A curcuma (Curcuma longa) também conhecida como açafrão-da-terra, açafrão da índia, gengibre-amarelo ou turmeric, é uma raiz que pertence à família das zingiberáceas. Trata-se de uma planta de tom alaranjado que, quando em pó, é parecida com o caril. No que toca às suas propriedades, ela é anti-inflamatória e antibacteriana, ajudando na prevenção e no tratamento de várias doenças, como alergias, diabetes ou cancro. A curcuma é uma das especiarias mais poderosas que pode consumir, pelas suas características e propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Além disso, é uma fonte de potássio, ferro, fibra e vitamina B6.
Muito popular na gastronomia e na cultura chinesa e indiana, na Ásia a curcuma até é usada na indústria têxtil, como corante. Fique, agora, a perceber quais os benefícios do seu chá e aprenda a prepará-lo na perfeição.
Leia também: O limão é um fruto especial com muitos benefícios para a saúde

A curcuma é sua amiga: 6 benefícios surpreendentes
Como já ficou claro, este chá é benéfico para o funcionamento geral do corpo, além de ser muito nutritivo. As suas propriedades combatem vários problemas de saúde. Basta beber uma chávena. Fique a conhecer as principais vantagens desta bebida.
Antidepressivo
Os princípios ativos da raiz da curcuma aumentam os níveis de serotonina do organismo, estimulam o sistema nervoso e melhoram o humor, ajudando assim a combater a depressão, o stress e a ansiedade.

Antioxidante
A curcumina (um ativo da curcuma) tem fortes poderes antioxidantes, neutralizam os radicais livres e estimulando os mecanismos antioxidantes do corpo, contrariando o envelhecimento celular. Assim, o chá de curcuma pode mesmo ajudar a prevenir problemas como o cancro ou o colesterol.
Protetor do fígado
A ação antioxidante da curcuma auxilia na limpeza do fígado e contribui para o seu correto funcionamento. As suas propriedades hepatoprotetoras fazem deste chá um excelente desintoxicante do corpo.
Fortalecedor do sistema imunitário
Como é rica em vitaminas e minerais, a curcuma reforça o sistema imunitário e aumenta as defesas do organismo contra infeções.

Promotor da saúde cardiovascular
As propriedades anti-inflamatórias da curcuma impedem a formação de placas de gordura nas artérias. Assim, há uma melhoria da circulação sanguínea e uma diminuição das probabilidades de ocorrência de um ataque cardíaco.
Facilitador da digestão
Este chá estimula a secreção dos fluidos gástricos e facilita a digestão dos alimentos, logo melhora a saúde gastrointestinal. Além disso, atenua problemas como a azia, o inchaço ou os espasmos do cólon.
Como fazer chá de curcuma

Chá de curcuma
Ingredientes
– Água
– 5 g de chá de curcuma
– Stevia
– Limão e canela a gosto
Leia também: Vinagre de maçã: saiba como usar e conheça os seus benefícios
Modo de Preparação
– Aqueça a água até ferver.
– Adicione a curcuma e reduza o lume.
– Deixe descansar durante 10 minutos.
– Coe o chá.
– Adicione stevia, limão e canela, a gosto.

Nota:
A dose diária recomendada de curcuma é de cerca de 5 gramas, quantidade que deve ser respeitada. Se consumida em excesso, a curcuma pode provocar problemas como náuseas, dores de estômago e/ou diarreia.
É recomendável que o consumo desta raiz, nas suas diferentes dimensões, seja realizado com acompanhamento do seu nutricionista e/ou médico. Na gravidez ou lactação, por exemplo, a curcuma só deve ser usada sob orientação médica.
É também importante que quem tenha (outros) problemas de saúde, se informe antes de recorrer à curcuma, pois esta está contraindicada a quem tome remédios anticoagulantes e que esteja, por exemplo, com obstrução das vias biliares por presença de pedra na vesícula.

Usos culinários
Sendo esta raiz transformada em pó e usada como especiaria, é naturalmente muito comum ter utilidade na culinária. O seu uso é enquanto tempero picante, portanto tem um sabor muito procurado por quem não prescinde destes sabores.
No entanto, fruto da sua composição, é também comum ser usada como um remédio natural, pois esta raiz gera diversos benefícios.