Início Saúde Açafrão: faça chá para aliviar a dor e inflamação

Açafrão: faça chá para aliviar a dor e inflamação

O chá de açafrão revela-se um precioso aliado da nossa saúde. Saiba como fazer este chá e conheça os seus efeitos na dor e inflamação.

dor e inflamação
Açafrão: faça chá para aliviar a dor e inflamação

Saiba como fazer este chá e conheça os seus efeitos na dor e inflamação. O chá de açafrão revela-se um precioso aliado da nossa saúde. É um produto acessível e fácil de fazer que permite obter diversos benefícios, contribuindo de sobremaneira para o nosso bem-estar. Há diversos problemas comuns que podem ser tratados com este remédio natural que está à nossa disposição. Por exemplo, sente dor e tem inflamação? O chá de açafrão é a solução.


Leia também: Folhas de louro: benefícios e como usar


Açafrão: faça chá para aliviar a dor e inflamação

dor e inflamação
Açafrão: faça chá para aliviar a dor e inflamação

Açafrão

O açafrão é conhecido enquanto especiaria, sendo frequentemente usado devido às suas muitas qualidades culinárias. Apesar do valor que tem para a gastronomia, sendo protagonista em algumas receitas de pratos deliciosos, a verdade é que o açafrão possui propriedades que originam diversos benefícios para a saúde – algo que é sabido e feito desde civilizações antigas, que recorreram ao açafrão para aliviar determinadas doenças, nomeadamente doenças inflamatórias.

O açafrão pode ser consumido de formas distintas, sendo uma das mais populares o chá. O chá de açafrão é fácil de preparar e possibilita que as pessoas beneficiem ao máximo das propriedades anti-inflamatórias desta bebida.

Sintomas

Existem sintomas que podem gerar grande desconforto, como a dor e a inflamação. Sintomas como estes podem ser aliviados com o consumo regular e diário do chá de açafrão.

dor e inflamação
Açafrão: faça chá para aliviar a dor e inflamação

Características

O açafrão (também conhecido como curcuma longa) é um produto excelente, pois tem como características ser antioxidante e anti-inflamatório, propriedades que permitem que este produto se torne muito precioso, pois é extremamente benéfico para a saúde.

Uma simples receita natural de chá de açafrão proporciona um remédio doméstico com a sua capacidade de aliviar a dor e a inflamação.

Preparação do chá de açafrão

Existem diferentes formas de fazer o chá de açafrão, podendo-se recorrer ao pó de açafrão puro ou ao açafrão seco ralado. Para se proteger dos efeitos nocivos dos pesticidas, é mais seguro optar por usar ingredientes de uma cultura orgânica.

dor e inflamação
Açafrão: faça chá para aliviar a dor e inflamação

Chá de açafrão: benefícios desta poderosa bebida

Fortalece o sistema imunológico

Qualquer pessoa pode beneficiar desta bebida, tenha ou não distúrbios imunológicos, pois este chá aumenta a capacidade de estimular o sistema defensivo.

Diminui o nível de colesterol

O risco de desenvolver doenças cardíacas e derrames pode ser reduzido através do consumo deste chá, pois ele tem efeitos que levam a uma redução dos níveis de colesterol.

Alivia dores da artrite

Este chá revela-se também útil como parte do tratamento da inflamação e do inchaço.

Sendo especialmente indicado para pessoas com osteoartrite, este chá revela-se muito eficaz no alívio da dor. Pessoas que sofram de artrite reumatóide devem ter o hábito de beber este chá.

Previne e alivia a inflamação

Muitas pessoas recorrem a medicamentos anti-inflamatórios para tratar a inflamação. Este chá revela-se uma boa solução, enquanto alternativa natural, que ainda atua no sentido de atacar os radicais livres.

dor e inflamação
Açafrão: faça chá para aliviar a dor e inflamação

Contraindicações

Existem pessoas com problemas que devem evitar o consumo desta bebida, nomeadamente indivíduos que sofram de doença hepática, cálculos biliares ou que tenham agendada cirurgia, pois possui efeito anticoagulante.


Leia também: Descubra o que acontece se comer gengibre todos os dias


dor e inflamação
Açafrão: faça chá para aliviar a dor e inflamação

Receita de chá de açafrão

Ingredientes

– 4 chávenas de chá com água

– ½ limão (sumo)

– 1 c. de chá de açafrão em pó

– ½ c. de chá de mel puro

– Uma pitada de pimenta preta

Modo de Preparação

– Ferva num fervedor a água.

– Junte uma colher de chá de açafrão (pode ser moído, ralado ou em pó).

– Junte o mel e limão

– Deixe que macere por alguns minutos.

– Posteriormente coe a bebida no recipiente.

– Deixe por 5 minutos a esfriar.

Nota

O mel e o limão também originam os seus benefícios. Enquanto o mel suaviza o sabor da infusão, o limão enriquece a bebida com as suas propriedades antioxidantes. A pimenta preta acresce ao chá o irresistível sabor picante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.