Diga adeus às manchas! A limpeza de vidros e espelhos nunca foi tão fácil! Aprenda formas eficazes para manter os seus vidros limpos e brilhantes. Todos os que fazem limpezas regularmente sabem que limpar vidros e espelhos não é fácil. Trata-se de um desafio que nem todos conseguem superar. Muitas vezes contentam-se com uma limpeza inadequada, ainda com manchas parciais. No entanto, reunimos um conjunto de dicas que irão facilitar a sua vida. Com as indicações de especialistas que iremos partilhar consigo, conseguirá resultados perfeitos, sem manchas, nem gordura, nem dedadas.

Adeus, manchas! Limpeza de vidros e espelhos com eficácia
Certamente que quer ter as janelas de casa bem limpas, certo? O problema é que muitas vezes ficam com manchas e com riscos, mesmo após a lavagem.
Os especialistas na área das limpezas deixaram dicas que permitem uma limpeza rigorosa de vidros e espelhos, numa eficácia máxima, sem dificuldade. Não é necessário gastar balúrdios em produtos caros para apresentar resultados magníficos.
Os vidros e os espelhos são elementos importantes num ambiente de casa, tornando-o mais moderno e clean. Contudo, com o tempo, eles tendem a apresentar sinais de manchas e de gorduras. Mesmo quando são lavados, apresentam sinais de uma higienização imperfeita, inadequada.
Não é necessário investir muito dinheiro em produtos específicos. Contudo, convém adotar a estratégia adequada. O truque para uma limpeza adequada de portas, janelas, espelhos de decoração ou mesas, que consiste em usar os produtos específicos em cada elemento destinado a limpar. Há vários tipos distintos de vidros que requerem determinados produtos e técnicas de limpeza.
Tipos de vidros distintos
1 – Vidro lacado
Este vidro é bastante usado em peças de decoração, nomeadamente móveis ou mesas. O vidro lacado carateriza-se por apresentar uma capa de laca na face de trás do vidro. Este tipo de vidro encontra-se disponível no mercado em várias cores.
2 – Vidro texturado
Este vidro decorativo pode apresentar-se em vários níveis de obscuração, dependendo da sua finalidade.
3 – Vidros laminados
Estes vidros são regularmente utilizados em janelas, vitrines, portas, coberturas, fachadas e divisórias.

4 – Vidro impresso
Este tipo de vidro é perfeito para quem deseja assegurar alguma privacidade entre ambientes ou até na casa de banho. O vidro impresso bloqueia a visão. No entanto, permite a entrada da luz.
5 – Vidros temperados
Estes vidros são normalmente usados nas janelas, tampos de mesas, box de chuveiro, portas, prateleiras, entre outros.
Dicas gerais de limpeza de vidros
– Usar detergente neutro e/ou limpa-vidros revela-se um dos truques de limpeza mais eficazes nesta matéria, porque funciona com qualquer tipo de vidro.
– Evite sempre produtos à base de solventes.
– Somente use panos e esponjas macias (preferencialmente de microfibras) para evitar a acumulação de resíduos no vidro já devidamente limpos e secos.
– Enquanto faz a sua limpeza, conjugue movimentos verticais e horizontais.
– Para evitar a acumulação de poeiras e de gordura, faça uma limpeza semanal dos vidros. Isso facilitará as limpezas futuras.
– Após começar as limpezas dos vidros, recorra a um pincel ou use o aspirador de pó. Use estes elementos para eliminar os resíduos acumulados nas áreas de difícil acesso a panos e detergentes.
– Faça a limpeza dos vidros em dias nublados ou sem sol. É um erro fazê-lo com a luz solar, porque quando ela bate diretamente no vidro os produtos usados secam rapidamente. Ora, essa realidade promove o aparecimento de manchas.
– Faça a separação dos materiais a usar na limpeza com a devida antecedência. Entre os materiais que irá necessitar estão: panos de microfibra, papel de cozinha (papel-toalha) uma esponja macia, produtos não abrasivos, nomeadamente desengordurantes, detergente neutro e limpa-vidros comum.
– Deve optar por dividir a limpeza por fases quando a área do vidro que limpa for muito extensa. Desta forma, irá conseguir secar e polir o vidro, antes que os produtos ou a água sequem. Desta forma, evitará as indesejadas manchas.
– Faça a limpeza um dos lados com movimentos horizontais, enquanto do outro faça movimentos verticais. Esta estratégia permite identificar manchas em janelas.
– Para remover as manchas e poeiras acumuladas sem riscar, use água e detergente neutro. Deve recorrer a uma esponja macia para conseguir esfregar o vidro com eficiência. Depois, seque bem, recorrendo a um pano macio que não pode soltar fiapos nem pelos.
– O papel de cozinha ou papel-toalha são mais indicados que o pano no momento da secagem. Nesta etapa, pode usar jornal velho. Trata-se de um truque antigo que é eficiente no momento de secar os vidros. Contudo, este método acaba por sujar bastante as mãos. Só faça este procedimento, se tiver luvas.
– Ao longo do processo de limpeza, pode utilizar água morna para fazer a limpeza das áreas que acumularam mais gordura. Trata-se de uma opção mais eficiente.
– Para os vidros de larga escala, revela-se uma boa estratégia recorrer a uma escova limpa-vidros. Desta forma, conseguirá que seque mais rápido e irá apresentar um melhor acabamento.
Truques para a limpeza de espelhos
Os espelhos são objetos decorativos que permitem dar um toque de classe ao ambiente de uma divisão. Eles não servem somente para refletir a nossa imagem. Podemos encontrar estes elementos decorativos em diversas divisões. Eles permitem ampliar ambientes e concedem maior conforto e harmonia a um determinado espaço.
No entanto, são peças frágeis, ainda mais sensíveis que os vidros. Por isso, requerem maiores cuidados no momento de realizar a sua limpeza. Sem esses cuidados, eles acabam por apresentar-se sujos, sem brilho, com um aspeto descuidado, inestético.
A utilização de soluções caseiras e naturais é sensata. Esta é uma das dicas mais importantes no momento de realizar a limpeza de espelhos. São opções que são menos abrasivas do que os produtos de limpeza de vidros que se encontram à venda no mercado. Além de serem mais caros, geralmente, acabam por deixar os espelhos sem brilho.
Nota: Na limpeza de espelhos, nunca deve recorrer a materiais que possam causar estragos. Por exemplo, palha de aço, esponja áspera, lixa, cloro, vinagre, amoníaco podem danificar o seu espelho.
Aprenda a limpar os seus vidros como um profissional:
- Como desembaciar os vidros do carro rápida e eficazmente
- Aprenda a limpar vidros manchados e deixe-os a brilhar
- 10 truques de limpeza tradicionais que ainda funcionam
Limpeza correta de espelhos
Primeira etapa: retirada da poeira acumulada.
1 – Antes de iniciar a limpeza dos espelhos, deve usar um pincel ou um espanador para limpar as poeiras. Este tipo de materiais normalmente apresenta-se exposto a poeiras. Por isso, tendencialmente, acabam por acumular muita gordura, pó e sujidade.
2 – No momento de aplicar um produto de limpeza, tenha em conta que é um erro aplicar o produto diretamente sobre a superfície do espelho. O procedimento correto consiste em aplicar um pouco do produto no pano de microfibras. Em seguida, passe o pano sobre o espelho, levemente.
3 – Os produtos mais indicados para este tipo de limpeza são água e detergente neutro, porque não deixam manchas nem promovem riscos. A solução caseira é simples: faça uma mistura de água e 4 gotas de detergente neutro.
4 – Posteriormente, transfira a mistura para um borrifador. No imediato, aplique a solução caseira sobre toda a superfície do espelho. É importante evitar molhar as molduras ou bordas durante este procedimento.
5 – Se a moldura for de plástico, basta que passe um pano húmido. No entanto, tenha em conta que deve usar um produto específico para limpar a madeira, se a moldura for de madeira.
6 – Durante este procedimento, deve haver rapidez para que não se criem manchas no espelho.
7 – Se o seu espelho não se encontrar muito sujo, pode recorrer a um pano embebido em álcool para fazer a limpeza e dar brilho.
8 – Se o espelho apresentar manchas difíceis de remover, então, com a esponja embebida em água morna e detergente neutro, esfregue a superfície para eliminar as manchas mais persistentes.
9 – Para concluir o processo de limpeza, deve usar um pano macio (de microfibras) para secar. Faça movimentos circulares ao longo deste procedimento.