Não deixe o arroz estragar as suas refeições. Torne-se mestre na arte de cozinhar o arroz perfeito seguindo nossas dicas infalíveis. Cozinhar arroz é uma tarefa aparentemente simples. No entanto, há muitas pessoas a cometer erros que prejudicam a qualidade do prato que apresentam e, nos piores dos casos, vão diretos para o lixo.
Evite esse desperdício e não se contente com um arroz medíocre. Há erros que muitos cometem ao cozinhar arroz que podem ser facilmente evitados. O presente artigo serve como guia para não errar na hora de cozinhar arroz, compilando um conjunto de dicas essenciais para que possa apresentar à família um arroz perfeito.
Adeus arroz empapado! Aprenda a cozinhar o arroz perfeito

Cozinhar arroz não tem de ser um pesadelo. Apesar de ser comum haver erros no momento de preparar arroz, não tem de se contentar com um arroz sem qualidade, meramente comestível.
Com as dicas de especialistas, qualquer pessoa pode preparar um arroz solto e saboroso, como idealizou. Este ingrediente é um dos acompanhamentos mais populares, sendo usado em todo o mundo.
O arroz pode acompanhar diversos tipos de pratos de carne, de peixe, com legumes, podendo até ser protagonista em sobremesas. Este ingrediente pode ser delicioso, quando é confecionado. Contudo, há erros comuns que fazem com que nem sempre se apresente nas melhores condições.
Eis alguns dos principais erros na confeção do arroz
A quantidade correta de água
A porção de água que se usa é um dos aspetos fundamentais no momento de fazer o cozimento do arroz. Devemos respeitar as proporções de 1 para 2, isto é, de uma porção de arroz para duas de água (chávena ou taça) para que o líquido seja absorvido por completo. Isso impede que o arroz fique liquefeito ou colado, numa espécie de papa.
No entanto, se o arroz for lavado, então o ingrediente irá necessitar de menos água, cerca de 1 para 1,5 ou de 1 para 1. Contudo, se se tratar de um arroz não refinado, é necessário colocar mais água. Nesse caso, cerca de 3 ou até 4 partes.

A temperatura (in)adequada de água
Deve utilizar água quente ou a ferver. Se usar água fria, os grãos do arroz vão colar, antes de começar a ferver. Outro momento importante, após juntar a água, também deve mexer o arroz!
O momento da lavagem do arroz
Todos os tipos de arroz devem ser lavados (com exceção a ser feita ao arroz vaporizado), de modo a eliminar deste ingrediente a sujidade e o amido. No entanto, essa lavagem deve ser realizada por uma imersão em água salgada. Se não, durante o processo de cozedura, o arroz irá rachar e desfazer-se.
O uso do tacho errado
No momento de confecionar o arroz, é importante que se evite o uso de panelas de esmalte. A melhor opção consiste em selecionar um tacho com tamanho suficiente para o arroz cozinhar. Contudo, também pode recorrer a robots de cozinha ou a outros utensílios específicos para a confeção deste ingrediente.
O momento de agitar o arroz
Este momento pode contribuir para que o arroz perca qualidades. Se agitar em demasia o arroz, ele ficará insípido e mal cozido. Idealmente, deve deixar que o arroz absorva toda a água e que o vapor seja libertado.
Desta forma, o arroz não vai colar. Se mexer o arroz em demasia, esse gesto irá danificar os grãos, porque contribui para libertar amido e, dessa forma, o arroz irá colar.
Especiarias e temperos
O arroz é um produto insípido. Desta forma, este ingrediente deve ser temperado e cozinhado na companhia de outros ingredientes para apresentar mais sabor, nomeadamente: cogumelos, peixe, carne, aves, vegetais e até doces.
Devido às suas caraterísticas, devemos juntar sabor no momento de cozer este ingrediente. Além do sal, pode experimentar temperar com uma folha de louro, paprica, curcuma, pimenta, entre outros.
Os vários tipos de arroz
Existem diversos tipos de arroz. Eles podem variar em muitos aspetos. Por exemplo, há diferenças no que diz respeito ao método de confeção, mas também ao tempo de cozimento e à quantidade de água necessária. Algumas diferenças são as seguintes:
- Barra: este tipo coze rápido e deve ser lavado, porque liberta muito amido.
- Arroz para sushi (Yaponika): perfeito para fazer este petisco japonês.
- Arroz selvagem preto, castanho ou vermelho: este tipo de arroz é uma opção muito popular entre os vegetarianos e adeptos de comida saudável. Tratam-se de cereais que se apresentam mais duros e que contam com mais fibras.
- Arroz cozido a vapor: não costuma ficar colado e não deve ser lavado.
- Arroz redondo comum (por exemplo, arroz Arbóreo): indicado para confecionar risoto ou paella.
- Arroz longo (Basmati, Indica, Jasmine): este arroz deve ser lavado e pode ser utilizado como acompanhamento ou até em saladas.
Este conhecimento permite que se possa alcançar a excelência quando se dedicar à tarefa de preparar este acompanhamento irresistível!
Aprenda a preparar:
As pessoas também perguntam
Qual é o benefício de arroz?
Este cereal revela-se uma boa fonte de sais minerais, como o fósforo, ferro, potássio e vitaminas (nomeadamente: tiamina, riboflavina e niacina). Outra qualidade do arroz está no facto de não conter colesterol.
O arroz é um alimento de fácil digestão. Este alimento é indicado na convalescença de quase todas as doenças.
O que é o arroz malandrinho?
O arroz malandro é um tipo de prato de arroz que é cozinhado em água abundante e é, portanto, um arroz molhado.
Qual a diferença entre arroz basmati e vaporizado?
O arroz Basmati é de origem indiana. Este tipo de arroz apresenta grãos longos, finos e aromáticos. O arroz integral é rico em fibras, vitaminas e sais minerais e podem ser encontrados grãos longos ou curtos. O arroz vaporizado é submetido a um tratamento com vapor de água, sendo um arroz firme e dourado, com riqueza em fibra e minerais.
Tens, ainda, uma coisas a aprender.