No final de 2011, o Largo de Mompilher, no Porto, foi rebatizado com palavras jocosas a José Sócrates. Uma placa pintada em azulejos foi colocada no Largo por alguém, mas retirada no dia seguinte por funcionários da Câmara Municipal do Porto. Nunca um nome de uma artéria durou tão pouco tempo!
A história da rua que mudou de nome em apenas… 24 horas

Um criativo gráfico foi o autor da placa que insultava José Sócrates. Ao Jornal de Notícias, conforme poderá ver no vídeo, o autor explica que há cerca de um ano vai deixando pequenos azulejos provocatórios pela cidade, alguns com conteúdo político e social e outros com fórmulas de física.

Em função da notoriedade alcançada pela obra no Largo de Mompilher, pareceu simplesmente ao artista que a instalação do painel no mesmo local de onde fora retirado o azulejo anterior lhe concedia um “duplo sentido”, transformando-o também numa espécie de “memória do anterior”.

“É curioso que se possa escrever tudo em graffiti, ninguém vai depois pintar por cima ou limpar. Neste caso, e dando razão à ideia de que o meio é a mensagem, criou-se toda esta polémica e retirou-se o azulejo”, disse o artista, acrescentando nem sequer ter percebido muito bem o impacte da crítica a José Sócrates.
