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Será mesmo verdade que a curcuma faz bem a tudo?

A curcuma tem propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e anti-bacterianas fantásticas. Será mesmo verdade que a curcuma faz bem a tudo?

curcuma faz bem a tudo
Será mesmo verdade que a curcuma faz bem a tudo?

Será mesmo verdade que a curcuma faz bem a tudo? Como se sabe, a alimentação indiana é rica em especiarias, nomeadamente em caril em pó e em curcuma. Investigadores têm relacionado este facto com a menor incidência de cancro do cólon, da próstata e do pulmão neste país.

A curcuma pertence à família do gengibre e também é conhecida como turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-Índia ou açafrão-da-terra. A Índia utiliza-a há mais de 2500 anos!…

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Será mesmo verdade que a curcuma faz bem a tudo?

Um estudo avançou que a inflamação crónica, o stress oxidativo e a maioria das doenças crónicas podem ser evitadas ou combatidas através das propriedades antioxidantes da curcumina.


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A curcumina regula ainda a inflamação, prevenindo doenças neuro-degenerativas, cardiovasculares, pulmonares, metabólicas, autoimunes e neoplásicas. Isto, porque a curcumina contém propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antivirais, anti-bacterianas, anti-fúngica e anti-cancerígenos, combatendo ou retardando doenças malignas, diabetes, alergias, artrite, doença de Alzheimer e outras doenças crónicas.

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Recomendações médicas

Joseph Maroon, neuro-cirurgião do Centro Médico da Universidade de Pittsburgh, aconselha a toma de suplementos de curcumina na alimentação, para prevenir a dor e a inflamação em doenças degenerativas da coluna vertebral, pescoço e região lombar.

Segundo este especialista, a curcumina tem efeitos terapêuticos equivalentes a fármacos não-esteróides.

Assim, Maroon recomenda a toma de 500 a 1000 miligramas de suplemento de curcumina por dia, com uma ressalva importante: nunca exceder a dose de 2000 miligramas por dia. Para ter uma noção, uma colher de chá de turmérico contém aproximadamente 200 miligramas de curcumina. Outra das vantagens é que este remédio natural não tem quaisquer efeitos secundários.

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Benefícios

– Reduzir as células de gordura acumuladas, mantendo peso.

– Ter antioxidantes e fitoesteróis que inibem a absorção do mau colesterol durante a digestão.

– Ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, aumentando a sensibilidade das células à insulina e à glicose.

– Ajudar a minimizar os efeitos dos excessos dos hidratos de carbono e a manter a saciedade.

– Contribuir para a boa digestão e para o controlo do apetite. Isto, graças ao aroma da curcuma e ao timol, uma substância existente na curcuma.

– Evitar a flatulência e as dores de estômago, quando consumido com água quente.


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Como usar com comida

– Se em sementes ou em pó, a curcuma apresenta um sabor semelhante à noz e ao picante, por isso pode usar no lugar da pimenta.

– Adicionar aos legumes grelhados ou salteados.

– Utilizar para fazer hummus.

– Fazer chá, fervendo as sementes de curcuma em água e deixar apurar a infusão por 10 minutos.

– Torrar as sementes de curcuma e, em seguida, triturá-las e usar para polvilhar frutos secos, saladas e sopas.

– Utilizar para temperar sopas, como as de lentilhas ou de feijão preto.

– Juntar ao arroz integral, juntamente com um fio de azeite.

– Misturar uma colher de chá de sementes de curcuma com uma colher de sopa de azeite ou de óleo de coco e levar ao lume num tacho. Depois, junte um pouco de curcuma em pó e batatas já cozidas e cortadas em pedaços. Mexa bem e tempere com sal. Assim que as batatas estejam douradas, retire e sirva. Uma delícia!

– Assar as sementes com iogurte com pepino. Muito saboroso!

– Acrescentar aos latte, batidos ou sumos as raízes de curcuma.

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Tabela nutricional da Curcuma, moída (colher de chá 2,2 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 8 kcal 0,4 %
33 kJ
Gordura 0,2 g 0,3 %
Gorduras saturadas < 0,1 g 0,3 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g 0,3 %
Carboidratos 1,4 g 0,5 %
Açúcares < 0,1 g 0,1 %
Proteína 0,2 g 0,2 %
Fibra alimentar 0,5 g 0,2 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 0,2 g < 0,1 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

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Importante

Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

1 COMENTÁRIO

  1. A curcuma longa, pode realmente ter todos os benefícios relatados no artigo e pelo estudos que assim o confirmam. Contudo não esquecer as contra indicações, tais como para pacientes com gastrite erosiva ou ulcerosa e cálculos biliares. De referir o cuidado que deverá ter com anticoagulantes

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