Início Histórias A Guerra dos Tronos Portuguesa

A Guerra dos Tronos Portuguesa

Também nós, em Portugal, tivemos não UMA, mas DUAS guerras dos tronos. Foram guerras à séria e tanto numa como na outra, um irmão roubou o trono ao outro.

_

Em simultâneo, o infante D. Pedro e os seus apoiantes urdiam um plano para afastar D. Afonso VI do trono, com o principal fundamento da não consumação do enlace real e a consequente falta de sucessão que devia legitimar a deposição do rei.

Infante D. Pedro

Ágil, o infante D. Pedro disponibilizara-se de imediato para substituir o irmão no trono de Portugal.

Para se provar toda esta tese, devassou-se por completo a vida íntima do rei, com direito a uma extensa lista de testemunhos de barregãs, fidalgas e outras mulheres que descreveram ao pormenor, de forma totalmente pública, as deficiências genitais e a incapacidade do rei.

D. Afonso VI – D. Maria Francisca de Saboia – D. Pedro II

Importava anular o matrimónio e depor o rei para que rapidamente se tratasse do casamento de D. Maria Francisca com o cunhado D. Pedro, futuro soberano. Resolvia-se a questão do relacionamento já existente entre D. Maria Francisca e o cunhado e a não devolução do dote a França, caso a rainha voltasse ao seu país, já que os cofres portugueses estavam vazios e impossibilitados de cumprir este reembolso.

Em março de 1668, obteve-se finalmente a nulidade do casamento entre D. Afonso VI e D. Maria Francisca.

Dias depois, a 2 de abril do mesmo ano, os ex-cunhados passavam a marido e mulher. No início de janeiro nasceu a primeira e única filha do casal.

D. Afonso VI, destronado, só e humilhado, foi desterrado para Angra, na ilha Terceira, em 1669, fechado no forte de São João Baptista. Cinco anos depois foi transferido para o Palácio de Sintra, onde viveu confinado às quatro paredes de um quarto exíguo. Veio a morrer em 1683, ensandecido, a meio de uma missa. Apenas nesta altura o infante regente se passou a intitular D. Pedro II, rei de Portugal.

D. Pedro II ganhou a 2ª guerra dos tronos portuguesa.

Fonte: rfm
_

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.