondim de Basto, um destino perfeito no Norte de Portugal
- 5 locais escondidos para descobrir no norte de Portugal
- Lagoas de Bertiandos: um paraíso escondido no Norte de Portugal
9 – Trebilhadouro

Este destino rural proporciona uma experiência singular. Trebilhadouro é seguramente uma das aldeias mais secretas do norte do país. Este destino rural encontra-se presente num cenário maravilhoso. A paisagem mostra-nos os socalcos fabulosos da Serra da Freita. A aldeia está presente no concelho de Vale de Cambra.
Noutros tempos, este local esteve desabitado. No entanto, foi recuperado para turismo rural. Por isso, atualmente, Trebilhadouro revela-se um destino rural que assegura uma experiência particularmente agradável.
A aldeia apresenta diversas atrações, como os espigueiros (ou canastros). Na povoação, ainda podemos encontrar outros elementos interessantes que nos remetem para outros tempos, como eiras e um tanque. A Igreja Matriz de São Salvador é o ex-libris local.
Quem gosta de explorar a riqueza natural pode viver uma boa experiência por aqui. O trilho PR4 é iniciado na aldeia e permite-nos percorrer caminhos onde a Natureza se apresenta de forma maravilhosa.
10 – Sistelo, Arcos de Valdevez

É em pleno Parque Nacional Peneda-Gerês que se encontra a memorável aldeia de Sistelo. Esta povoação é seguramente uma das aldeias nacionais mais encantadoras. A popularidade desta aldeia facilmente se justifica.
Não só este destino rural está presente num espaço territorial onde a Natureza se apresenta no seu máximo esplendor, como apresenta um património tão singular quanto belo.
Esta aldeia está presente num cenário com paisagens deslumbrantes, tão arrebatadoras que são capazes de nos tirar o fôlego. Este paraíso rural é conhecido como “O pequeno Tibete Português”. Esta povoação reúne ainda um conjunto de atrações notáveis. O Castelo de Sistelo é um dos ex-libris da aldeia.
O cruzeiro, o fontanário e a igreja paroquial são outros destaques da aldeia. O jazigo do visconde de Sistelo e a ponte de Sistelo também são elementos que encantam quem visita a aldeia.
As casas são encantadoras. A construção das habitações é maioritariamente em granito. Elas seguramente contribuem para o sucesso que Sistelo tem na área do turismo.
O parque de merendas desta aldeia é outra atração. Ele propicia o convívio. A experiência de realizar um piquenique revela-se bastante agradável. Neste local, os visitantes podem repor as energias, após realizarem caminhadas.