Início Saúde A curcuma é sua amiga: 6 benefícios surpreendentes

A curcuma é sua amiga: 6 benefícios surpreendentes

As vantagens da curcuma são muitas. Fique a perceber por que o seu chá é tão bom e perceba também porque ela é sua amiga: 6 benefícios surpreendentes.

A curcuma
A curcuma é sua amiga: 6 benefícios surpreendentes

A curcuma (Curcuma longa) também conhecida como açafrão-da-terra, açafrão da índia, gengibre-amarelo ou turmeric, é uma raiz que pertence à família das zingiberáceas. Trata-se de uma planta de tom alaranjado que, quando em pó, é parecida com o caril. No que toca às suas propriedades, ela é anti-inflamatória e antibacteriana, ajudando na prevenção e no tratamento de várias doenças, como alergias, diabetes ou cancro.  A curcuma é uma das especiarias mais poderosas que pode consumir, pelas suas características e propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Além disso, é uma fonte de potássio, ferro, fibra e vitamina B6.

Muito popular na gastronomia e na cultura chinesa e indiana, na Ásia a curcuma até é usada na indústria têxtil, como corante. Fique, agora, a perceber quais os benefícios do seu chá e aprenda a prepará-lo na perfeição.


Leia também: O limão é um fruto especial com muitos benefícios para a saúde


A curcuma
A curcuma é sua amiga: 6 benefícios surpreendentes

A curcuma é sua amiga: 6 benefícios surpreendentes

Como já ficou claro, este chá é benéfico para o funcionamento geral do corpo, além de ser muito nutritivo. As suas propriedades combatem vários problemas de saúde. Basta beber uma chávena. Fique a conhecer as principais vantagens desta bebida.

Antidepressivo

Os princípios ativos da raiz da curcuma aumentam os níveis de serotonina do organismo, estimulam o sistema nervoso e melhoram o humor, ajudando assim a combater a depressão, o stress e a ansiedade.

A curcuma
A curcuma é sua amiga: 6 benefícios surpreendentes

Antioxidante

A curcumina (um ativo da curcuma) tem fortes poderes antioxidantes, neutralizam os radicais livres e estimulando os mecanismos antioxidantes do corpo, contrariando o envelhecimento celular. Assim, o chá de curcuma pode mesmo ajudar a prevenir problemas como o cancro ou o colesterol.

Protetor do fígado

A ação antioxidante da curcuma auxilia na limpeza do fígado e contribui para o seu correto funcionamento. As suas propriedades hepatoprotetoras fazem deste chá um excelente desintoxicante do corpo.

Fortalecedor do sistema imunitário

Como é rica em vitaminas e minerais, a curcuma reforça o sistema imunitário e aumenta as defesas do organismo contra infeções.

A curcuma
A curcuma é sua amiga: 6 benefícios surpreendentes

Promotor da saúde cardiovascular

As propriedades anti-inflamatórias da curcuma impedem a formação de placas de gordura nas artérias. Assim, há uma melhoria da circulação sanguínea e uma diminuição das probabilidades de ocorrência de um ataque cardíaco.

Facilitador da digestão

Este chá estimula a secreção dos fluidos gástricos e facilita a digestão dos alimentos, logo melhora a saúde gastrointestinal. Além disso, atenua problemas como a azia, o inchaço ou os espasmos do cólon.

Como fazer chá de curcuma

A curcuma
A curcuma é sua amiga: 6 benefícios surpreendentes

Chá de curcuma

Ingredientes

– Água

– 5 g de chá de curcuma

– Stevia

– Limão e canela a gosto


Leia também: Vinagre de maçã: saiba como usar e conheça os seus benefícios


Modo de Preparação

– Aqueça a água até ferver.

– Adicione a curcuma e reduza o lume.

– Deixe descansar durante 10 minutos.

– Coe o chá.

– Adicione stevia, limão e canela, a gosto.

A curcuma
A curcuma é sua amiga: 6 benefícios surpreendentes

Nota:

A dose diária recomendada de curcuma é de cerca de 5 gramas, quantidade que deve ser respeitada. Se consumida em excesso, a curcuma pode provocar problemas como náuseas, dores de estômago e/ou diarreia.

É recomendável que o consumo desta raiz, nas suas diferentes dimensões, seja realizado com acompanhamento do seu nutricionista e/ou médico. Na gravidez ou lactação, por exemplo, a curcuma só deve ser usada sob orientação médica.

É também importante que quem tenha (outros) problemas de saúde, se informe antes de recorrer à curcuma, pois esta está contraindicada a quem tome remédios anticoagulantes e que esteja, por exemplo, com obstrução das vias biliares por presença de pedra na vesícula.

A curcuma
A curcuma é sua amiga: 6 benefícios surpreendentes

Usos culinários

Sendo esta raiz transformada em pó e usada como especiaria, é naturalmente muito comum ter utilidade na culinária. O seu uso é enquanto tempero picante, portanto tem um sabor muito procurado por quem não prescinde destes sabores.

No entanto, fruto da sua composição, é também comum ser usada como um remédio natural, pois esta raiz gera diversos benefícios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.