Início Histórias 9 expressões que devemos a Herman José

9 expressões que devemos a Herman José

Recordamos Herman José e as personagens mais marcantes através das expressões que saltaram do pequeno ecrã para a linguagem corrente do grande público.

_

Não havia necessidade – Diácono Remédios, Herman Enciclopédia


_
Herman Enciclopédia (1997-98) marcou o regresso de Herman aos programas de humor, agora com autoria da equipa das Produções Fictícias.

Foi provavelmente o programa que disparou mais expressões para as ruas: da caturreira da Super Tia ao fantástico, Melga! das televendas, passando pela proposta let’s look at the traila de Lauro Dérmio e pelo grito que fazia estremecer as reuniões do Pê-Nê-Rê-Nê (Partido Nacional da Região Norte): este homem não é do Norte!

Mas a frase que mais pegou foi a deixa não havia necessidade (inspirada na mãe de Herman), com que o Diácono Remédios, provedor dos bons costumes, interrompia as cenas mais picantes, para logo a seguir a sua mente perversa elaborar algo ainda pior (qualquer dia…). E já agora, onde é que estava no 25 de abril?

Eu é que sou o Presidente da Junta – Herman Enciclopédia


_
Ainda em Herman Enciclopédia, não podíamos deixar de recordar uma personagem que apareceu pouco e da qual apenas recordamos os óculos fundo de garrafa e a voz entaramelada pelo álcool.

No entanto, bastou-lhe uma frase repetida à exaustão para merecer entrar nesta lista das expressões hermaníacas que ficaram para a história: eu é que sou o Presidente da Junta!

Resmas de gajas – Nelo, Herman SIC / Hora H


_
Da passagem de Herman pela SIC (2000-2008), o sketch mais bem conseguido juntava um casal sui generis: o efeminado Nelo e a intelectual Idália, sempre pronta a corrigi-lo.

Entre as mil comparações com que Nelo depreciava a mulher no final de cada rábula (por exemplo, óscares de gajas atrás de mim e logo me vai sair esta menção honrosa do festival de cinema da Porcalhota), as palavras resmas e paletes foram escolhidas pelo público para se tornarem formas comuns para designar uma grande quantidade de qualquer coisa.

Autor: Tiago Tavares
_

1
2
3

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.