Início Saúde Açafrão: benefícios do chá e como fazer

Açafrão: benefícios do chá e como fazer

É rico em propriedades medicinais e em benefícios para a saúde. Já ouviu falar em chá de Açafrão da Terra ou Curcuma? Fique a conhecer todos os seus benefícios.

Açafrão: benefícios do chá
Açafrão: benefícios do chá e como fazer

O chá de Açafrão da Terra ou curcuma é rico em propriedades medicinais e em benefícios para a saúde. Ele é rico em nutrientes e vitaminas, como ferro, vitamina B6, fibras e potássio. Como tem efeitos anti-inflamatórios, ele é sugerido em alguns tratamentos. O componente principal da curcuma é a curcumina, que garante o reforço do sistema imunológico e o combate de problemas como a artrite, complicações cardiovasculares e diabetes, por exemplo. Fique, agora, a saber mais sobre esta bebida e como prepará-la.


Leia também: Descubra se estes são os 8 melhores chás para a saúde


Açafrão: benefícios do chá e como fazer

Açafrão: benefícios do chá
Açafrão: benefícios do chá e como fazer

Curcumina: o que é e para que serve?

A curcumina encontra-se na raiz da curcuma e é a principal responsável pelas suas propriedades medicinais. Além de muito saborosa e ótima para temperar pratos e bebidas, a curcumina tem vários benefícios sobre o corpo e ajuda no tratamento de problemas de saúde, como dores e inflamações, contribuindo ainda para o controlo do açúcar no sangue e para retardar os efeitos do Alzheimer.

Açafrão: benefícios do chá
Açafrão: benefícios do chá e como fazer

Chá de Açafrão da Terra ou curcuma: para que serve e benefícios

O chá de curcuma é recomendado para uma série de patologias. Ele é usado no tratamento da depressão e de alguns transtornos do sistema nervoso. Isto, porque os princípios ativos desta raiz estimulam o organismo e promovem uma melhoria do humor, aumentando os níveis de serotonina do indivíduo.

Este chá é, de facto, a melhor maneira de tirar o máximo partido dos benefícios da curcumina. Ele possui um sabor único, algo amargo e picante, e um aroma que pode fazer lembrar o da mostarda. É importante reforçar que ao ingerir esta bebida, estamos a enriquecer o nosso organismo com nutrientes com funções antioxidantes, de proteção imunológica e anti-inflamatórias, capazes de auxiliarem no combate de algumas doenças.

Açafrão: benefícios do chá
Açafrão: benefícios do chá e como fazer

Vantagens da ingestão regular de chá de curcuma

Diminui as taxas de colesterol “mau” no sangue

Estudos evidenciam que a curcumina é mesmo capaz de ajudar a reduzir os níveis de colesterol mau (LDL) e colesterol total no sangue. Convém lembrar que esse colesterol é responsável por várias doenças cardíacas e cardiovasculares. O colesterol forma placas de ateroma nas artérias, as quais a curcumina consegue evitar, reduzindo em até 17% o risco de ataques cardíacos.

Ajuda no controlo da diabetes

A curcumina tem um papel ativo no tratamento da diabetes e da obesidade, pois consegue inibir o processo de formação e de libertação das enzimas pró-inflamatórios (ação anti-inflamatória). Os antioxidantes ajudam a reduzir os radicais livres e os agentes anti-inflamatórios aumentam a resistência da insulina do nosso corpo, reduzindo os índices glicémicos em portadores de diabetes tipo 2 e obesos.

Açafrão: benefícios do chá
Açafrão: benefícios do chá e como fazer

Melhora as condições respiratórias/pulmonares

Mais uma vez, as suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes melhoram a respiração. As pesquisas concluíram que o chá de curcuma ajuda a reduzir os sintomas de algumas doenças pulmonares, como a asma, a fibrose pulmonar e cística, entre outras doenças pulmonares crónicas.

Ajuda no tratamento do cancro

A investigação tem divulgado que a curcumina possui ações antitumorais, capazes de limitarem o desenvolvimento das células cancerígenas no nosso corpo. Os seus antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias atuam diretamente no sistema imunológico, reduzindo a proliferação das células cancerígenas.

Açafrão: benefícios do chá
Açafrão: benefícios do chá e como fazer

Auxilia no tratamento do Alzheimer

Neste caso, o chá de curcuma não ajuda na cura, mas contribui para impedir a progressão da doença. De que modo? Ora, a curcumina protege as células nervosas dos danos causados pelos radicais livres, moderando e controlando a sua neurodegeneração e melhorando as suas funções cognitivas.

Diminui os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável

As propriedades da curcumina podem ajudar no tratamento desta síndrome. Alguns estudos verificaram que a ingestão de chá de curcuma ajudou a diminuir o tempo em que a comida passa do estômago para o intestino, o que resulta em menos contrações (cólicas) e menos dores.

Açafrão: benefícios do chá
Açafrão: benefícios do chá e como fazer

Combate os sintomas da artrite

Como o chá de curcuma tem propriedades anti-inflamatórias, elas vão garantir a redução da inflamação das articulações e do inchaço, enquanto alivia as dores (efeito analgésico) inerentes a estes problemas.


Leia também: Chás da beleza: chá verde e mais 4 infusões amigas da pele


Proteção do fígado e vesícula e melhoria das condições hepáticas

A curcumina também é capaz de proteger a vesícula, o estômago e o fígado. Ela fá-lo aumentando a produção da bílis no sistema digestivo e protegendo as células do fígado de outros danos.

Como fazer chá de Açafrão da Terra ou curcuma?

Conhecidos tantos benefícios, agora é altura de aprender a fazer um chá de curcuma delicioso e rico em muitas vantagens para o corpo e organismo. A base deste chá é, naturalmente, água e curcuma. Contudo, pode também juntar outros ingredientes e especiarias, como gengibre, mel, limão, canela, cravo, etc.

Açafrão: benefícios do chá
Açafrão: benefícios do chá e como fazer

Chá de curcuma simples

Ingredientes

– 2 colheres de chá de curcuma em pó

– 1 litro de água

Modo de Preparação

– Ferva a água e junte a curcuma (e outros ingredientes, se assim desejar, como uma colher de gengibre ralado, mel ou limão espremido).

– Deixe apurar durante 5 a 10 minutos.

– Retire do lume, tape por uns minutos e coe.

– Deixe arrefecer, antes de beber.

Açafrão: benefícios do chá
Açafrão: benefícios do chá e como fazer

Chá cremoso de curcuma

Ingredientes

– 2 chávenas de água

– 2 colheres de curcuma

– 2 colheres de leite de coco

– 1 colher de gengibre ralado

– 1 pitada de pimenta

– 1 colher (chá) de mel;

– 1 colher de canela em pó ou em lascas

– 1/2 colher de essência de baunilha


Leia também: 5 chás para emagrecer de forma saudável


Modo de Preparação

– Num tacho, ferva 2 chávenas de água e junte 2 colheres de curcuma, o gengibre e deixe ferver por uns minutos.

– Noutro recipiente, aqueça leite de coco, mel, canela, baunilha e pimenta.

– Junte essa mistura no chá e sirva quente.

Nota

Deve consumir 2 a 3 chávenas deste chá por dia. O chá deve ser bebido morno e pode ser acompanhado de uma gordura saudável como leite integral, leite de amêndoa, leite de coco ou óleo de coco.

Efeitos secundários

Não deve ingerir curcumina em excesso. A dose diária recomendada para um adulto é de 400 a 600 mg de curcuma em pó, duas a três vezes por dia, ou 1 a 3 gr por dia de raiz de curcuma ralada ou seca. Em demasia, a curcuma pode intoxicar o sistema imunológico.

Além disso, a curcuma torna o sangue mais fino, o que pode ser contra-indicado em caso de cirurgia, por exemplo.

1 COMENTÁRIO

  1. Muito bom esse artigo muito esclarecedor. Ótimas informações, creio que ajudará muito as pessoas fazer uso e ter mais saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.