Portugal tem a sorte de contar com produtoras que asseguram bons resultados em eventos internacionais. Recentemente, voltou a acontecer. No reputado evento Mundos Vini que aconteceu na Alemanha, a produtora Adega de Favaios conseguiu assegurar grandes conquistas, conseguindo 5 medalhas. O vinho Casa Velha Branco Grande Reserva 2019 foi eleito o melhor vinho branco do Douro.
O Mundos Vini é um concurso alemão com grande prestígio internacional. Recentemente, foi realizado o evento que atraiu algumas das melhores produtoras de vinho do mundo. Naturalmente, contou com forte presença nacional. Mais uma vez, as produtoras nacionais representaram bem o país, regressando a Portugal com o saco cheio de medalhas. Uma das produtoras que demonstrou a sua qualidade foi a Adega de Favaios.
O ano de 2023 já tinha começado da melhor forma para a Adega de Favaios, após o seu Moscatel Colheita 1989 ter sido eleito um dos melhores 10 vinhos nacionais, ficando no TOP 10 da Essência do Vinho/Revista de Vinhos, uma das provas mais prestigiadas de Portugal.

A Adega de Favaios é líder nacional em moscatéis. Esta produtora é reconhecida pelos seus moscatéis. Ele é tido como o principal produtor deste tipo de vinho fortificado na Região Demarcada do Douro (80%). A Adega de Favaios é líder no mercado nacional (52%).
No entanto, a Adega não se cinge ao património de Moscatéis. Ela produz vinhos DOC Douro, rosé, brancos, tintos e espumantes. Atualmente, a Adega de Favaios encontra-se a preparar investimentos que visam a ampliação das instalações, no sentido de melhorar ainda mais os seus produtos, nomeadamente nos brancos que beneficiam das condições mais frescas do Planalto de Favaios.
A produtora voltou a brilhar na prova de primavera 2023 do Concurso Internacional Mundus Vini. Este evento é uma das competições de vinhos mais reputadas do mundo. O evento Mundus Vini 2023 – Spring Tasting tem uma reputação elevada.
Participaram 242 especialistas em vinhos na Prova de Primavera MUNDUS VINI 2023. Estas pessoas são provenientes de 46 nações. O evento realizou-se em Neustadt an der Weinstrasse, na Alemanha, no final de fevereiro de 2023. As pessoas tiveram a oportunidade de degustar e avaliar os vinhos. No total, foram avaliados mais de 7.500 vinhos, tendo sido realizadas provas cegas. Os vinhos premiados são apresentados detalhadamente. Depois de serem definidos os resultados, são disponibilizadas muitas informações sobre o vinho, nomeadamente as variedades de uva, a safra, entre outras. Mais informações sobre o evento, aqui.

A produtora portuguesa conquistou o prémio de melhor vinho branco do Douro e juntou a isso 5 vinhos que foram premiados com medalhas “Grande Ouro” e “Ouro”. Esta produtora é uma das mais prestigiadas Adegas de Portugal. A Adega de Favaios voltou a surpreender no Mundus Vini. Ela não só mostrou o melhor vinho branco do Douro em concurso, como venceu duas medalhas “Grande Ouro” e três “Ouro”.
Mário Monteiro, presidente da Direção da Adega de Favaios, sublinhou “Esta é uma conquista notável, que destaca a qualidade excecional dos vinhos produzidos pela Adega de Favaios. Ser reconhecido num concurso tão importante como o Mundus Vini é testemunho do compromisso da Adega de Favaios em produzir vinhos de elevada qualidade e daí os grandes investimentos que temos feito na vinificação e estágio dos vinhos.”
O vinho Casa Velha Grande Reserva branco 2019 venceu a distinção Melhor Vinho Branco do Douro, o que ajuda a revelar o potencial do Planalto de Favaios. Miguel Ferreira, diretor de enologia da Adega, destacou: “O Planalto de Favaios tem condições excecionais e de excelência para a produção de vinhos brancos.”
A Adega de Favaios recebeu a medalha Grande Ouro com o Porto Monge 20 anos e o Moscatel de Favaios Colheita 1999. Esta medalha é apenas entregue a vinhos de “qualidade superior absoluta”. Por isso, estes vinhos receberam a mais alta distinção do concurso. Para se perceber a noção do feito, a medalha Grande Ouro é atribuída a menos de 5% dos vinhos inscritos no concurso. Em 2023, somente 11 vinhos portugueses alcançaram este galardão.
No evento, também foram distinguidos os vinhos DOC Douro Casa Velha Tinto Reserva 2018 e Casa Velha Branco Grande Reserva 2019, ambos com medalha de Ouro. A Casa Velha Branco Grande Reserva 2019 foi ainda atribuído o prémio especial “Best of Show” do Douro. Esta é uma distinção para os melhores vinhos de cada categoria. O clássico Moscatel Adega de Favaios também mereceu uma medalha de Ouro e voltou a merecer a preferência do júri do reputado evento internacional.
Leia também:
- Vinhos Portugueses: Os dez melhores vinhos brancos abaixo de 10€
- Como escolher vinho tinto ou branco?
- Porque se chama vinho verde?
Adega de Favaios
Morada: lugar dos pousados, 5070-265 Favaios, Portugal
Contactos: +351 259 949 166 / [email protected]
Mais informações, aqui.