Cada um com uma história para contar. Faça-se à estrada e invada estas muralhas centenárias: 9 fantásticos Castelos no Alentejo para descobrir.
9 fantásticos Castelos no Alentejo para descobrir
Castelo de Évora Monte

Entre Évora e Estremoz encontra o Castelo de Évora Monte a marcar a paisagem da terra com o mesmo nome. A sua história remonta aos tempos da Reconquista e de Geraldo Sem Pavor, uma das personagens mais icónicas da região alentejana.

A cerca medieval de Évora Monte foi mandada construir por D. Dinis, no início do séc. XIV, e foi neste castelo que foi fechado o acordo que pôs fim a uma das guerras civis mais sangrentas de Portugal — a Convenção de Évora Monte.
Castelo de Elvas

O Castelo de Elvas integra o conjunto “Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e as suas Fortificações” — classificado como Património Mundial da UNESCO — e é um dos melhores exemplares da arquitetura militar em Portugal.
Elvas foi uma das primeiras linhas de defesa nacionais desde a Idade Média até ao séc. XVIII, em especial durante a Guerra da Restauração, dada a sua proximidade à vizinha Espanha e isso vê-se no seu espólio cultural.

E já que falamos em Património da Humanidade, não deixe de ver o Aqueduto da Amoreira, uma peça notável de arquitetura civil e um dos aquedutos que tem mesmo que conhecer em Portugal.
Castelo de Arraiolos

O Castelo de Arraiolos, construído em 1305 por ordem de D. Dinis, é dos poucos no mundo a contar com uma arquitetura circular.
Apesar de alguma degradação e de hoje apenas restarem as muralhas e a igreja no interior, a fortaleza foi considerada Monumento Nacional, em 1910.

Localizado no topo do Monte de São Pedro, permite uma visão a 360º da vasta planície alentejana.
E já que está por Arraiolos, não deixe de fazer uma visita ao Monte da Ravasqueira e experimentar um dos vinhos de eleição deste produtor local.
Castelo de Marvão

Em pleno parque natural, o Castelo de Marvão surge no ponto mais alto da Serra de São Mamede, mostrando as suas muralhas e deixando antever algumas das construções que encerra no interior.
Conquistada por D. Dinis aos mouros, no séc. XIII, a fortaleza teve um papel importante nos conflitos que se seguiram entre os portugueses e os espanhóis.

Envolto por montanhas escarpadas, o Castelo de Marvão oferece vistas únicas sobre o território. E já que está por aqui, aproveite para visitar as ruínas de Ammaia, um dos mais importantes vestígios da época romana em terras alentejanas.
Castelo de Alcácer do Sal

O Castelo de Alcácer do Sal é uma das infraestruturas militares mais marcantes do Alentejo. Posicionado na colina mais alta da cidade, é hoje uma bonita pousada, mas é também o local onde encontra a Cripta Arqueológica, a Igreja de Santa Maria do Castelo e a estação arqueológica do Fórum Romano.
Alcácer — cujo nome deriva de “Al-Kassr” (castelo em árabe) — foi durante muito tempo palco de confronto entre cristãos e muçulmanos, muitos deles decisivos para a História de Portugal.

O Castelo de Alcácer teve durante muito tempo fama de inconquistável, havendo inclusivamente histórias de ter resistido ao assalto da armada Viking, no séc. X.
Bastião islâmico, foi no séc. XIII que passou definitivamente para a posse da coroa portuguesa.
Castelo de Estremoz

É uma das principais praças-fortes do Alentejo e esteve envolvido em vários momentos da História de Portugal. O Castelo de Estremoz foi construído no séc. XII para ser um posto de defesa da raia alentejana.
Serviu de quartel-general a D. Nuno Álvares Pereira e terá sido perto deste local que se deu o conhecido milagre das rosas, no qual a Rainha Santa Isabel transformou moedas em rosas.

Foi igualmente nesta cidade alentejana que D. Manuel entregou o comando da sua esquadra a Vasco da Gama, dando início à descoberta do caminho marítimo para a Índia.
Castelo de Monsaraz

O Castelo de Monsaraz é um dos principais pontos turísticos da aldeia-museu mais conhecida do Alentejo. Classificada como Monumento Nacional, a fortaleza foi construída no séc. XIV por ordem de D. Dinis.
Após o abandono das funções militares, a antiga praça de armas começou a ser usada para eventos populares, nomeadamente para as festas anuais em honra de Nosso Senhor Jesus dos Passos. Uma tradição que dura até aos dias de hoje.

Do topo das muralhas consegue ter uma vista única sobre o incrível espelho de água da Barragem do Alqueva, o maior lago artificial da Europa.
Castelo de Montemor-o-Novo

Construído sobre o que se pensa serem as ruínas de uma antiga fortificação muçulmana, o Castelo de Montemor-o-Novo ficou para a história por ter sido palco dos últimos preparativos para a grande travessia marítima para a Índia.
Depois de ter resistido ao terramoto de 1755 e às Invasões Francesas, foi perdendo a importância ao longo do tempo, entrando em ruína ao longo do séc. XX.

Hoje, pode conhecer toda a história desta fortaleza no Centro Interpretativo do Castelo de Montemor-o-Novo, instalado na antiga Igreja de São Tiago.
Castelo de Viana do Alentejo

O Castelo de Viana do Alentejo junta-se a tantos outros construídos durante o reinado de D. Dinis.
A fortaleza destaca-se pelas suas cinco torres cilíndricas e pela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Anunciação que se encontra no interior das muralhas.

O templo, para além da origem manuelina, conjuga influências do gótico, renascentista e até mudéjar.
Aproveite a visita a este castelo para dar uma volta por Viana do Alentejo e descobrir este oásis na grande planície alentejana.
CASTELOS FANTÁSTICOS!!!!!!LINDOS !!!!! BEIJINHO!!!!!!
Uma das fotos associadas ao Castelo de Montemor o Novo é na realidade do castelo de Montemor o Velho.
Muito obrigado pela chamada de atenção.