Início Saúde Afinal deve ou não beber café?

Afinal deve ou não beber café?

O café não é uma bebida consensual. É criticada por uns e tida como essencial por outros. Mas afinal, deve ou não beber café?

beber café
Afinal deve ou não beber café?

Afinal, deve ou não beber café? A água é a bebida mais consumida em todo o mundo. É essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Há outra bebida que também é muito consumida, mas não é tão consensual: o café. Embora seja alvo de diversos estudos científicos que, normalmente, enaltecem os seus benefícios para a saúde, esta bebida não é consensual, havendo quem identifique desvantagens para a saúde. Além disso, ela pode causar efeitos negativos, se for consumida em exagero. Quer saber mais?

Afinal deve ou não beber café?

beber café
Afinal deve ou não beber café?

O hábito

São muitas as pessoas que não prescindem de um hábito matinal que os ajuda a despertar: beber café. Este hábito ajuda a preparar o espírito para encarar um novo dia de trabalho, pois existem uma série de benefícios associados ao consumo de café.


Leia também: Descubra porque deve juntar canela ao café


O café é também um bom motivo para a socialização, pois todas as pausas no trabalho são, muitas vezes, aproveitadas para um café e dois dedos de conversa. Não é incomum chegar-se ao final do dia com um consumo exagerado de café, o que pode levar a um impedimento para as boas noites de sono. Este é um dos efeitos negativos do café…

beber café
Afinal deve ou não beber café?

Popularidade

Fruto dos seus efeitos, não é de estranhar que o café seja efetivamente uma das bebidas mais populares do planeta. Além dos benefícios que gera, o café é ainda saboroso, podendo ser bebido natural. Por ter um sabor amargo, muitos não resistem à tentação de o adoçar com açúcar (embora haja recomendações de se usar antes mel ou canela).

beber café
Afinal deve ou não beber café?

Consumo de café no mundo

Sendo uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, há no entanto diferentes formas de o beber. O café americano é muito distinto do nosso: o mais tradicional,o expresso.

Contudo, há mais variedades, nomeadamente o café gelado, conhecido como o frappucino. De acordo com dados fornecidos pela Organização Internacional do Café (ICO), no relatório de 2017, o café foi consumido em abundância em diversos países, havendo um top 10, no qual não aparece o nosso país. Ele é composto pelos seguintes países: Finlândia, Noruega, Islândia, Dinamarca, Holanda, Suécia, Suíça, Bélgica, Luxemburgo e Canadá (por ordem decrescente).

beber café
Afinal deve ou não beber café?

Benefícios

Polifenóis, que são microcomponentes derivados de plantas e que têm propriedades antioxidantes, estão presentes no café e estão associados a boa parte dos benefícios do café.

O café dá energia, ajuda a ganhar foco, aumenta os níveis de concentração, entre outros benefícios que permitem melhorar o rendimento cognitivo. É, por isso, um bom aliado para quem tem exames escolares ou universitários e precisa de um apoio extra para conseguir fazer aquele esforço final, para estudar um pouco mais.

Além de nos dar um boost energético, o consumo de café pode também melhorar o nosso humor. Ao The New York Times, Erikka Loftfield, investigadora do Instituto Nacional de Cancro dos EUA, referiu: “Há uma evidência bastante consistente de que o café está associado a um risco menor de mortalidade.”

beber café
Afinal deve ou não beber café?

Tabela de valor nutricional do café (1 chávena 237,0 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 2 kcal 0,1 %
10 kJ
Gordura < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras saturadas < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g < 0,1 %
Carboidratos 0,0 g 0,0 %
Açúcares 0,0 g 0,0 %
Proteína 0,3 g 0,4 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 235,6 g 11,8 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

beber café
Afinal deve ou não beber café?

Malefícios

Nem tudo são vantagens. Há pontos negativos associados ao café, por isso mesmo ele não é uma bebida consensual. O seu consumo não é recomendado por todos os médicos e nutricionistas.

Entre os problemas frequentemente associadas ao café, nomeadamente quando consumido em exagero, ele pode provocar o aceleramento do batimento cardíaco, insónias, ansiedade, nervosismo. No passado, esta bebida chegou mesmo a ser conotada como um produto cancerígeno.

beber café
Afinal deve ou não beber café?

Estudos

Investigadores, após analisarem mais de 200 relatórios, revelaram ter descoberto que os consumidores de café tinham menos propensão para doenças cardiovasculares. Tal foi revelado num relatório publicado em 2017 pelo British Medical Journal (BMJ). Neste relatório, dedicado ao consumo de café e aos respetivos efeitos na saúde, é defendido que estão maioritariamente associados ao café benefícios e não perigos para a saúde.


Leia também: Paixão nacional: as 15 formas de pedir um café em Portugal


O café, quando consumido de forma regular e moderada (até 400 miligramas por dia) pode também reduzir o risco do aparecimento de diversas doenças como: doenças de fígado, como cirrose, cancro do fígado e doença hepática crónica, além de ter o mesmo efeito no que diz respeito a problemas como a Diabetes tipo 2 e doença de Parkinson.

beber café
Afinal deve ou não beber café?

Excepções por estudar e contraindicações

O café não é uma bebida recomendada a grávidas. Não há estudos que garantam que o consumo de café seja seguro para o desenvolvimento natural do bebé. Como o estado de gestação é particularmente sensível, deve evitar-se o consumo de café.

Pessoas com polimorfismo devem limitar o seu consumo de café. Esta é uma condição genética que leva a que o café abrande o metabolismo.

O café é considerado uma droga psicoativa e a cafeína presente no café gera adição. Quando se está privado dela, surgem sintomas como dores de cabeça, fadiga, irritabilidade, dificuldades de concentração e estados depressivos.

Conclusão

Se gosta de café beba, mas faça-o com moderação. Limite-se a uma chávena ou duas por dia. E nunca o consuma depois das 18 horas para ter noites tranquilas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.