A origem dos nomes dos meses
Sabia que a maioria dos nomes dados aos meses do ano têm origem no primeiro calendário romano, criado por Rómulo, em 753 a.C.? Esse calendário possuía apenas dez meses, sendo o primeiro deles o mês de março.
O responsável pela introdução de mais dois meses no calendário foi Numa Pumpílio (700 A.C.- 673 A.C.), o segundo rei de Roma.
Tempos mais tarde, optou-se pela troca de alguns nomes, com o propósito de homenagear o imperador César Augusto. Veja a seguir as razões que justificam o nome pelo qual cada mês foi batizado:

Janeiro
Homenagem ao deus romano Jano (Janus, em latim), o deus da mudança (dos começos e dos fins), com duas faces, olhando em direções opostas, uma para a guerra outra para a paz, uma para o passado (fim do ano) outra para o futuro (ano novo).

Fevereiro
Mês dedicado ao deus da purificação dos mortos, Februa, a quem os romanos ofereciam sacrifícios para expiar as faltas cometidas durante todo o ano.

Março
Homenagem a Marte (Martius), deus da guerra.

Abril
Existem duas versões: A primeira baseia-se numa comemoração sagrada: aprilis, feita em homenagem a Vénus, deusa do amor. A segunda versão viria de aperire (abrir, em latim), referência ao período da abertura das flores, no hemisfério norte.