Início Saúde Afinal, o chocolate faz bem à saúde ou não?

Afinal, o chocolate faz bem à saúde ou não?

O chocolate é um produto com uma história rica, tão extensa quanto fascinante. Mas afinal, o chocolate faz bem à saúde ou não?

chocolate faz bem à saúde
Afinal, o chocolate faz bem à saúde ou não?

Afinal, o chocolate faz bem à saúde ou não? O chocolate é um produto com uma história rica, tão extensa quanto fascinante. Não é à toa que existe um Dia Mundial do Chocolate, que ocorre no dia 7 de julho. A sua existência remonta à América do Sul, a 1500 a.C. De então para cá, muito foi alterado na conceção de chocolate. O fruto do cacaueiro, o cacau, não era visto como hoje vemos o chocolate, tendo existido uma clara evolução. Cristóvão Colombo, nas suas épicas viagens que culminaram com a descoberta do continente americano, conheceu este delicioso produto. O navegador e explorador italiano trouxe as sementes para a Europa e deixou os europeus derretidos com este produto.

É delicioso, um verdadeiro pecado que muitos associam aos quilos a mais, enquanto outros associam a problemas de borbulhas. Mas a verdade é que este produto é essencialmente feito à base de cacau, é um superalimento! Quer saber mais sobre o chocolate e os seus benefícios? Então, leia “Chocolate: o produto delicioso que origina diversos benefícios para a saúde!”


Leia também: A fascinante história do chocolate


O chocolate faz bem à saúde. Descubra os seus benefícios

chocolate faz bem à saúde
Afinal, o chocolate faz bem à saúde ou não?

Cacau

O cacau não tem um sabor doce. Na verdade, é amargo. Por isso, entre a elite espanhola surgiu a fantástica ideia de lhe juntar açúcar, tornando este produto verdadeiramente irresistível e perigosamente viciante… conhecido como chocolate!

Tipos

Existe grande variedade de chocolates. Tal tem a ver com as misturas que se faz do cacau com outros produtos. O chocolate negro/preto é o que contém mais percentagem de cacau (mais de 70% e ainda hidratos de carbono e gordura), sendo por isso mais amargo. Chocolates mais doces, como o branco, de frutos ou outros, contêm uma percentagem maior de açúcar e menor de cacau (sensivelmente 30%).

Há variedade, mas em termos nutricionais são pobres, não saciam, sendo que grande parte desta variedade é bastante rica em açúcar, o que é revelador de que há cuidados a ter no seu consumo, pois se for consumido de forma excessiva pode causar problemas de saúde, tais como: diabetes, peso a mais, problemas dentários (nomeadamente cáries ou gengivite), azia, refluxo gastrointestinal ou desconforto gastrointestinal (nomeadamente síndrome do intestino irritável ou diarreia).

chocolate faz bem à saúde
Afinal, o chocolate faz bem à saúde ou não?

Moderação

Assim, a melhor opção, a mais saudável, é o chocolate negro, mais puro que os restantes. Mas, mesmo esta opção, deve ser consumida de forma moderada. Um consumo excessivo

é sempre negativo, mesmo da variedade mais saudável. Um consumo em excesso das outras variedades é ainda mais prejudicial para a saúde.

O chocolate negro é o mais rico em cacau. Este é o fruto responsável pelos benefícios do chocolate. Opte pelo chocolate negro e recorra apenas a um quadrado por dia, medida que se for alargada é suficiente para impedir os benefícios e originar problemas de saúde.

chocolate faz bem à saúde
Afinal, o chocolate faz bem à saúde ou não?

Benefícios do chocolate

Um consumo moderado e regular de chocolate é suficiente para obter diversos benefícios. Tal tese é defendida em diversos estudos científicos. Conheça algumas dessas vantagens para a saúde.

chocolate faz bem à saúde
Afinal, o chocolate faz bem à saúde ou não?

Retarda o envelhecimento do cérebro

Uma equipa de investigadores da disputadíssima Harvard Medical School partilhou as conclusões de uma rigorosa investigação. Os investigadores revelaram no Medical News Today a sua descoberta de que o chocolate quente contribui para um melhoramento do fluxo sanguíneo para as partes do cérebro onde é necessário.

O estudo revelou que pessoas idosas conseguem reduzir o declínio da memória e manter o cérebro saudável (e mais jovem), se beberem diariamente duas chávenas de chocolate quente (sem adição de açúcares). Contudo, o rótulo do produto deve informar que este não tem açúcares adicionados!…

chocolate faz bem à saúde
Afinal, o chocolate faz bem à saúde ou não?

Protege a pele dos raios solares

Na Alemanha, surgiu um estudo de investigadores provenientes da Universität Witten-Herdecke, que chegou à conclusão de que a presença de flavonoides presentes no cacau contribuem para o melhoramento do fluxo sanguíneo para a pele e aumentam a sua densidade e hidratação.

Esse facto permitiu concluir que há uma ação de proteção contra os danos solares. Um consumo de chocolate antes ir à praia permite uma maior proteção da pele relativamente aos raios solares. Contudo, leve na mesma protetor sempre que for à praia.

chocolate faz bem à saúde
Afinal, o chocolate faz bem à saúde ou não?

Sensação de stress reduzida

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) revela que o chocolate “é constituído por mais de 300 substâncias químicas, que induzem a libertação de neurotransmissores”.


Leia também: Vinagre de maçã: saiba como usar e conheça os seus benefícios


Assim, podemos concluir que o chocolate causa alívio dos níveis de stress, pois as “endorfinas, hormonas que reduzem o stress, diminuem a dor e induzem satisfação”. Além disso, o chocolate causa uma sensação de bem-estar pela presença da serotonina, outro neurotransmissor, que possui um efeito antidepressivo.

chocolate faz bem à saúde
Afinal, o chocolate faz bem à saúde ou não?

Redução dos níveis do colesterol “mau”

Um estudo de investigadores provenientes dos Estados Unidos da América, mais precisamente da University of Illinois, revela que é possível baixar os níveis de LDL, conhecido como o “mau” colesterol, através do consumo diário de chocolate preto.

O cacau contém esteróis vegetais e flavonóides por isso, se este for consumido moderadamente em conjunto com uma dieta com baixo teor de gordura, então os níveis de LDL no sangue diminuem.

chocolate faz bem à saúde
Afinal, o chocolate faz bem à saúde ou não?

Reduz risco de doenças cardiovasculares

Como o cacau presente no chocolate preto tem propriedades que contribuem para a redução do LDL, a longo prazo, este é um produto que protege contra as doenças cardiovasculares, reduzindo o seu risco.

Através de um consumo moderado e regular de chocolate negro, estamos a contribuir para que haja menos colesterol nas nossas artérias. Assim, é um produto que reduz o risco de desenvolvermos uma doença cardíaca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.