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Afinal a aveia engorda ou ajuda a perder peso?

Descubra os efeitos que a aveia pode ter no seu corpo e esclareça as suas dúvidas. Afinal a aveia engorda ou ajuda a perder peso?

aveia engorda ou ajuda a perder peso
Afinal a aveia engorda ou ajuda a perder peso?

Afinal a aveia engorda ou ajuda a perder peso? A aveia costuma ser associada ao controlo do peso, por ser uma fonte de energia e um alimento saciante. Mas será que ela não engorda?

Para um processo de emagrecimento eficaz e duradouro, é necessário combinar vários aspetos, desde uma alimentação saudável à prática regular de exercício físico. Porém, a aveia pode ser um aliado nesse processo, uma vez que as suas fibras, hidratos de carbono complexos e poucas calorias podem fazer a diferença para a manutenção de um peso saudável. Fique a saber mais.

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Composição nutricional da aveia

Uma chávena de aveia cozida tem apenas 150 calorias. Além disso, contém 5 gramas de fibra (aproximadamente 18% da fibra de que necessita por dia); uma porção de grãos integrais; proteína (cerca de 6 gramas, o equivalente a um ovo); 2,5 gramas de gordura; 4 gramas de fibra; e 0,4 grama de açúcar natural.


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Nutrientes

A aveia é ainda uma importante fonte de outros nutrientes, como cálcio, fósforo, magnésio, cobre, ferro, selénio e potássio.

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Tabela nutricional da Aveia (porção 30,0 gr)

Calorias 118,2 kcal
Carboidratos 20,1 g
Proteínas 4,2 g
Lipídios 2,4 g
Fibras 2,73 g
Cálcio 14,4 mg
Potássio 100,8 mg
Ferro 1,32 mg
Fósforo 45,9 mg
Magnésio 35,7 mg
Sódio 1,5 mg
Zinco 0,78 mg

Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos / Taco – versão 2, UNICAMP (convertida para uma porção de 30 gr)

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Mas, será que a aveia engorda?

Todos os alimentos podem fazer engordar. Tudo depende da quantidade de alimento ingerida, ou seja, a porção de calorias consumida versus a energia dispendida.

Claro que os produtos altamente processados, pobres em vitaminas e minerais e ricos em calorias, açúcar e gordura são mais propícios ao ganho de peso.

A aveia que compramos no supermercado, embalada, foi cozida a vapor, conservando mesmo assim as suas propriedades, como farelo, gérmen e endosperma. Meia chávena de aveia seca equivale a uma chávena de cereal cozido.

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Saciante

Se os alimentos processados, ricos em gordura e açúcares, têm tendência a ser viciantes e a fazer com que se tenha sempre fome e vontade de comer mais; a aveia é um cereal super saciante que garante várias horas de satisfação e sem apetite, o que acaba por ajudar a reduzir a quantidade de calorias ingeridas por dia.

Alguns estudos concluíram isso mesmo, ao constatarem que quem consome aveia cozida quente ao pequeno almoço fica saciado durante mais tempo. O mesmo não acontecia a quem consumia um cereal frio com o mesmo número de calorias.

A saciedade prolongada que a aveia proporciona é um contributo valioso para o controlo do peso.

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Então, a aveia ajuda a perder peso?

A aveia nunca foi associada ao aumento de peso, mas já foi relacionada com a perda de peso.

Um estudo, publicado em “Alimentos Vegetais para Nutrição Humana” em 2013 e conduzido por investigadores de Taiwan, concluíram que as pessoas que consumiam aveia diariamente, durante 12 semanas, perderam mais gordura corporal do que as que não ingeriam este cereal.


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Essa perda de gordura era especialmente notória nas zonas da cintura e do quadril, algo que não acontecia em indivíduos que tinham recebido um placebo.

Outro estudo chegou a conclusões semelhantes. O perímetro abdominal dos indivíduos que consumiam cereais à base de aveia diariamente diminuía mais do que o daqueles que ingeriam cereais com menos fibras.

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Conclusão

De um modo geral, podemos considerar que a aveia é um cereal saudável e que deve ser incluído na sua dieta diária. Porém, é importante ter em conta que a perda de peso só é possível se fizer uma alimentação globalmente equilibrada e se a ela aliar a prática regular de exercício físico.

Importante

Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

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